Definir quem verá o seu anúncio ou será atingido por uma promoção da sua empresa são só alguns dos benefícios encontrados quando você sabe quem será impactado pela sua marca. Para melhorar os resultados, conheça o público-alvo: o que é e como definir em 5 etapas?
Ao saber quais são as pessoas que precisam interagir com a sua empresa, fica mais fácil pensar na comunicação que deve ser utilizada, na linguagem ideal e até mesmo na plataforma que condiz com o público.
Todos esses detalhes só são perceptíveis e só podem ser planejados depois que você sabe qual é o seu público-alvo. Vale ressaltar que muitas instituições acabam realizando essas ações antes de fazer uma análise de mercado, fator que pode impactar nas vendas e resultados.
Para evitar que isso aconteça no local em que você atua, vamos conferir o público-alvo: o que é e como definir em 5 etapas? Está preparado? Então vamos lá!
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O que é público-alvo?
Antes de mencionar os 5 passos que podem te ajudar na definição, nada melhor do que explicar o que é público-alvo, não é mesmo?
Esse é um termo muito conhecido entre as pessoas que atuam com comunicação, tanto para quem cria conteúdo ou até mesmo novos produtos.
Isso porque o estudo para identificar o público-alvo é capaz de impactar na atividade de diversos profissionais, além de direcionar as ações da empresa e de como será realizada a venda de um produto ou serviço.
Para deixar o termo mais claro, público-alvo é um grupo de pessoas com a mesma faixa etária, gostos e hábitos de consumo. Ou seja, são indivíduos que se encaixam em determinados padrões e que podem ser o alvo de algumas empresas.
Mas engana-se quem pensa que a definição desse grupo deve ser feita de qualquer forma. O modelo ideal é realizar uma pesquisa de campo para compreender, da melhor forma possível, quem são essas pessoas e se a tese obtida antes da pesquisa está correta, se o público-alvo está certo.
Para definir esses indivíduos, alguns critérios são levados em consideração, sendo eles:
- Idade;
- Gênero;
- Classe social.
Outro quesito, um pouco mais abrangente, são algumas características que esse grupo de pessoas pode apresentar.
Um exemplo: se o seu público-alvo está focado em homens dos 35 aos 50 anos, é possível que existam alguns hábitos em comum nessas pessoas, seja uma mania de leitura, uma forma de consumo específica ou até mesmo um item de desejo entre eles.
Essas especificações e detalhes só serão perceptíveis por meio de uma pesquisa de campo que seja detalhada, capaz de oferecer todas as respostas que são necessárias para pensar nos próximos passos de uma comunicação ou campanha.
Deu para entender o que é público-alvo? A sua instituição já utiliza essa ferramenta da forma certa?
Público-alvo: o que é e como definir em 5 etapas?
Agora que você já sabe o que é público-alvo, vamos conferir algumas dicas que podem te ajudar a definir quem são essas pessoas. Vamos lá!
Evite o achismo
Essa é uma dica valiosa e que pode fazer a diferença nos resultados que serão alcançados. Por incrível que pareça, muitas pessoas acham desnecessária a pesquisa e preferem basear o público-alvo no achismo!
Sendo assim, começam a especular que tal pessoa de certa idade compraria o produto ou precisaria de um serviço oferecido.
Entretanto, vale destacar que atuar dessa forma pode impactar diretamente o processo, atrapalhando o trabalho dos profissionais envolvidos e o resultado que será atingido por toda a equipe.
Afinal, não deve existir achismo para saber quem precisa ou não de determinado produto ou serviço.
Invista em uma pesquisa de campo
Essa é uma das dicas mais valiosas e que pode fazer a diferença quando você decide lançar um novo produto ou serviço.
É nesta fase que uma equipe preparada deve ir à campo para conversar com pessoas. O objetivo é entender quais estão dispostas ou não a utilizarem a sua solução.
O ideal é optar por locais que tenham uma boa circulação de pessoas, de diferentes classes e estilos.
Só assim será possível observar um recorte mais preciso do que o seu público-alvo gosta e o que estão procurando.
Aqui vale uma outra dica: muitas instituições acabam optando por fazer essa pesquisa de forma online, ou seja, pela internet.
Por meio digital é possível atingir um determinado número de pessoas, mas não uma amostra rica como é possível pessoalmente.
Por isso, o mais indicado aqui é dar preferência para a modalidade presencial. É nesse momento que será possível conversar com pessoas que estão dispostas a ser o seu público-alvo e com aquelas que jamais comprariam com a sua marca.
Conhecer o seu público correto é importante, mas saber quem jamais compraria a sua solução também é uma informação importante.
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Faça as perguntas certas
Esse é outro fator que pode fazer toda a diferença: pense e faça as perguntas certas!
O momento foi pensado para que você consiga conhecer mais sobre aquela pessoa e a forma como ela vive.
Portanto, não deixe de perguntar sobre as preferências, hábitos, escolaridade e até mesmo em soluções que aquela pessoa está procurando.
Prefira uma pesquisa de campo e não uma verificação com os clientes
Esse é outro costume muito comum, preferir um bate-papo com os clientes em vez de investir em uma verdadeira pesquisa.
O problema em apenas conversar com as pessoas que já consomem a sua solução é não ter um público-alvo verídico e amplo.
Quando você questiona aqueles que já estão acostumados com o seu produto, será possível observar apenas uma amostra do perfil dos indivíduos que podem gostar da sua solução.
Mas essa saída não será capaz de mostrar um estudo específico e cheio de detalhes como uma pesquisa de campo.
Esteja atento às novidades do mercado
Para finalizar o público-alvo: o que é, como definir em 5 etapas, não fique de fora das novidades do mercado!
É fundamental que você procure estar sempre informado sobre as novas tecnologias e produtos, afinal, só assim será possível estar sempre oferecendo aquilo que as pessoas precisam, não é mesmo?
Está precisando de um auxílio com a gestão de processos da sua agência ou instituição? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas do Publi. Será um prazer atender você!