Procurando tendências de mercado? Fique de olho neste conteúdo completo que preparamos para você já ir se atualizando.
O mercado da comunicação não passou ileso pela turbulência provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Assim como em demais segmentos, pudemos ver mudanças e algumas rupturas de comportamento. Marcas que até já tinham sites ou redes sociais por mero protocolo, deixando esses canais jogados a escanteio, sem atualização e sem interação, hoje dependem desses meios para a sobrevivência do seu faturamento, um dos melhores exemplos são os restaurantes.
Além disso, muitas empresas que até o início da pandemia tinham o contato presencial ou a distribuição de folders como os principais recursos de comunicação com os clientes e prospects (e funcionava até certo ponto), se viram nos últimos meses obrigadas a mudarem sua mentalidade. Na verdade, pode-se dizer que a pandemia apenas antecipou um o processo que iria ocorrer de qualquer maneira.
Mudanças dentro das agências
Com a pandemia em curso, muitas coisas mudaram no modo no consumimos produtos e serviços, e no modo como oferecemos nossos produtos e serviços. Contudo, o mercado da comunicação, que sempre foi bastante flexível, acostumado a se adaptar a novas realidades e novas ferramentas, foi um dos mais modificados e, possivelmente, é um dos que mais vai ganhar com tudo isso, especialmente quem souber se preparar, apostando em software para agência de publicidade e em outros recursos de gestão.
A nova realidade de trabalho de um produtor de conteúdo, de um designer, de um profissional do atendimento e dos demais integrantes da agência passou a ser feita remotamente, por meio de ferramentas de gerenciador de projetos. O home office é uma das tendências que veio para ficar para além de 2020, sobretudo no aquecido (sim, vamos falar sobre isso mais adiante) e mutante mercado da comunicação.
E diante desse cenário, os profissionais aprenderam uma nova maneira de trabalhar, com mais autonomia, mais flexibilidade e ao mesmo tempo mais disciplina. A auto organização também é um requisito importante, e claro, conta com importante auxílio da tecnologia. Vale lembrar ainda que nem toda agência pretende se manter 100% home office com o fim da pandemia. Algumas voltarão em formato misto, com um ou alguns dias por semana na empresa.
Leia mais: Home office | 8 dicas para produzir mais trabalhando em casa.
4 tendências de mercado para ficar de olho
E com 2020 chegando ao fim, é preciso olhar para 2021 e se preparar para o ano que vai começar nas próximas semanas. Por isso, fique por dentro de algumas das principais tendências de comunicação a partir de agora:
- Inteligência artificial: de alguns anos para cá, empresas de diversos segmentos resolveram apostar na automatização do atendimento ao cliente. Assim, os famosos chatbots são um grande exemplo de tendências do mercado tecnológico. Prático e simples, eles correspondem a um atendimento ágil e mais barato para as empresas. Esse é um nicho importante para as agências ficarem de olho;
- Comandos por voz: é um caminho sem volta. Ter um (a) assistente virtual é uma das grandes tendências do mercado. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, divulgado em setembro de 2020, em um ano, cresceu em 68% o número de assistentes virtuais no Brasil, passando de 60 mil para 101 mil. A pergunta não é se, mas quanto esses números vão aumentar;
- Personalização: esse conceito sempre foi importante, porém, não é fácil de colocar em prática. Sendo a comunicação um caminho multifacetado, ao mesmo tempo em que investem em chatbots, muitos e-commerces também apostam em um atendimento mais personalizado, inclusive com páginas de vendedores atrelados ao site da loja;
- Vídeos: o que o Instagram, o Tik Tok, a Netflix e o YouTube têm em comum? Todas essas marcas de sucesso global utilizam vídeos como matéria prima. Sejam eles mais curtos, bem-humorados, ao vivo, com legendas, músicas, filtros ou com edição dentro do próprio aplicativo, o que importa é se fazer presente na linguagem audiovisual de um jeito leve e constante. Fica a dica!
O aquecido mercado da comunicação e suas tendências
Pode parecer estranho falar que existe algum mercado aquecido hoje em dia, em um contexto de pandemia e isolamento social. Contudo, uma das áreas mais fortes economicamente falando, é, sem dúvida, a comunicação. E é justamente esse ambiente de isolamento que reforçou a necessidade de uma comunicação efetiva, atrativa e positiva das marcas para com seus clientes.
A interação entre um cliente e uma empresa pode ser feita presencialmente, por meio de uma ligação telefônica ou por folhetos. Mas, no meio digital esse relacionamento não apenas pode, como deve, obrigatoriamente, ocorrer. Estar presente no ambiente virtual de maneira efetiva é crucial para a prosperidade do negócio, e como fazer isso da melhor forma? O que a publicidade tem a oferecer?
A resposta pode ser complexa, porém, passa por um pilar básico: conteúdo. Quem deseja se relacionar bem com o seu cliente e com quem ainda não é cliente – mas pode se tornar – deve apostar em uma outra grande tendência do mercado que é o marketing de conteúdo.
Portanto, textos, infográficos, vídeos, podcasts, e-books e outros materiais com informação útil, de fácil absorção e de qualidade terão ainda mais demandas nas agências.
Como se preparar para o futuro do mercado?
Em meio a constantes mudanças de panorama é fundamental trabalhar para estar bem informado e para tornar a rotina de trabalho o mais prático e produtivo possível. Por isso, o indicado não é esperar pela virada do ano para começar a agir. É de grande valia para o seu desempenho profissional, recorrer a ferramentas que facilitem processos e ajude na organização de tarefas e ideias.
Quer um exemplo? Que tal uma ferramenta timesheet para você saber quanto tempo deve dedicar a cada tarefa e assim não se atrapalhar com os prazos? Ou então um controle de jobs agência para manter toda a equipe organizada e engajada nas entregas? Todo mundo falando a mesma língua. Melhor do que isso só mesmo um briefing completinho.
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gostei muito
Obrigado Antônio!
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