fbpx

Como estão as métricas de vendas da sua agência? Saber como utilizar as melhores estratégias para acompanhar o setor de vendas é fundamental para o crescimento de uma empresa. Afinal, é preciso ir além do simples ato de vender: otimizar o processo, a partir das métricas, vai garantir o sucesso constante do seu negócio.

Um setor de vendas que não sabe identificar seus pontos fortes e não busca por estratégias inovadoras, dificilmente será campeão de vendas. E é exatamente por isso que a análise constante das principais métricas de vendas é um passo essencial para qualquer agência.

Assim, é possível elaborar um planejamento estratégico cada vez mais eficaz e garantir um processo de vendas de excelência. Além disso, acompanhar as métricas de vendas é uma ação decisiva para o cumprimento de metas e objetivos, seja de curto, médio ou longo prazo.

São esses indicadores que auxiliam o time de vendas a garantir bons resultados para a agência. Por isso, aplicando as melhores métricas para o seu negócio, é possível promover vendedores ainda mais eficientes.

No entanto, muitas agências ainda têm certa dificuldade em saber qual a melhor métrica para investimento. Outras nem ao menos entendem a importância da mensuração dos resultados de vendas para o futuro do negócio.

Então, como utilizar métricas para vender mais? Continue com a gente e conheça as principais métricas de vendas para acompanhar na sua agência. Saber como implementar os indicadores adequados é o primeiro passo para alcançar ótimas oportunidades no mercado.


Leia mais: 7 indicadores de desempenho para utilizar na sua agência.

Ciclo de vendas

Realizar a análise do ciclo de vendas da sua agência é uma métrica que faz toda a diferença no desenvolvimento do departamento. Isso porque esse indicador demonstra um levantamento de todo o processo de vendas, desde o primeiro contato do lead com a empresa até a conclusão da compra.

Compreender o ciclo de vendas é entender exatamente o tempo médio de duração das etapas do processo de vendas. Assim, a equipe terá em mãos todas as informações necessárias para garantir a mensuração completa dos dados.

Além disso, é a partir do indicador do ciclo de vendas que os vendedores conseguem aprimorar o desenvolvimento das oportunidades de negócio. Quando o lead demora em realizar uma ação, em determinada etapa do funil de vendas, é um sinal claro de que a agência precisa reformular o ciclo de vendas.

Portanto, quanto mais objetiva e prática for a sua mensagem, mais eficiente será a equipe de vendas. Logo, o ciclo de vendas se torna mais rápido e com altas chances de êxito para o negócio.


Leia mais: 6 dicas para fidelizar os clientes da sua agência.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos indicadores mais utilizados nos dias atuais, sendo uma das principais métricas para acompanhar as vendas da sua agência. Com essa estratégia, é possível determinar os índices de conversão sobre a quantidade de leads que se tornaram, de fato, clientes.

Saber qual é a taxa de conversão é fundamental para analisar como está a condução dos leads no funil de vendas. Usando um cálculo, por meio de porcentagens, essa métrica vai te apresentar com exatidão quais foram os resultados das oportunidades de negócio periodicamente.

Além disso, a taxa de conversão também é uma forma de saber como está o desenvolvimento de cada vendedor nas etapas do funil de vendas. A partir disso, a sua agência consegue estipular metas mais certeiras e ainda aprimorar o trabalho do vendedor na etapa que ele tem mais dificuldade.

Leia mais: Aprenda a integrar a equipe de marketing e vendas da maneira correta

Ticket Médio

Outra métrica muito importante é a do ticket médio. Com esse indicador de desempenho, a sua agência consegue acompanhar a média de vendas concluídas por cada vendedor, dentro de determinado período.

Para calcular o ticket médio dos vendedores de forma individual, não tem mistério. Basta fazer a divisão da receita que o funcionário apresentou pelo número de vendas realizadas. Lembre-se: essa análise é feita durante um prazo específico de tempo, como um mês, por exemplo.

Conhecer o ticket médio também é uma maneira de analisar o perfil da equipe de vendas. Logo, é possível adequar às demandas de acordo com o comportamento de cada profissional, garantindo mais eficiência no processo.

O ticket médio vai ajudar sua agência no gerenciamento dos resultados para garantir o crescimento gradativo das vendas. Se o seu ticket médio está com desenvolvimento constante, é sinal de que a sua equipe de vendas está conseguindo fechar negócios positivos. Afinal, aumentar os lucros da empresa frequentemente é o sonho de qualquer um, não é mesmo?

Leia mais: Ticket Médio | O que é? Como calcular? Dicas para aumentar o seu.

Taxa de follow-up

Outra métrica que faz toda a diferença no desempenho de vendas da sua empresa é a taxa de follow up. O conceito nada mais é do que um estímulo da negociação com o lead, depois que a proposta é apresentada para ele.

Garantir a conclusão de uma venda com satisfação é um grande desafio, até mesmo para os vendedores mais experientes no mercado. Muitas vezes, o cliente pode demorar na tomada de decisão sobre uma compra. Por isso, a equipe de vendas deve estar sempre à disposição para solucionar as dúvidas do lead, oferecendo as melhores práticas para resolver suas dores.

E é aí que o follow-up entra como uma estratégia essencial para dar prosseguimento na negociação da venda. Quando o vendedor demonstra que se importa com o cliente, fica mais fácil garantir a conclusão da compra.

Também é importante fazer o controle do follow-up para que a equipe de vendas saiba exatamente o desempenho dessa estratégia. Assim, é possível definir a média de vendas realizadas por meio de follow-up e ver se aquilo é vantajoso para sua agência.

Leia mais: 5 dicas para melhorar a comunicação entre a sua agência e os clientes.

Taxa de vitória

Por último, mas não menos importante, conhecer a taxa de vitória das suas vendas é outra métrica essencial para acompanhar o desempenho no setor. O indicador sobre a taxa de vitória vai definir as oportunidades conquistadas pela sua equipe de vendas ao longo do período estipulado.

A conclusão de uma venda já é motivo para comemoração, principalmente quando o cliente é fidelizado. Mas, além disso, é fundamental entender qual a influência do número de vendas realizadas pelos vendedores para o futuro da sua agência.

Por isso, a taxa de vitória é uma métrica indispensável para saber se a empresa está conseguindo cumprir metas. O valor dessa taxa pode variar de acordo com os objetivos de cada negócio e está diretamente ligada às estratégias escolhidas no funil de vendas.

Gostou de conhecer as principais métricas de vendas para acompanhar na sua agência? Quer saber mais sobre como aumentar as suas vendas? Então, confira outros conteúdos no nosso blog e encontre soluções adequadas para o que você precisa!