Contar com boas plataformas e ferramentas de marketing é essencial para obter os melhores resultados nas ações desenvolvidas. Dentro disso, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para montar estratégias. Mas você sabe como fazer Marketing no WhatsApp?
Neste artigo você vai conhecer algumas das principais dicas para montar a sua estratégia de Marketing no WhatsApp e ter mais chances de obter os resultados que espera. Boa leitura!
Uso do WhatsApp no marketing
Qualquer estratégia de marketing precisa ser realizada de forma direcionada e veiculada em meios ou ambientes que o público-alvo esteja presente. Partindo disso, o uso do WhatsApp no marketing atende de forma satisfatória essa questão.
Em média, os brasileiros utilizam cerca de 30.3 horas por mês no WhatsApp, sendo a plataforma que está na liderança, seguida pelo Facebook e Instagram.
Sendo assim, com esses dados você pode perceber que o uso de estratégias de marketing no WhatsApp é uma boa alternativa para impulsionar as métricas e ter melhores resultados. Afinal de contas, quase todos os brasileiros estão conectados nesse ambiente virtual.
Como resultado, se torna mais fácil criar ações direcionadas ao seu público-alvo, pois as chances de ele ter uma conta na plataforma em questão são muito grandes.
Além disso, o uso do WhatsApp como meio de criar ações de marketing é algo viável também pelo fato de que a ferramenta dispõe de diversas funcionalidades que permitem que você estabeleça pontos de contato entre empresas e clientes.
Inclusive, nos últimos ano a empresa que detém a propriedade do WhatsApp criou uma ferramenta própria e exclusiva para o uso empresarial, que é o WhatsApp Business.
Se antes com a versão tradicional já era possível criar campanhas de marketing, com a possibilidade de utilizar a versão especializada para uso de empresas, as estratégias de divulgação de produtos e serviços podem ser criadas com muita mais propriedade e segurança, com obtenção de resultados ainda mais expressivos.
Portanto, diante disso, para que você possa conhecer as principais dicas de Marketing no WhatsApp, antes é essencial que conheça melhor o WhatsApp Business. Veja abaixo!
WhatsApp Business
A necessidade de criação de uma ferramenta de mensagens diretas para empresas aconteceu a partir do uso frequência que esse público vinha fazendo da versão tradicional do aplicativo.
Pouco depois do surgimento do WhatsApp, em 2009, as empresas perceberam que essa era uma possibilidade viável para uso em diversas funções empresariais, como agendamento de serviços, divulgação de produtos e serviços, contratação de fornecedores, inclusive realização de transações comerciais.
Portanto, a criação de uma plataforma especializada foi surgindo e em 2017 o WhatsApp Business foi criado. Porém, no Brasil demorou um pouco mais para que fosse aderido como uma ferramenta de uso ativo.
Atualmente o uso já é disseminado e é difícil encontrar empresas e negócios, por menor que seja o porte, que não tenham uma conta registrada no aplicativo.
Mas essa aceitação se dá pelo fato de que, realmente, a ferramenta é útil e eficiente na comunicação empresarial, seja entre empresa e fornecedores ou entre empresa e clientes. E assim, consequentemente, o uso no marketing se torna promissor.
Veja as funcionalidades
Para entender um pouco mais do alcance que o WhatsApp Business pode ter na criação de estratégias de marketing, confira algumas das funcionalidades que ele possui.
Mensagens rápidas
Uma das principais funções é a possibilidade de mensagens rápidas, que podem ser feitas através de um smartphone ou pelo computador. Até aí é igual à versão normal, porém tem um diferencial importante, que é a função de enviar mensagem quando se está ausente.
Tags
O uso de tags também é uma funcionalidade existente e permite que as conversas sejam identificadas com mais facilidade. Isso porque, você marca as conversas em categorias e pode criar etiquetas, como pago e promoção.
Perfil comercial
Além das questões acima, o WhatsApp Business disponibiliza várias novidades no menu perfil. Nessa versão você pode incluir uma série de informações.
- Site;
- Endereço;
- Segmento;
- Horário de funcionamento;
- E-mail.
Com essas informações fica mais simples a identificação por parte do cliente, pois essa funcionalidade acaba servindo como uma espécie de cartão de visita virtual.
Métricas
Outra funcionalidade muito interessante e importante que a versão business do aplicativo trouxe é a possibilidade de conferir as métricas.
Ao se tratar de marketing digital, avaliar as métricas é algo mais do que essencial. Com isso, através do WhatsApp Business você consegue mensurar vários dados em relação à leitura e envio de mensagens.
