fbpx

O Social Media é um profissional que desenvolve na agência atividades direcionadas às redes sociais. Como por exemplo: planejamento de estratégias de marketing, criação de conteúdo, interação com o público, análise de resultados e acompanhamento de métricas.

Desta forma, este especialista fica sujeito a realinhar as estratégias de marketing e reformular as campanhas. Dependendo de cada canal de comunicação com a finalidade de alcançar os objetivos estabelecidos, a partir do briefing.

Neste artigo, vamos nos concentrar em como o Social Media terá que implementar um mecanismo de autoavaliação para reagir de forma assertiva nesses processos. Também, serão incluídas algumas recomendações para auxiliar na otimização dessas rotinas.

Planejamento

O planejamento é uma parte essencial na rotina de trabalho de um social media. É elaborado inteiramente em função do briefing que o cliente fornece em reuniões de pauta. Este documento detalha minuciosamente os objetivos e alinhamentos, como também prazos para a execução de cada fase do projeto.

Alguns itens que dificultam a elaboração do planejamento de uma campanha:

  • Não ter certeza de como sua marca é percebida pelo público que você quer atingir. Toda marca que representa uma empresa possui uma personalidade, certa autoridade e uma história para contar no seu nicho particular. É necessário definir como a marca quer ser percebida nos canais de comunicação;
  • Conhecer o seu público-alvo, os princípios e valores que fazem parte desse segmento que você pretende atingir. Lembre-se que as pessoas não gostam de acompanhar marcas ou empresas que não estão em sintonia com seus princípios;
  • Ter clareza da importância na construção de relacionamentos duradouros entre as marcas e o público-alvo. Isto é muito relevante nas redes sociais. O relacionamento é a base do crescimento de uma marca ao longo do tempo;
  • Definir claramente os objetivos que a empresa quer atingir a curto e a longo prazo, diferenciando o reconhecimento da marca e o lançamento de produtos. Isto deve ser implementado desde o início para gerar uma estratégia que aborde os objetivos e não gerar discordâncias entre cada canal de comunicação.

Criação de conteúdo

A produção de conteúdo institucional ou promocional de uma marca pode gerar certos problemas que devem ser facilmente resolvidos:

  • Ao criar conteúdo pense no seu público-alvo, leve em consideração que suas publicações devem gerar engajamento. Fazer com que os potenciais clientes enxerguem que você está compartilhando conteúdo de grande valor e relevância;
  • Reconheça as diferenças entre as fases nas que se encontram os seus potenciais clientes, porque nem todos estão no mesmo nível de conhecimento da sua marca. Lembre-se que muitas pessoas possivelmente nunca tenham escutado falar da sua empresa. Esse público tem que ser abordado de uma forma diferente;
  • Respeite a linguagem de comunicação de cada canal e de cada público. A forma de abordagem é diferente para atingir pessoas que estão acostumadas a ver imagens e as que preferem assistir vídeos. Analise a possibilidade de adaptar o seu conteúdo para conquistar uma maior audiência;
  • Segmente seu público-alvo quantas vezes for necessário. Ocorre com certa frequência que a pessoa que vê o seu conteúdo não é a que tem a tomada de decisão em uma possível compra;
  • Cada canal de comunicação na publicidade tanto offline como online conta com limitações dependendo do raio de abrangência e de onde o potencial cliente se encontra no funil de captação. Aprenda usar isto a seu favor direcionando adequadamente sua mídia para cada um dos segmentos;
  • Respeite os tempos e os prazos das campanhas, aprenda a diferenciar entre uma campanha de reconhecimento de marca e uma de lançamento de um novo produto ou serviço. Não misture as informações que você quer transmitir para evitar confundir o seu seguidor;
  • Não publique só por publicar. Muitas vezes, menos é mais. Distribuir seu conteúdo em um horário fixo possibilita uma melhor comunicação com seu público. Seus seguidores reservarão um tempo do seu dia e aguardarão pelo seu conteúdo com muito entusiasmo;
  • Quando agendar a publicação de um novo post, permita que o algoritmo da rede social faça o seu trabalho. Analisando o material para uma ótima distribuição do seu conteúdo a nível orgânico nas redes sociais. Não altere a publicação, porque isso diminui grandemente a forma de distribuir seus conteúdos. É preciso ter paciência para entender o que funciona e efetuar os ajustes necessários que tragam melhores resultados para suas campanhas;
  • Procure interagir com seus seguidores através de uma call to action. Não tenha medo de receber uma resposta fora do esperado. Lembre-se que todo relacionamento se constrói sobre uma boa comunicação, escutando abertamente a opinião dos seus seguidores. É importante adequar sua estratégia sempre que necessário.

