Todos os processos de venda bem-sucedidos possuem se não uma, várias estratégias para conquistar o coração do cliente. Entre erros e acertos, algumas técnicas de gestão de relacionamento remontam tempos imemoriais, já outras aparecem a cada ano e prometem ser a transformadora do setor.
No entanto, é preciso estar sempre atento para não cair em modismos passageiros e desviar o foco do que realmente interessa: o cliente. Por isso, uma agência precisa estar antenada ao gosto do consumidor e ao que há de mais moderno e eficaz nas tendências do mercado.
É por essa e outras que o CRM vem se mostrando uma das ferramentas mais bem-sucedidas para se conquistar credibilidade e valor entre os consumidores contemporâneos.
Todavia, você saberia dizer oque é o CRM? Qual é sua aplicabilidade? Não sabe? Sem problemas.
Justamente para que você não fique de fora do que há de mais novo no modo como as agências se relacionam com os seus clientes, que preparamos o artigo a seguir.
Sendo assim, fique com a gente e confira por que as agências de publicidade devem começar a investir em gestão de relacionamento.
O que é o CRM?
A sigla CRM quer dizer especificamente Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre. É tanto um princípio, um modo de abordagem, quanto um aplicativo, com sistema e regras próprias.
A partir de um acúmulo de informações do cliente, é possível traçar infinitas estratégias, proporcionando as melhores abordagens para cada tipo de consumidor. O aplicativo CRM é capaz de gerir todos os dados recebidos, as informações obtidas neles e o quanto o cliente se relacionou com a sua empresa.
As visitas ao site, a troca de e-mails, as perguntas feitas pelo cliente, as ligações telefônicas, as interações nas redes sociais, as preferências por determinados produtos, todos esse itens, e muitos outros, são condensados em um relatório que, uma vez entregue a agência, funciona como uma espécie de guia de como lidar com determinado cliente para se ter êxito nos negócios.
Isso significa que você pode estar sempre um passo a frente do seu público, respondendo suas demandas com rapidez, eficácia e qualidade.
As principais aplicações em que um CRM está subdivido são, basicamente, essas:
• Funcionalidade
Toda a parte relacionada ao atendimento, suporte, auxílio, dúvidas e até mesmo no pós-venda, é avaliada. Essa avaliação permite calcular os erros e planejar boas relações futuras.
• Criticidade
Após esse apanhado inicial, é preciso estabelecer um modo de condensar toda essa informação. É nessa hora que os relatórios entram em cena. Com esse amontoado de informação, é possível definir o perfil do cliente e elaborar abordagens mais seguras que, repassadas a equipe de vendas, se converterão em vendas.
• Estratégia
Por fim, é hora colocar a mão na massa e utilizar toda informação adquirida nos itens acima ao direcionamento de ações adequadas para se chegar ao cliente.
Leia mais: CRM | O que é, quais os seus benefícios para a gestão?
Por qual motivo as agencias deveriam adotar o sistema CRM?
O CRM é extremamente importante para qualquer agência interessada em estar constantemente atualizada. Visto que não é apenas uma ferramenta e sim uma ampla metodologia, capaz de mudar o pensamento de toda uma equipe. O CRM monitora toda a jornada de compra do cliente, que passa desde o reconhecimento das capacidades de sua empresa até a finalização da compra.
Entretanto, são tantas as vantagens da gestão de relacionamento para uma agência de publicidade que resolvemos listá-la, para maior entendimento do leitor.
1. Mais controle do futuro de sua agência
Toda empresa tem metas sem as quais não consegue se manter de pé. Um CRM pode ser o seu guia definitivo para que essas metas não fujam do controle ou se desviem do seu percurso ao longo do caminho.
Por meio de relatórios e análises, você consegue mensurar por quantas negociações sua equipe precisa passar até que finalmente consiga fechar um negócio. Ferramentas como taxas de conversão ou monitoramento de prospecção ficam ao seu alcance para te auxiliar a tomar decisões mais sensatas a respeito da conquista do cliente.
2. Gerenciamento de vendas
A metodologia do CRM te entrega a faca e o queijo para o sucesso, pois é através dessa gestão de relacionamento que você pode acompanhar a performance de cada vendedor da sua equipe.
Ainda, o CRM vai encaminhar todo o alicerce para a construção de um funil de vendas infalível, tendo em vista que com os dados obtidos dos clientes, fica impossível não antever os seus anseios e as suas dúvidas.
3. Nutrição e acompanhamento de leads
Não raro, é possível se deparar com a seguinte situação: o cliente está quase finalizando a compra, porém se mostra um pouco indeciso. Se você não estiver pronto para conquistá-lo com ações personalizadas, pode ser que não consiga concluir o negócio.
Portanto, uma das únicas ferramentas que pode te ajudar nesse momento é o CRM, que fornece as informações necessárias (cedidas pelo próprio cliente) que fará convencer o consumidor de que ele a escolha que ele está fazendo é a mais inteligente.
Além disso, a gestão de relacionamentos possibilita um acompanhamento que aponta todo cliente em potencial, evidenciando o modo como ele interage com a sua agência.
4. CRM impulsiona os negócios
Uma pesquisa do Panorama das Agências Digitais, realizada em 2019, revelou que cerca de 70% das agências utilizam CRM. A incrementação dessa metodologia possibilitou que em torno de 80% das metas fossem alcançadas, além um aumento significativo de mais ou menos 70% no número de clientes, em relação ao ano anterior.
O acesso em tempo real aos dados relacionados ao seu negócio não é mais um sonho distante. Você pode facilmente processar os seus próprios leads, além de direcioná-los com eficácia e inteligência, aprofundando o modo como sua agência se relaciona com os seus clientes.
Para isso, basta adotar imediatamente o CRM, a mais eficaz ferramenta de gestão de relacionamento.
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