Assim, pode sempre monitorar as métricas e ter noção do resultado que está obtendo com as estratégias criadas.
Leia mais: Principais métricas de vendas para acompanhar na sua agência.
Conheça 10 dicas para criar estratégias de Marketing no WhatsApp
Depois de fazer uma breve análise em torno do WhatsApp e da versão business, agora é o momento de tratar propriamente sobre as dicas para criar suas estratégias de marketing nesse ambiente inovador e muito funcional que é o WhatsApp.
As dicas abordam vários aspectos e podem ajudar você a ter um direcionamento mais preciso e eficiente na criação e no uso das estratégias.
1. Mantenha baixo fluxo de publicações
A primeira dica é de extrema importância e trata sobre manter baixo fluxo de envio de mensagens. O WhatsApp é uma ferramenta muito pessoal, pois o usuário utilizado no celular e, muitas vezes, leva consigo para todos os lugares ao longo do dia, até mesmo em momentos de descanso.
Assim, não pode acontecer de sua estratégia de marketing incomodar o cliente, ser invasiva ou acabar causando algum tipo de desconforto.
Se isso acontecer, você pode ser bloqueado e até marcado como spam. Portanto, assim como no uso de e-mail marketing, o cuidado com a frequência de mensagem é uma dica primordial a ser seguida.
2. Tenha uma comunicação pessoal
Além de cuidar com a frequência, o tipo de comunicação também merece atenção. Portanto, a segunda dica é manter uma comunicação mais pessoal, com conteúdo personalizado.
Diante disso, algo que deve sempre ser evitado é o envio de mensagens iguais, como correntes, pois o cliente percebe que a mensagem não foi personalizada e o resultado é comprometido.
Dentro disso, uma boa orientação é utilizar sempre o primeiro nome do cliente e manter uma relação amistosa. Claro que manter o profissionalismo é essencial, mas isso não quer dizer que as mensagens devem ser automáticas. Muito pelo contrário, você pode ter um tom totalmente profissional, mas com um conteúdo personalizado e com uma escrita um pouco mais pessoal.
O uso de memes e figurinhas, por exemplo, pode até acontecer. Mas cuide para não ser em excesso e essa possibilidade vai depender do tipo de estratégia em questão.
3. Utilize outras estratégias em conjunto
Mais uma dica para você montar sua estratégia de marketing no WhatsApp é utilizar a ferramenta como um apoio, como algo a mais. Ou seja, não foque toda sua estratégia apenas nessa plataforma.
O uso do WhatsApp é ótimo para servir como um suporte, manter um relacionamento saudável com seu cliente e auxiliar a promover serviços e produtos. Mas não deve ser apenas nisso que sua estratégia se resume. Assim, concilie com outras ferramentas.
4. Crie um planejamento
Mais uma dica importante é criar um planejamento que seja estratégico. Ações de marketing em qualquer outro formato são sempre precedidas de estratégias. Portanto, aqui não pode ser diferente.
Dentro disso, algumas questões precisam ser estabelecidas e pensadas antes de você começar a realizar a ação, como pensar no tipo de conteúdo que você deseja enviar, se será com vídeo de divulgação, texto contendo código promocional ou fotos de produtos em lançamento.
Ademais, o horário de envio das mensagens também precisa de um planejamento, pois não são todos os horários que podem servir para o envio de mensagens.
Lembre-se sempre que o WhatsApp é algo pessoal, portanto respeitar horários de descanso e finais de semana, por exemplo, é uma coisa essencial para não correr o risco de ser inoportuno e acabar por ter um resultado contrário ao que você espera.
Outra questão que deve envolver o planejamento é sobre quais os tipos de situações que vão ensejar o envio de mensagens. Como já visto acima, a frequência precisa ser muito reduzida. Assim, você deve escolher com calma e estrategicamente as situações que podem ser motivo de uma mensagem.
Entre as situações que você pode definir como importantes ao ponto de merecerem o envio de mensagem ao cliente, pode estar:
- Inauguração de nova loja;
- Lançamentos;
- Descontos;
- Mudanças de endereço ou contato.
Assim, tendo o cuidado de mandar mensagens que sejam relevantes e de interesse do cliente, ele saberá que toda vez que receber algo vindo de você, vale a pena conferir e ceder o tempo necessário para a leitura e interação.
Leia mais: Tendências de marketing e publicidade para 2021.
