fbpx

As metas SMART são muito importantes para uma empresa. Afinal, elas ajudam a elevar a produtividade dos profissionais, melhorando significativamente os resultados do negócio.

No entanto, é necessário ter cautela ao desenvolvê-las para que elas possam estimular todos os esforços.

Nesse aspecto, as metas SMART apresentam um grande valor no dia a dia das organizações.

Leia mais: Passo a passo para fazer um relatório de gestão eficiente.

Metas SMART: o que são?

As metas SMART descrevem um método eficiente em relação à construção de metas.

Tratam-se de uma espécie de checklist, onde todas as metas são verificadas e analisadas.

Dessa forma, é possível perceber se elas apresentam requisitos capazes de proporcionar resultados satisfatórios.

Com base nisso, todas as letras da palavra SMART possuem um resultado. Vamos compreendê-las?

S: Specific — específica

Para alcançar os bons resultados de uma meta, todos os envolvidos precisam compreender os passos que foram determinados.

Por isso, a meta traçada deve ser específica. Com base nisso, ela precisará responder algumas questões:

  • O que a minha empresa almeja alcançar com essa meta?
  • Onde essas metas serão aplicadas?
  • Quem são os profissionais responsáveis por ela?
  • Por que as metas devem ser seguidas?
  • De que maneira elas serão conquistadas?

M: Measurable — mensurável

De fato, todas as metas precisam ser medidas, certo?

Portanto, a segunda letra das metas SMART indica que elas devem ser mensuráveis.

Afinal, seria impossível compreender a performance das estratégias adotadas sem analisar os números obtidos por meio de determinada campanha.

Assim, para ser considerada mensurável, uma meta precisa responder as seguintes perguntas:

  • Qual é o resultado que a minha empresa almeja alcançar com essas metas?
  • Quanto tempo será preciso aguardar para que as metas sejam, finalmente, alcançadas?

Certamente, a resposta dessas questões ajudará a sua empresa nesse processo.

A: Attainable — ou atingível

Por que razão a sua empresa construiria uma meta se ela não pudesse ser alcançada?

Embora esse procedimento pareça simples, é comum que muitas empresas se percam na etapa de planejamento.

Aliás, esse erro é extremamente prejudicial, pois acarreta na desmotivação da equipe, podendo gerar um sentimento de desinteresse em muitos colaboradores.

Por isso, antes e elaborar as metas é imprescindível responder as seguintes questões:

  • É possível alcançar as metas traçadas com base no historio das atividades?
  • A equipe de profissionais acredita que essas metas podem ser alcançadas?

R: Relevant — relevante

Durante a elaboração de uma meta será preciso construir estratégias eficientes para que os tão sonhados resultados sejam alcançados com satisfação.

Assim, quanto mais promissora for a meta, maior será a motivação dos profissionais envolvidos.

É preciso considerar que todas as metas devem ser alcançáveis, deixando explícita a possibilidade de sucesso.

Com base nisso, uma meta inalcançável não proporcionará um efeito positivo sobre a empresa.

Portanto, ela não será tratada como prioridade durante o desempenho das atividades dos profissionais.

Dessa forma, para elaborar metas relevantes é essencial analisar os números apresentados pela empresa.

Por isso, avalie os valores de faturamento, a quantidade de clientes e o volume dos lucros obtidos.

Tenha em mente que uma meta promissora apresentará um forte impacto nesses indicadores.

T: Time based — temporal

A última questão abordada pelas metas SMART representa uma grande importância para as estratégias elaboradas pela sua empresa.

Afinal, todas as metas traçadas devem apresentar uma prazo para serem alcançadas.

De fato, se você construir uma meta sem um período de tempo estipulado, os resultados poderão ser atingidos em qualquer ocasião.

Inclusive no decorrer de muito tempo ou, quem sabe, de longos anos.

Certamente, a sua empresa não vai querer esperar tanto tempo, correto?

Por esse motivo, é muito importante estabelecer um prazo para que todas as metas sejam alcançadas com satisfação e eficiência.

Leia mais: A importância de definir metas para a sua empresa em 2021

Como utilizar as metas SMART no meu negócio?

As metas SMART podem ser utilizadas de forma saudável dentro da sua empresa.

Com base nisso, confira as melhores maneiras de aplicá-las durante a sua rotina de trabalho.

Leia mais: Planejamento Estratégico: GUIA COMPLETO para começar.

1. Monitore frequentemente o desempenho das atividades

Realizar o acompanhamento das metas é essencial para garantir o sucesso das estratégias que foram traçadas pela sua empresa.

Um dica valiosa consiste em não deixar para analisar as ações no fim do prazo estipulado.

Então, com base nas atividades realizadas, construa uma periodicidade e analise todas as ações.

É comum que determinada questão analisada exija uma mudança de planos nas estratégias da empresa, podendo indicar até mesmo uma mudança de metas.

Por isso, quanto mais rápida for a análise, maior será a possibilidade de identificação de possíveis reajustes na campanha.

E, consequentemente, melhores serão as chances de a sua empresa obter resultados satisfatórios.

Fazendo isso, você estará adotando as estratégias esboçadas pela prática das metas SMART.

2. Mantenha a equipe envolvida em todo o processo

Não é novidade que o bom desempenho de uma meta está diretamente relacionada ao empenho de todos os profissionais envolvidos e, consequentemente, ao trabalho em equipe.

Por esse motivo, é importante delegar as atividade no intuito voltar à atenção dos profissionais para as metas que devem ser alcançadas.

Porém, para que o resultado seja satisfatório, analise o comportamento e as habilidades de cada colaborador.

Em seguida, procure distribuir as funções de acordo com as características apresentadas por eles.

Com certeza, as chances se sucesso serão maiores e a sua empresa, em breve, poderá colher os frutos de um trabalho bem estruturado e organizado.

Para isso, conscientize os colaboradores a respeito do resultado esperado.

Os faça compreender que o sucesso das atividades está diretamente relacionado a performance de toda a equipe.

Provavelmente, essa consciência ampliará o engajamento e a satisfação dos colaboradores, ainda mais tendo em vista que o sucesso será compartilhado.

3. Mostre os resultados alcançados

Mostre os resultados para a equipe sempre que as metas forem alcançadas.

Leve em consideração a produtividade e o empenho apresentado pelos profissionais durante o desenvolvimento das atividades.

Dessa forma, compartilhar com eles esse resultado também é uma forma eficiente de valorizar o trabalho realizado por eles.

Como pode ver, as metas SMART são excelentes ferramentas para serem utilizadas no desenvolvimento das tarefas.

Elas ajudam a esboçar as melhores estratégias, proporcionando resultados promissores para a sua empresa.

Quer saber mais? Acesse o nosso blog e descubra outros conteúdos relevantes sobre gestão, marketing e publicidade.

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!