Interação com o público

Depois de estabelecido o planejamento e o conteúdo que será publicado seguindo a estratégia que mais se adeque ao objetivo almejado, vem uma parte muito importante: a comunicação com os Leads, clientes ou seguidores.

  • A automatização é uma boa ferramenta para tarefas repetitivas amplamente usadas na área de desenvolvimento. Mas nas redes sociais não são mais recomendadas, desvirtuam a criação de um relacionamento direto, com mensagens padronizadas para todos os nossos contatos;
  • Se um seguidor ou um grupo de usuários compartilham o seu conteúdo, agradeça. Isso fará com que sua marca fique mais perto dos seus seguidores;
  • Não deixe de responder nenhuma mensagem encaminhada, reserve sempre um tempo para essa rotina. Isso também se cumpre para comentários nas publicações;
  • Se algum seguidor observar um erro numa publicação e efetuar um comentário direto no post, se faz necessário retornar a mensagem e agradecer a observação. Os usuários querem se relacionar com situações reais.

Uma pequena observação: o mesmo que é aplicado nas redes sociais pode ser usado em qualquer outro canal de comunicação direta com o cliente, respeitando sempre suas limitações.

Leia mais: BeReal – Como funciona a nova rede social

Análise de resultados e métricas

O social media conta com ferramentas nativas das redes sociais para conseguir fazer a análise dos resultados em função dos dados, como também tem à disposição ferramentas externas. Com estes dados consegue-se analisar os resultados obtidos pelo conteúdo publicado nas diferentes redes sociais.

Monitorando os resultados e métricas, você vai conseguir verificar o seguinte:

  • Qual dos seus conteúdos gerou maior engajamento num período determinado. Deve levar em consideração que nem todo conteúdo tem o mesmo impacto nas pessoas, aprenda a partir dos seus resultados e selecione os verdadeiros interesses dos seus seguidores;
  • Conhecer o tipo de conteúdo que seu público-alvo gosta, podem ser: fotos, webinars, stories, vídeos curtos ou longos, aprenda isto analisando as suas métricas;
  • Identificar qual é o tipo de conteúdo que não está gerando resultado. Isso vai permitir mudar a forma como você apresenta o seu material;
  • Segmentar os horários nos quais seu conteúdo gera maior engajamento. Cada nicho tem horários específicos. Isso pode ser extraído das suas métricas de forma direta;
  • Ter certeza do alcance atingido pela sua publicação, o número de vezes que uma pessoa viu seu post, como também o tipo de interação que originou essa publicação: visitas a um perfil em particular ou site.

Continue lendo: Publicidade em tempos de Pandemia.

Outras recomendações:

  • É importante não se focar só nas curtidas, hoje em dia é considerada como uma métrica de vaidade e não necessariamente fornece informação tão relevante como para indicar o sucesso de uma campanha;
  • Os comentários, salvamentos, envios e compartilhamentos fornecem uma informação substancial de como a campanha está se encaminhando, indicando que existe uma interação com os seguidores;
  • Ao lançar uma campanha através do gerenciador de anúncios você consegue extrair as seguintes métricas: a verba investida no anúncio, o número de pessoas que clicaram no seu anúncio, o alcance, as impressões e o custo por clique;

Estes são alguns contratempos e sugestões que todo profissional que trabalha como Social Media pode enfrentar no seu dia a dia ao gerenciar as redes sociais de uma empresa.

Gostou do post? Então, compartilhe nas suas redes sociais!