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A persona se apresenta como um elemento fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. É a partir ou em torno dela que as ações de marketing digital são desenhadas para atingir objetivos específicos, como, por exemplo, aumentar o número de clientes e o de vendas.

Para quem ainda tem dúvida, persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. A persona é, em outras palavras, um “público” que a empresa busca atingir a partir de ações de marketing, seja off-line ou online.

Uma empresa que cria ações de marketing digital sem definir corretamente sua persona pode, sem dúvida alguma, coloca em risco o sucesso dessas operações.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar alguns exemplos de persona e como criar uma a partir de alguns passos. Confira:

Público X Persona

Antes de tudo, vale destacar que persona é diferente de público-alvo. Esse é um ponto que merece atenção, pois as pessoas tendem a achar que são a mesma coisa e, por conta disso, podem elaborar estratégias de marketing ineficazes.

Basicamente, o público-alvo inclui todos os que possam se interessar pelos produtos ou serviços de uma empresa. Isso é feito sem distinção alguma.

No entanto, quando se trata de persona, a história é diferente. Como dissemos, persona é o cliente ideal de um negócio, um grupo de pessoas com características mais detalhadas e semelhantes que existem dentro do público-alvo.

E isso não é tudo: as personas têm características específicas, história, interesses e outros diferenciais que as tornam mais estratégicas para o crescimento de um negócio.

Benefícios de criar uma persona

Que você já sabe o que é uma persona é fato. No entanto, será que conhece os benefícios que essa solução pode trazer para seu negócio? Na dúvida, confira as que reunimos a seguir:

Conteúdo ajustado e alinhado

Ao definir a persona de sua empresa, você pode criar conteúdos alinhados e ajustados ao perfil do seu cliente ideal (ou clientes, afinal, é possível a um negócio ter mais de uma persona).

Por exemplo, suponha que as principais características de sua persona sejam: estudante do ensino superior, idade entre 19 a 25 anos e busca formas de otimizar as tarefas do seu dia a dia.

Com base nessas informações, é possível ter uma noção do conteúdo que deve ser produzido para alcançar esse potencial cliente, o que pode ajudar sua empresa a conquistar resultados cada vez melhores.

Melhores redes sociais para sua empresa estar

A partir das características da persona, é possível saber em quais redes sociais o potencial cliente do seu negócio estar, como no Facebook, Instagram, LinkedIn etc.

Com base nisso, sua empresa pode ser estratégica e criar perfis somente nas plataformas digitais em que sua persona se encontra.

Essa é uma estratégia que torna sua empresa capaz de direcionar seus esforços somente para as redes sociais que merecem atenção.

Linguagem e abordagem ideais

Produzir conteúdo é relativamente fácil. No entanto, o que é difícil é adotar a linguagem ideal ou abordagem adequada, que seja capaz de conectar o conteúdo ao potencial cliente desejado. Mas ao investir na criação da persona de sua empresa, isso pode ser facilitado.

Quer um exemplo? Peguemos aquele mesmo caso de persona que foi destacado anteriormente (estudante do ensino superior, idade entre 19 a 25 anos e busca formas de otimizar as tarefas do seu dia a dia).

Por se tratar de um jovem que se encontra no ensino superior, adotar uma linguagem menos formal e uma abordagem despojada são maneiras excelentes de chamar sua atenção e de garantir que o conteúdo surta o efeito esperado.

Criação de uma jornada de compra eficaz

Quando temos em mente a persona, fica fácil desenhar uma jornada de compra que dê conta de orientar as estratégias de marketing de uma empresa e garantir resultados melhores.

Por exemplo, fica fácil produzir conteúdos para alimentar cada etapa da jornada de compra da persona, desde o momento em que ele percebe que tem um problema para resolver até a etapa em que finalmente soluciona a situação.

Melhores palavras-chave para trabalhar no marketing de conteúdo

Outro bom motivo pelo qual vale a pena investir na criação de uma persona é que se trata de uma estratégia que permite a uma empresa definir melhor as palavras-chave para orientar seu marketing de conteúdo.

