Quando falamos em marketing, automaticamente pensamos em redes sociais e na construção de uma presença marcante nelas. Embora as redes sociais sejam realmente efetivas para muitos negócios, há casos em que os clientes não estão nelas. Então, o que fazer quando seu público não está nas redes sociais?
É importante lembrar que o marketing não se resume às redes sociais e há boas estratégias para divulgar um negócio fora delas. Afinal, o marketing não nasceu com as redes sociais e há alguns anos atrás tudo funcionava de outra maneira.
Ainda hoje, podemos notar que as ferramentas tradicionais de marketing apresentam bons resultados. Mesmo para as marcas nas quais os públicos se encontram nas redes sociais, há bons motivos para apostar em outras formas de divulgação.
Cabe lembrar que as mídias sociais estão um tanto quanto saturadas de informação e conteúdo, o que faz com que as marcas precisem de grandes esforços para conseguir um bom resultado. Neste artigo, vamos abordar maneiras eficientes para divulgar o seu negócio para além das redes sociais.
Continue conosco e descubra o que fazer.
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Será que seu público não está mesmo nas redes sociais?
Antes de tudo, é preciso compreender se o seu público não está mesmo nas redes sociais. Primeiro, vamos aos números. Milhões de brasileiros acessam as redes sociais todos os dias, às vezes, diversas delas. A Resultados Digitais compartilhou os seguintes números de usuários:
- WhatsApp: 165 milhões
- YouTube: 138 milhões
- Instagram: 122 milhões
- Facebook: 116 milhões
- TikTok: 73,5 milhões
Com milhões de usuários no Brasil, pode ser que você perceba que sim, seu público está nas redes sociais. Para isso, cabe segmentar seu público pensando na idade, classe social, hábitos de consumo e de lazer. Feito isso, não apenas é possível saber se o seu público está nas redes sociais, como também escolher quais delas usar.
Por outro lado, quando lembramos que o Brasil possui 214,8 milhões de habitantes, podemos perceber que milhões de pessoas não estão nas redes. Novamente, cabe conhecer bem o seu público para delimitar as melhores estratégias de marketing.
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5 maneiras de divulgar um negócio fora das redes sociais
Esteja seu público nas redes sociais ou não, estamos aqui para te apresentar boas maneiras para divulgar um negócio além das redes. Independente do seu nicho de atuação, pode ser uma boa ideia investir em mídias tradicionais e apostar em estratégias fora do básico. Confira!
1. Construa autoridade fora das redes sociais
Pense no diferencial do seu trabalho e aposte nele. Independente do método de divulgação ou das mídias, ter em mente qual é o seu diferencial faz com que seu negócio se destaque perante a concorrência. Se você oferece os melhores preços, será conhecido por isso. Se está no mercado há boas décadas, também será conhecido por sua tradição.
Aposte nessa divulgação na loja física, em mídia impressa ou até mesmo no seu site. Conte a sua história, mostre porque você se destaca perante os concorrentes desta forma. Muito se fala em construir autoridade dentro das redes sociais, mas o fato é que você pode construí-la no seu dia a dia, na forma como se comunica com os clientes e em como vende.
2. Produza eventos relevantes para o seu nicho
Dito isso, passamos para a segunda maneira: a produção de eventos. Os eventos, inclusive, são a oportunidade ideal para a construção de autoridade. Por meio deles é possível apresentar palestras, trazer cursos, além de reunir os principais nomes em um determinado segmento.
Pequenos eventos locais ou grandes congressos servem para o compartilhamento de conhecimento. Esse tipo de ação desperta o interesse de pessoas que desejam aumentar o seu saber em um determinado assunto, além de favorecer o networking. E é claro, os eventos também são ótimas oportunidades para a divulgação do seu negócio.
Há diversos modelos de eventos interessantes. Eventos focados em inovações do mercado, com a apresentação de tecnologias ou produtos inovadores. Outros eventos focados em palestras e conhecimento, há eventos de capacitação e muitos outros. A escolha do evento deve ser pensada de forma que dialogue com o que você deseja divulgar.
3. Anuncie por meio de mídias tradicionais
As mídias tradicionais são a TV, jornal, rádio, revistas e outras mídias impressas como panfletos e outdoors. O importante para a efetividade é conhecer o seu público, para que o marketing o atinja.
Por exemplo, se o seu público é alguém da área da saúde, pode ser interessante divulgar em revistas próprias deste nicho. Se o seu público é uma dona de casa, divulgar em programas de TV matutinos e regionais também é uma boa. Já a panfletagem pode ocorrer em pontos estratégicos e movimentados, como os terminais urbanos ou próximo de centros empresariais.
Contudo, lembre-se que as mídias tradicionais exigem um bom planejamento, caso contrário, é dinheiro jogado fora. Mídias tradicionais exigem um orçamento bem pensado e estratégias para realmente alcançar um público específico.
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4. A reputação ainda é uma ferramenta poderosa
Mesmo na era do marketing digital, há poucas estratégias tão poderosas como o marketing “boca a boca”. Seja dentro ou fora das redes sociais, a reputação ainda é um dos itens mais valiosos que uma marca pode possuir. Afinal, uma boa reputação significa transmitir confiança aos clientes.
Não há grandes segredos para uma boa reputação. Se o seu produto cumpre o que ele anuncia, apresenta um ótimo custo-benefício e o seu atendimento é excelente, naturalmente a reputação virá.
Somos seres sociais. Dentro ou fora das redes sociais gostamos de compartilhar nossas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Com isso, vale lembrar que uma reputação negativa também está em jogo quando há problemas nos produtos ou serviços de um negócio. Diante de problemas, foque em um ótimo atendimento ao cliente e construa uma boa reputação.
5. Marketing digital muito além das redes sociais
Por fim, é possível fazer marketing digital sem as redes sociais, afinal, a internet existe para muito além dessas mídias. Alguns exemplos são:
- Conteúdo para site: aposte em conteúdos para o blog do site do seu negócio e conquiste leads orgânicos para o seu site.
- E-mail marketing: encaminhe promoções, lançamentos e outros por e-mail, para uma lista de e-mails previamente cadastrados.
- Newsletter: canal para comunicação mais fluida com seu público. Por lá é possível produzir um conteúdo mais criativo e livre do que um e-mail marketing. Mostre bastidores, indique algo e conte novidades sobre a marca.
- Google Ads: anúncio pago do Google. Por ele é possível “comprar” palavras-chave, para que quando alguém pesquise o termo, seu anúncio apareça entre os 4 primeiros resultados.
É possível divulgar de forma efetiva sem estar nas redes sociais. As redes sociais são importantes, mas elas não são tudo. Portanto, conheça seu público e escolha o que anunciar de acordo com ele.
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