As tendências de marketing digital já estão estabelecidas e os analistas continuam atentos a essas definições para alavancar os negócios no decorrer do ano.
Após um longo período de pandemia pela COVID-19, existe uma grande expectativa de que o novo ano propicie uma recuperação econômica. Mas, para que isso ocorra, precisamos estar atentos às mudanças de hábitos, já que o comportamento do consumidor também mudou.
Para atingir o público-alvo , é necessário considerar de forma detalhada este novo cenário e as estratégias de marketing devem estar adequadas a cada segmento. Mencionaremos algumas tendências de marketing digital que impulsionarão as marcas no caminho do sucesso. Lembrando que muitas dessas tendências já são utilizadas, mas que ganharão maior relevância nos próximos meses.
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Tendências de Marketing Digital, segundo Rafael Terra:
Inicialmente, mencionaremos alguns pontos elaborados por Rafael Terra, palestrante, escritor, consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM, PUC e USP.
Rafael Terra ressalta uma corrida acelerada das empresas para conseguirem se posicionar como as primeiras do seu nicho no metaverso. Também, destaca o ressurgimento do Twitter entre os adolescentes.
As empresas terão o desafio de transmitir seu conteúdo usando vídeos curtos. O TikTok começará a ser usado pelas marcas para compartilhar conteúdo primário.
Você pode conferir o artigo de Rafael Terra na íntegra aqui.
Tendências de Marketing Digital, segundo Emma Llensa:
Já a espanhola Emma Llensa, professora e consultora de Marketing Digital e CEO na empresa Insights Digital Marketing Consultancy, concentra sua abordagem nas seguintes tendências, usando como referência o mercado europeu:
Um mundo sem cookies
Os especialistas de marketing digital e tráfego são cientes que o navegador mais popular da Web – o Google – bloqueará todos os cookies de terceiros. Isso terá um impacto enorme para que os anunciantes consigam rastrear suas atividades na web e veicular anúncios direcionados a um público específico.
A recomendação de Emma é utilizar a técnica de remarketing e com base no comportamento do consumidor impactar o público em outros canais digitais de sua empresa.
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Marketing de conteúdo
Cada vez mais, as empresas utilizam o marketing de conteúdo para envolver seu público-alvo e aproveitar para destacar os diferenciais dos seus produtos ou serviços no momento mais adequado. Além disso, esse mesmo conteúdo é amplamente explorado nas redes sociais.
O marketing de conteúdo nunca deixou de ser tendência, só que a partir deste novo ano terá um papel de maior relevância, já que agora os usuários estão ainda mais conscientes do cenário atual.
As empresas precisam utilizar estratégias adequadas para apresentar os seus conteúdos, desde a identificação dos potenciais clientes, até a fidelização dos mesmos.
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O Marketing de influenciadores vai mudar
Neste período, mudará a forma de escolha dos influenciadores. Em função do impacto que possa gerar em um nicho específico e seu raio de abrangência em vários níveis.
Para conseguir este objetivo, contaremos com ajuda da inteligência artificial através de um algoritmo que analisará os perfis dos influenciadores e escolher o mais adequado para o nicho em questão.
Além disso, poderão ser criados influenciadores digitais. Dois exemplos muito conhecidos no Brasil são a “Lu” da Magazine Luiza e a “Satiko”, o avatar digital da apresentadora Sabrina Sato.
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A influência dos algoritmos
É esperado um grande impacto dos algoritmos nas redes sociais e nas campanhas publicitárias. Os algoritmos se baseiam em machine learning, portanto, eles modificam seu comportamento em função do que fazem os usuários. Isto obriga aos profissionais do Marketing Digital a analisar estatísticas, métricas e dados para obter os melhores resultados nas suas campanhas.
O Marketing conversacional
Também é conhecido como marketing de conversa – dialogar em tempo real e de maneira personalizada com seus visitantes para auxiliar no processo de decisão de compra.
As marcas que não conseguirem habilitar mecanismos de comunicação para interagir com seus clientes, correrão o risco de ter uma menor presença no mundo digital.
As empresas poderão atrair tráfego de forma orgânica ou paga, mas só deverão consolidar vendas a partir da comunicação por mensagem privada.
O Marketing omnicanal
É uma estratégia de utilização simultânea e interligada de diferentes canais de comunicação: Facebook, Instagram, Tik Tok, E-mail Marketing, Google, Youtube e o uso de Podcast com o objetivo de valorizar a relação entre online e offline, aprimorando a experiência do usuário. Com isso, as marcas vão conseguir um alcance maior e melhor visibilidade no seu nicho de ação.
Live streaming
O vídeo já é o formato mais usado, mas o streaming vai alcançar uma relevância cada vez maior.
Para 2027, a previsão é gerar uma renda de 247 bilhões de dólares em nível mundial. Uma pesquisa publicada no site do Terra mostrou que 80% dos usuários preferem assistir vídeos ao vivo.
A mesma pesquisa detalhou que 63% dos millennials são consumidores regulares de vídeos ao vivo.
Os consumidores querem, cada vez mais, conteúdo único e direto, que proporcione uma experiência de alta qualidade.
Você trabalha com Marketing Digital?
Gostaríamos de saber a sua opinião sobre as tendências para este segmento!