Palavras-chave são expressões procuradas pelo potencial cliente em ferramentas de buscas como o Google.

Com base nisso, é possível fazer conteúdos que priorizem tais expressões, o que pode levar a empresa a ser bem classificada nas páginas de resultados do Google e outras plataformas de pesquisa.

Editorial alinhado à persona

Toda estratégia de marketing de conteúdo deve ser pautada em um editorial ou calendário editorial que mostre os temas que devem ser trabalhados para que uma organização alcance seus objetivos.

Por exemplo, consolidação de sua marca, bom relacionamento com seu potencial cliente, aumento das vendas etc.

Então, mais uma vez a persona mostra sua capacidade de ajudar uma organização nesse sentido. Ela pode contribuir para a criação de um calendário editorial alinhado às suas expectativas.

Em outras palavras, investir na criação de uma persona é fundamental para elaborar um editorial focado em temas/assuntos/informações de interesse desta mesma persona.

Crie sua persona em alguns passos

Criar uma persona não é uma tarefa fácil, como muitos costumam pensar. Requer pesquisa, coleta de informações, bem como a sistematização destas, com o fito de desenhar uma persona que realmente tenha relação com seu negócio.

Por isso, é importante ficar atento aos passos que damos a seguir para que formule corretamente sua persona:

Primeiro passo: realize entrevistas com seus clientes

O ponto de partida para criar corretamente uma persona é realizando nada mais que uma entrevista. É um método muito utilizado no campo científico, justamente para evitar “achismos”.

A entrevista é uma técnica de campo que possibilita que o pesquisador tenha contato com realidades e sonhos de pessoas. Ela refuta os achismos e serve como ponto de partida para uma empresa criar estratégias de contato com essas pessoas, que podem ser a sua persona.

No entanto, para aplicar a entrevista, é necessário observar algumas questões, como:

Selecionar as pessoas

Saber selecionar corretamente as pessoas é fundamental para o sucesso dessa operação, pois o que você está buscando é, acima de tudo, sinceridade por parte dos seus clientes, no sentido de extrair deles informações importantes que podem guiar sua empresa no processo de elaboração de sua persona.

O ideal é selecionar pessoas que sejam ativas, ou melhor, que interaja com sua empresa, sejam pelas redes sociais ou outros meios de comunicação. Assim, você garante que a entrevista está sendo respondida por pessoas que podem contribuir para o crescimento de sua organização.

Montar o roteiro de perguntas

Outro ponto importante com relação à entrevista é a elaboração de um roteiro de perguntas que tenha relação com seus negócios, bem como as pessoas que você irá entrevistar.

Nesse aspecto, é importante considerar algumas coisas:

– Pense em perguntas que podem fazer com que você conheça melhor os seus clientes, como dados relacionados a faixa etária, nível de instrução, desafios e obstáculos, assuntos que eles têm interesse, sonhos, aspirações etc.

– Evite perguntas fechadas. O ideal é garantir que o cliente fale abertamente o que pensa, de maneira a garantir um diálogo fluído, produtivo e cheio de insights.

Pensar numa abordagem amistosa

Não menos importante que fazer as perguntas certas para seus clientes é pensar numa abordagem menos invasiva e mais amistosa em relação à aplicação da entrevista.

Com outras palavras, é fundamental pensar numa abordagem amigável, que faça com que o cliente sinta vontade de responder as perguntas e, a partir disso, iniciar uma conversa fluída e tranquila.

Como dica, apresente-se para as pessoas que selecionou para compor sua pesquisa e fale um pouco sobre o motivo que levou você a entrar em contato com elas. Nesse processo, a comunicação deve ser super amigável, para que assim em nenhum momento o cliente se sinta compelido a fazer parte de algo de maneira forçosa.

Se possível, para incentivar o cliente, forneça brindes ao final da entrevista. Hoje, muitas pessoas ainda são motivadas por presentes, brindes, compensações etc.

Segundo passo: elaborando a persona

O próximo passo é detalhar o perfil dos clientes a partir dos dados que você conseguiu com a aplicação da entrevista.

