Um social media exerce uma função muito importante diante do cenário atual. Recentemente, o planeta passou por grandes transformações provocadas pela explosão das novas tecnologias.
A sociedade está cada vez mais conectada ao mundo digital, utilizando as redes sociais como uma atividade de lazer e busca de informação.
Diante desse cenário, as empresas passaram a rever suas estratégias no intuito de se adaptar à nova realidade, marcando presença no espaço virtual.
Por esse motivo muitas organizações investem verbas e recursos na busca por procedimentos capazes de conquistar novos clientes por meio das mídias digitais.
Assim, as práticas de marketing digital se tornaram indispensáveis para as marcas que almejam ampliar a visibilidade de forma satisfatória.
Esse contexto foi responsável pelo surgimento de uma nova profissão: social media. Por ser uma atividade relativamente recente, muitas pessoas desconhecem o termo e não têm noção das atividades exercidas por esses profissionais.
Quer conhecer a rotina de um social media e saber tudo sobre essa profissão? Então acompanhe esse artigo que preparamos para você!
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Social media: o que é?
O termo social media vem da expressão inglesa que significa mídia social. Dessa forma, as mídias sociais podem ser compreendidas como os canais de comunicação pelos quais as marcas dialogam e interagem com o público.
Entretanto, esses canais são considerados apenas plataformas que sozinhas não teriam capacidade de produzir conteúdo e tampouco promover campanhas na busca por novos clientes ou seguidores.
Nesse momento é possível perceber a importância do social media. Esse profissional é responsável por movimentar esses canais, promovendo a imagem das marcas nos diversos meios de comunicação online.
O social media é capaz de realizar um planejamento de marketing e criar as campanhas digitais. Ele também interage com os seguidores e analisa os resultados obtidos por meio das estratégias construídas.
Esses profissionais são muito importantes para as marcas que almejam marcar presença no mundo digital, pois sabem elaborar os procedimentos necessários para fazer a ponte entre o público e as marcas.
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O que um social media faz dentro de uma agência?
O social media é um profissional indispensável em uma agência de publicidade. Ele faz a atualização e o monitoramento das redes sociais das marcas.
Além disso, o social media é capaz de compreender os tipos de conteúdos que agregam mais valor para as empresas.
Outras funções de grande importância também são atribuídas a esse profissional, como a mensuração dos resultados e o planejamento estratégico.
Com base nisso, as empresas poderão produzir um volume elevado de material que desperta a atenção do seu público, gerando maior possibilidade de interação.
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Como é a rotina de um social media?
O social media deve elaborar uma rotina diária no intuito de facilitar as suas atividades e melhorar a qualidade do trabalho. Veja as principais funções realizadas por esses profissionais:
Criação de cronograma para postagem
É fundamental construir um cronograma de postagem para atender as necessidades dos clientes.
O cronograma ajudará a planejar os novos conteúdos que serão publicados, possibilitando a antecipação de algumas ações.
Produção de conteúdos
A etapa de produção de conteúdo requer a utilização de um potencial criativo. Neste caso, o social media deverá obter conhecimentos técnicos referentes a design, além de compreender os diferentes formatos utilizados para atrair a atenção do cliente.
Distribuição de conteúdos
Os conteúdos devem ser distribuídos nos diferentes canais de comunicação digitais.
Entretanto, é preciso levar em consideração que cada rede social tem uma característica distinta, por esse motivo não é aconselhado que os materiais sejam iguais.
Uma marca pode ter interesse em ampliar o alcance no Instagram. Já em relação ao LinkedIn, o objetivo pode ser atrair talentos.
Dessa forma, enquanto uma rede social é usada para promover o engajamento, a outra será utilizada com objetivos empresariais.
Por esse fator é recomendado estudar detalhadamente os objetivos das marcas em cada rede social, para que os conteúdos dialoguem com o público-alvo de maneira satisfatória.
Monitoramento
O processo de monitoramento auxilia o social media a analisar e mensurar os resultados das campanhas.
Após a análise, o profissional será capaz de compreender as fraquezas e oportunidades das marcas.
Esse estudo ajudará as empresas a corrigirem os prováveis erros e elaborarem estratégias mais eficazes para as próximas campanhas.
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Elaboração de relatórios
A elaboração de relatórios de desempenho é uma das atividades realizadas pelo social media.
O profissional apresentará para o cliente os números e as métricas analisadas. Dessa forma, a marca poderá compreender as ações que apresentaram eficácia e aquelas que demandam melhoria.
Leia mais: A importância dos relatórios para a rotina das agências.
Mercado de trabalho
O social media tem um amplo mercado de trabalho, pois na era tecnológica esse setor se encontra em expansão.
O profissional poder ingressar em statups e empresas de diversos portes. Todas as entidades que investem em serviços de planejamento e monitoramento de redes sociais aparecem como uma grande oportunidade.
Algumas empresas possuem setores internos específicos e especializados que empregam profissionais capacitados a trabalhar como social media.
Essa profissão proporciona várias formas de atuação, não se restringindo unicamente às corporações.
O social media pode trabalhar em agências digitais e de publicidade, além de realizar atividades como freelancer ou se tornar um microempreendedor individual (MEI).
Como ser um social media de sucesso?
Quem deseja ser um social media de sucesso deve ficar sempre antenado nas novas tendências do mercado. É fundamental buscar conhecimentos sobre inbound marketing.
A procura por novos estudos e capacitações devem ser constantes. Isso ajudará a ampliar a visão sobre todos os aspectos que envolvem a prática da profissão.
São muitos os desafios, ainda mais se levarmos em consideração a velocidade do surgimento de softwares e ferramentas que podem auxiliar esses profissionais.
Além disso, as redes sociais estão em constante movimento e novas funcionalidades surgem a todo o momento.
Por isso, o social media deve se manter sempre atualizado, além de realizar constantes pesquisas por conteúdos relevantes, capazes de gerar engajamento e despertar o interesse do público.
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Bem legal o texto. Explica de uma forma simples os conceitos sobre o Social Media. No trabalho que realizo é de extrema importância essa atividade.
Olá, Angelo. Tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado! Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. Abraço!
Parabéns pelo conteúdo. Isso mostra o profissionalismo de vocês. Gostaria de saber se futuramente posso usar este post como referência no meu Instagram para explicar ao meu público sobre o Social Media.
Desde já agradeço e aguardo pelo retorno!
Claro Jackson! Ficaremos muito felizes em ajudar a contribuir com o conhecimento de outras pessoas! Obrigado pela escolha! Continue acompanhando nosso blog!