Entre as inúmeras estratégias que podemos obter para gerar ainda mais competitividade no mercado, sem dúvidas, podemos ressaltar as incríveis vantagens e benefícios do marketing digital. Afinal de contas, estamos entrando em uma era de intensa transformação digital.
Dessa forma, podemos perceber inúmeros negócios migrando para as mídias digitais, enquanto outros já estão sendo criados e consolidados no ambiente online. Na busca pela competitividade — já que o mercado digital também oferece a sua concorrência acirrada — devemos encontrar maneiras de nos destacarmos ainda mais.
E nesse quesito, destacamos a importância das palavras-chave. Por mais que seja um termo amplamente falado e usado nas estratégias de marketing digital, muitos empreendedores e profissionais ainda não possuem o entendimento necessário sobre esse método, muito menos sua aplicação.
Por esse motivo, neste post nós tiraremos todas as suas dúvidas sobre o tema e te ensinaremos a usar palavras-chave no seu negócio ou estratégia da maneira correta. Continue a leitura!
Palavra-chave: o que é?
Antes de tudo, palavras-chave (ou também conhecidas como keywords) nada mais são do que o principal meio de pesquisa na atualidade.
Em outras palavras, são termos que são compostos por uma palavra ou mais. Assim, de forma prática, a palavra-chave é a maneira que o usuário tem de escrever uma dúvida nos buscadores — como Google — e ter sua demanda solucionada.
Mesmo que o conceito já seja autoexplicativo, não custa nada explicar esse termo de uma maneira mais detalhada. Afinal, foi esse questionamento que te trouxe até aqui! Então, vamos pensar que a palavra-chave é o principal instrumento de busca na internet.
Precisamos entender que qualquer tipo de busca sempre irá começar com uma palavra, ou mais, não é mesmo?
Elas serão usadas para que o problema ou dúvida seja representado nos motores de busca, e portanto, as palavras-chave podem ser definidas como termos utilizados pelos usuários online, a fim de obter uma resposta ou solução concreta.
Qual é a importância das palavras-chave para o seu negócio?
Entendendo o conceito da palavra-chave até aqui, não fica difícil entender seus principais benefícios e vantagens para uma marca, negócio ou empresa.
Quando são colocadas da maneira correta em suas estratégias de marketing, conseguem abrir um leque de oportunidades para o seu conteúdo na internet.
Vamos analisar esses benefícios e vantagens de uma maneira mais clara:
1. Expande o seu conteúdo pela internet
Enquanto você está produzindo o conteúdo para o seu blog, obviamente esse post tem o objetivo de educar o leitor, e fazê-lo avançar no funil de vendas, até que seja convertido em lead ou em um cliente direto.
Logo, para que esse post chegue para mais pessoas, é necessário entender o que elas estão pesquisando para chegar a esse conteúdo.
Então, quando você tem acesso às palavras-chaves corretas e as coloca ao longo do seu post, seu artigo fica ainda mais ranqueável.
Em outras palavras, esse termo quer dizer que seu post está dentro dos critérios de SEO para estar entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.
E como bem sabemos, quem ganha é sempre quem está no topo, não é mesmo? Quanto mais acima do concorrentes o seu post estiver, mais cliques ele receberá, e logo, mais chances de conversão.
2. Gera autoridade de marca
Quando driblamos a concorrência e garantimos cada vez mais acessos de qualidade em nosso site ou blog, por exemplo, estamos mostrando ao mercado que nossos conteúdos são de qualidade, e dessa forma, nos tornamos autoridades.
Como bem sabemos, autoridade gera confiança, e isso é crucial para que consumidores, clientes, parceiros e fornecedores queiram se relacionar continuamente com a sua marca.
Aqui, é uma ótima oportunidade para trabalhar com inbound marketing, dispondo de materiais ricos para captar leads e convertê-los em um futuro próximo.
3. Competitividade
Em consequência dos processos citados acima, chegamos a um ponto importante: a competitividade. Afinal, se estamos conseguindo ranquear bem e gerar autoridade de marca, conseguimos atrair constantemente clientes para o nosso lado.
Dessa forma, ganhamos mais oportunidades de mercado, e possivelmente, mais possibilidade de expandir o negócio.
Como usar as palavras-chave corretas no meu negócio?
Entendendo toda a importância das palavras-chave para a sua marca, está na hora de colocar a mão na massa. Saber como usar as palavras-chave corretas e da maneira certa, é crucial para gerar resultados satisfatórios.
Abaixo, vamos listar alguns passos importantes:
1. Atente-se à sua persona
O primeiro passo para escolher bem suas palavras-chave é levar em consideração as principais demandas, objeções e necessidades da sua persona.
Na prática, quando vamos escrever algum conteúdo para nosso blog, por exemplo, o principal objetivo é que esse conteúdo consiga tirar o máximo de dúvidas possíveis de quem está lendo o post.
Então, para que esse post se torne ainda mais útil e eficiente para quem está pesquisando pela palavra-chave inserida no artigo, é sempre bom pensar como a sua persona pensa.
Como seu público procuraria um conteúdo como aquele na internet? Essa é uma excelente pergunta para se fazer e encontrar termos mais enxutos e direcionados.
2. Analise a concorrência
Outra excelente maneira de buscar boas palavras-chave para suas estratégias é analisar a concorrência.
Se você possui grandes players de mercado disputando com você — e que também investem no marketing de conteúdo — com certeza será interessante realizar uma pequena análise sobre a maneira em que eles tratam processos relacionados aos serviços e produtos que entregam ao seu público.
Com base nisso, você terá bons insights para agregar na sua estratégia de palavras-chave, e assim, ter a oportunidade de fazer muito melhor do que eles. Portanto, analise a concorrência e inspire-se neles para ampliar suas possibilidades.
Conclusão
Conforme vimos, o planejamento de palavras-chave é crucial para tornar suas estratégias de conteúdo ainda mais interessantes e valiosas, dando a você a oportunidade de direcionar esse conteúdo para as pessoas certas, e no momento certo.
Portanto, invista nas dicas citadas acima para encontrar bons termos para sua estratégia de marketing de conteúdo, e assim, gerar ainda mais competitividade no seu mercado de atuação.
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