Nesse processo, você pode levar em consideração as seguintes características:

  • Cargo que ocupa;
  • Idade ou faixa etária;
  • Hábitos ou costumes;
  • Frustrações;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Sonhos;
  • Mídias que preferem para ler notícias, entre outros gêneros;
  • Critérios que levam em consideração na hora de comprar um produto ou serviço;
  • Onde eles buscam informação diariamente para facilitar a tomada de decisão.

Vale dizer que as características que destacamos acima são exemplificativas, o que significa dizer que você pode levar em consideração outras que julgar necessárias para montar uma persona correta para sua empresa, que a ajuda a alcançar seus objetivos com maior velocidade.

São essas características que contribuem para que monte sua persona de maneira correta e condizente com o perfil dos seus clientes.

Ainda nesse sentido, cabe destacar que é comum que uma empresa acredita ter apenas uma persona, que é aquela definida pela noção de público-alvo, mas quando realiza uma entrevista com o objetivo de conhecer seus clientes, passa a perceber que tem mais de uma persona e que pode construir diversas estratégias de marketing digital para se comunicar com cada uma delas. É o mais coerente considerando a realidade da organização.

Afinal, uma estratégia de marketing digital pode atingir a persona João, mas não a persona Maria. Quando se sabe exatamente com quem está se comunicando, a empresa pode desenvolver estratégias cada vez mais assertivas e de sucesso.

Exemplos de persona

Como dissemos, um negócio pode ter mais de uma persona. Por isso, aplicar a entrevista é tão importante.

Nesse sentido, formulamos dois exemplos de personas para que você tenha noção na prática como elas são desenhadas:

Persona 1:

Joana tem 25 anos, é formada em ciências jurídicas e autônoma. Pensa em se qualificar profissionalmente, fazendo especializações, mestrado ou doutorado. Solteira, o seu sonho é viajar para fora do país para realizar esses cursos. Para isso, está buscando por agências de intercâmbios que a ajude a realizar esse desejo.

Persona 2:

Caso, Pedro tem 50 anos e é empresário com larga experiência de mercado. Atua no ramo de marketing há mais de 25 anos. Está à procura de novas tendências de marketing para implementar em seu negócio.

Para isso, está sempre assinando revistas de marketing, que apresentem informações novas sobre sua área de atuação.

São duas personas que apresentam, como se vê, características peculiares que podem ser exploradas em ações de marketing digital.

Agora que sabe criar uma persona, não deixe de fazer a da sua empresa. Assim, você pode criar estratégias de marketing digital cada vez mais eficazes.

A importância de manter as personas atualizadas

Agora você sabe o que é, conhece os principais benefícios, sabe como fazer uma persona e já viu exemplos incríveis para facilitar sua compreensão. No entanto, temos mais uma informação importante para compartilhar a respeito deste tema.

É importante manter as personas do seu negócio atualizadas, principalmente quando sua empresa apresentar crescimento ou investir em sua expansão.

Afinal, o comportamento dos consumidores pode mudar, razão pela qual é importante ficar atento a isso, para que assim sua empresa esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Quer um exemplo? Até um dia desse, a maioria das pessoas com uma faixa etária entre 65 a 75 anos não sabia usar corretamente as tecnologias atualmente existentes, como Instagram, WhatsApp etc.

Há uma explicação para isso: tais tecnologias surgiram praticamente nos 2000, então é comum que esse grupo social tenha mostrado resistência quanto ao uso delas. Contudo, esse quadro mudou.

De acordo com uma matéria da CNN, usuários idosos que utilizam Instagram cresceram mais de 4000% entre 2015 e 2022.

Isso significa que a persona pode mudar seu comportamento ao longo do tempo, assim como suas características, e a empresa deve ficar de olhos abertos para acompanhar de perto essa mudança.

Diante do que vimos, ficou fácil saber o que é persona, como criar uma e quais são seus principais benefícios para uma empresa.

Portanto, pegue toda informação que adquiriu aqui e transforme em fonte de conhecimento para criar estratégias de marketing eficazes para seu negócio.

Assim, você pode alcançar seus objetivos rapidamente, como aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e se tornar mais competitivo.

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