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Como sempre, o fim do ano se aproxima com uma velocidade incrível. E com ele, chega à necessidade de iniciar o planejamento. Realizar este processo é imprescindível se você deseja ver sua agência prosperar e crescer nos próximos meses.

Elaborar um planejamento estratégico anual vai te ajudar a implementar ações realmente orientadas aos seus objetivos. Além disso, ter um bom planejamento geral preparado para todo o ano é a base para fazer planos em ciclos menores e para embasar o processo de tomada de decisões.

Ou seja, o planejamento anual deve ser o alicerce das ações da sua empresa em curto e médio prazo, direcionando seu negócio para o futuro que você deseja. No entanto, muitas vezes é difícil até mesmo começar a realizar este planejamento.

Principalmente após o baque da pandemia do novo Coronavírus em 2020, planejar os próximos passos pode parecer complexo.

Mas justamente por isso, agora mais do que nunca é essencial preparar-se para o futuro e criar condições para que sua empresa possa se estabilizar novamente ou simplesmente adequar-se à nova realidade do mercado, sem perder de vista suas metas.

Então, pensando em te ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo especialmente sobre o tema. Veja a seguir por onde começar com o planejamento!

O seu 2020 deve determinar seu planejamento para 2021

Comece levando em conta quais eram seus objetivos, quais você conseguiu alcançar e quais ficaram pelo caminho.

É claro que 2020 foi um ano bastante atípico, mas isso pode acrescentar ainda mais aprendizado! Analise o que você conseguiu realizar neste período e como isso foi possível. Ainda mais tendo em vista as peculiaridades do ano, é importante também avaliar quais dos seus passos foram impactados pelas condições diferentes que você vivenciou e como você contornou as dificuldades que apareceram.

E não se deixe desanimar desta primeira etapa só porque 2020 não foi um ano qualquer. Os acontecimentos deste período representam a real razão pela qual você deve se planejar, traçar objetivos, planos de ação e analisar seu avanço.

O planejamento e a clareza acerca das suas metas servem justamente para que você possa saber como agir e como se adaptar quando surgirem os imprevistos, que são inevitáveis.

Analise:

  • Quais objetivos você tinha para 2020?
  • Quais você conseguiu cumprir?
  • Que atitudes precisou tomar para realizá-los?
  • Quais objetivos não foram alcançados? Por que? O que você poderia ter feito diferente para conquistá-los?

Leia mais: Principais tendências de mercado para ficar de olho em 2021.

Monte as bases para o seu 2021

A partir das suas experiências em 2020, você vai montar a base do seu planejamento para 2021.

Leia mais: Planejamento de marketing | Saiba por que ele é importante para as empresas

Dos objetivos que você conquistou

A partir das metas alcançadas em 2020, qual deve ser o próximo passo? Que outras ramificações elas trazem?

Por exemplo, digamos que você tenha conseguido realizar a meta de abrir um braço da sua agência para o desenvolvimento de aplicativos. Como você vai avançar neste trabalho? Quais as metas deste ano para este novo segmento? Pode ser conquistar mais clientes, contratar mais talentos, ampliar o alcance geográfico, melhorar a rentabilidade etc.

Lembre-se que os objetivos devem ser realistas, caso contrário, você vai apenas se frustrar. Dessa forma, avalie também quais foram as ações que lhe permitiram alcançar seus objetivos em 2020. Como você pode adaptá-las para seus novos objetivos?

Leia mais: 7 indicadores de desempenho para utilizar na sua agência.

Dos objetivos que você não alcançou

Não alcançar um objetivo não é sinônimo de fracasso. Muitas vezes uma meta perde sua relevância com o desdobrar dos acontecimentos. Algumas vezes ela precisa ser adiada. Outras vezes, ela precisa se transformar para acomodar uma nova realidade.

Sendo assim, descubra quais razões levaram ao não cumprimento dos objetivos que ficaram para trás e verifique se é válido encaixá-los no seu planejamento para 2021.

E um importante instrumento para fazer este tipo de análise são os relatórios dos diferentes setores da empresa. Veja aqui porque eles são tão importantes para a sua agência!

Trace um plano de ação

Objetivos sem um plano de ação não passam de sonhos. É a sua estratégia que vai lhe permitir concretizar suas metas. Para iniciar este processo, segmente suas metas em curto, médio e longo prazo. Então, será possível descobrir o melhor plano de ação para realizá-las.

Por exemplo:

Objetivo: reformar a sala de reuniões da agência.

Plano de ação:

  • Orçar materiais e mão de obra;
  • Levantar recursos;
  • Liberar o espaço e realocar as atividades durante a reforma;
  • Executar a obra.

Aqui seu objetivo de curto prazo será fazer os orçamentos para descobrir como encaixar os custos na sua verba. Em médio prazo, levantar os recursos necessários e descobrir como realocar as atividades enquanto o espaço estiver indisponível. Em longo prazo, realizar a reforma propriamente dita.

Portanto, para todas as suas metas você deve realizar um plano como este, em etapas de ações estruturadas e realizáveis, com prazos definidos.

Leia mais: Benchmarking: o que é, como fazer?

Dividir para conquistar

Segmentar o ano em períodos e em objetivos pequenos vai facilitar o seu planejamento e tornar suas metas mais tangíveis. Além de dividir grandes projetos em esforços menores, parcelar o trabalho para alcançar suas metas é essencial para que você possa se adaptar a eventuais imprevistos.

A partir da sua definição de tarefas em curto, médio e longo prazo para realizar seus objetivos, segmente seu ano em bimestres ou trimestres. Determine data de início e de fim para cada um destes períodos, bem como quais passos devem ser realizados em cada um deles e agende uma avaliação dos resultados de cada ciclo.

No decorrer do ano, a partir destas informações você poderá adaptar o planejamento para os próximos períodos, flexibilizando seu plano de ação para se acomodar às mudanças de cenários e condições.

Leia mais: Planejamento Estratégico | GUIA COMPLETO para começar

Envolva seu time

Por fim, é importante estar alinhado com todas as pessoas que farão parte da realização destas metas. Sendo assim, aproveite o final de ano para fazer reuniões com a equipe e discuta os objetivos com as pessoas relevantes, envolvendo-as na conversa.

A partir desta experiência você pode obter bons insights para se preparar para o próximo ano. Assim, esta conversa também vai informar todos os membros acerca das responsabilidades de cada um na realização de cada objetivo.

Além disso, incluir sua equipe neste processo também é uma excelente ferramenta para mantê-la motivada e produtiva ao longo de todo o ano.

Afinal, a definição clara dos objetivos e do plano de ação que vai ser feita agora, servirá como base para o time comemorar cada avanço e meta alcançada nos próximos meses.

Quer saber mais sobre como manter seus colaboradores engajados com o planejamento para 2021? Descubra aqui como fazer uma boa gestão de pessoas!

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