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De acordo com condições, necessidades e vontades do consumidor. criam-se novos hábitos de consumo, são esses novos hábitos que determinam novos nichos de mercado com chances de crescimento, e claro, algumas tendências de consumo ganham mais força que outras.

Buscar conhecer o comportamento do consumidor é fundamental. Como? Analisando os estímulos ambientais, culturais, sociais e pessoais que influenciam diretamente o processo de tomada de decisão do consumidor.

Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre esses fatores principais.

#1 Fator Cultural: 

Além do comportamento do consumidor, o fator cultural pode influenciar em todas as nossas ações em geral, no dia a dia. Local onde vive, pessoas com quem se relaciona, situações rotineiras, costumes particulares de uma certa região…

Consciente ou inconscientemente, os valores culturais exercem pressões nas pessoas para que se comportem de certa maneira.

#2 Classes Sociais: 

Classes sociais são definidas como divisões em uma sociedade na qual os membros compartilham valores, interesses e comportamentos. A classe social pode ser determinante em como o consumidor vai reagir diante de certos estímulos.

Nesse caso, o preço não tem papel tão determinante para alcançar uma determinada classe, mas sim toda a abordagem da empresa para convencer esse grupo a comprar um produto ou serviço. 

#3 Online e Offline:

Precisamos reconhecer dois tipos de consumidores, aquele que lê jornais e revistas, assiste tv aberta e não muito adepto a novas tecnologias. E o consumidor online, que só consome conteúdo online, sempre ligado nas redes sociais e está em uma busca constante de conhecer e experimentar novas tecnologias. 

Mas não se engane, distinguir o tipo de consumidor não é tão simples. Alguns podem ser totalmente online para comprar serviços, e totalmente offline para comprar produtos de beleza, por exemplo.

Por isso, é imprescindível estudar e entender qual tipo de consumidor o seu segmento de negócio busca atingir. 

#4 Estágios da vida: 

Jovens, adultos e idosos, todos são consumidores, porém, possuem comportamento de compra completamente distintos.

Além disso, a forma de se comunicar com esse consumidor muda completamente, os canais de divulgação, a identidade visual e todas as ações de publicidade devem variar muito dependendo da faixa etária a que o produto se destina.

Analisando alguns produtos, é possível mensurar que são consumidos prioritariamente por jovens ou adultos. Outros, no entanto, podem se destinar a todas as faixas etárias.

Ainda assim, as motivações e os fatores que pesam na escolha da marca podem ser bem distintos entre as gerações, e isso deve ser levado em conta.

#5 Grupos de referência: 

Grupos de referência têm uma influência direta (pessoalmente) ou indireta nas atitudes e comportamento dos consumidores. Dentre as categorias principais dos grupos de referência podemos ressaltar: os grupos aos quais o indivíduo pertence e os grupos aos quais o indivíduo gostaria de pertencer. 

Em grupos aos quais o indivíduo pertence, podemos encontrar os amigos, colegas e familiares. São as pessoas que fazem parte do convívio direto do consumidor. 

Já nos grupos aos quais o usuário gostaria de pertencer, entram os influenciadores digitais, blogueiros, celebridades ou qualquer pessoa que tenha um certo alcança considerável de público na internet.

E é aqui que podemos mensurar o poder da internet na influência dos consumidores. Quantas coisas você comprou no último ano por influência de alguém no Instagram? Quantas coisas você pesquisou as opiniões na internet antes de comprar?

Pesquisas indicam que a influência de grupos é mais forte no caso de produtos altamente visíveis, como roupas e automóveis. A influência do grupo sobre a escolha de produtos também varia conforme a classe e a marca do produto que está sendo promovido.

Experiência de consumo 

Desde sempre, o mercado está em constante movimento e competitividade, fica até difícil de acompanhar tantas novidades e novas tendências. As relações de consumo também seguem mudando a cada dia. 

Agora, uma forte tendência de mercado é a agregação de valor a produtos e serviços, empresas oferecem aos seus clientes cada vez mais experiências, o que cria vínculos afetivos. 

O que te faz ir ao shopping e não buscar um produto para comprar online? A experiência que o ponto de compra pode oferecer. É cada vez mais comum a criação de eventos dos mais diversos temas em grandes shoppings por todo o país. Esses eventos têm como objetivo promover experiência para esses consumidores, e assim, incentivar a compra. Esta é uma das mais recentes tendências de consumo!

Agora que você já está ciente da importância de conhecer um pouco mais sobre os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, priorize em focar as necessidades do seu público-alvo, apresentando soluções mais direcionadas para atender seus desejos e expectativas. 

Quais tendências de consumo você vem observando nos últimos tempos? Comente aqui!

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