5. Preste atenção na comunicação
A quinta dica é em relação à comunicação, pois quando se lança uma estratégia de marketing pelo WhatsApp você deve estar preparado para atender dúvidas e interações dos clientes.
Sendo assim, é fundamental que as respostas aconteçam em seguida. Deixar o cliente esperando é algo que pode frustrar o resultado da ação e acabar prejudicando todo o desenvolvimento da estratégia.
Nesse caso, uma boa dica é que o responsável pelas interações nas mensagens enviadas aos clientes utilize a versão web, pois vai ser muito mais rápido e prático utilizar o computador do que manter uma interação eficiente em um celular.
Uma das maneiras de responder ao seu usuário de forma rápida e direcioná-lo para o canal desejado é a utilização de chatbots nos principais canais de comunicação, como no WhatsApp Business API gratuito e no Instagram.
6. Crie ações para clientes
Apesar de o WhatsApp ser uma excelente ferramenta para ações promocionais, essa não é a plataforma mais indicada para captação de clientes. Com isso, você deve focar sua estratégia em pessoas que já são clientes.
Isso porque, por ser algo muito pessoal, não é interessante enviar mensagens a contatos que não tenham conhecimento sobre sua empresa ou seu contato. Se isso acontecer, as chances de você ser bloqueado ou ignorado, são grandes.
Portanto, as estratégias de marketing no WhatsApp servem mais para realizar a manutenção de sua cartela de clientes, informar mudanças, promoções, descontos e conhecimentos novos sobre os produtos e serviços comercializados.
Além disso, também é interessante que você tenha permissão para o envio das mensagens. Isso pode acontecer quando o cliente preencher um cadastro na empresa, por exemplo, em que marca uma opção que aceita receber mensagens relevantes no WhatsApp.
Esse consentimento vai evitar que você crie toda uma estratégia interessante, mas que não seja bem aceita pelos clientes e que não surta os efeitos desejados. Com isso, você evita ter todo o trabalho à toa.
7. Crie um canal de atendimento
Mais uma dica interessante que você pode levar em consideração ao criar sua estratégia de marketing no WhatsApp é criar um canal de atendimento.
Parta auxiliar na tarefa de criar um bom relacionamento com o cliente, o WhatsApp da empresa pode ser um meio de atendimento para dúvidas e sugestões, pois assim você evita que o cliente tenha que ligar para uma central e ficar tempo em uma fila de espera.
O WhatsApp é muito mais prático e permite que a pessoa entre em contato com você através de uma mensagem.
Ao criar esse canal, você está facilitando a vida do cliente, mas ao mesmo tempo está estreitando o relacionamento nesse ambiente que mais tarde pode ser o meio para envio de sua estratégia de marketing.
Leia mais: Como melhorar o relacionamento entre a agência e o cliente.
8. Abra um canal de vendas
Além de proporcionar que o cliente tire dúvidas através da conta de WhatsApp da empresa, também é importante abrir um canal de venda diretamente pelo aplicativo.
Isso se torna muito mais prático e eficiente, ainda mais porque o aplicativo disponibiliza meios para isso, como na opção de acrescentar um catálogo de produtos e até mesmo receber pagamentos.
Mais uma vez, a intenção nesse caso é tornar ainda mais fácil a venda, bem como criar laços com o cliente em um ambiente que seja benéfico a ele. Assim, suas estratégias de marketing também podem ser recebidas com mais entusiasmo, já que o cliente estará acostumado a manter comunicação com a empresa através dessa ferramenta de mensagens.
9. Cuidado com funcionalidades de envio geral
Uma das dicas anteriores foi sobre a necessidade de envio de mensagens personalizadas e pessoais, sem que sejam em corrente.
Pois bem, essa dica é um complementa da anterior, pois você deve cuidar com as funcionalidades que possibilitam o envio da mesma mensagem para centenas de contatos.
É o caso, por exemplo, da lista de transmissão, que é uma funcionalidade que permite que você envie o mesmo texto para quase 300 usuários. Apesar de ser extremamente prático, fica evidente que a mensagem é padronizada, gerando um contato impessoal.
Portanto, já que a intenção é ter mais pessoalidade, você deve resistir a esse tipo de função e sempre optar por fazer recomendações e enviar mensagens baseadas no cliente em questão, no perfil de compra que ele possui e nos interesses dele.
10. Atuação no pós-venda
Por fim, a décima dica é em relação ao momento posterior à execução da estratégia. Investir no pós-venda é algo importante de ser feito, pois vai tornar a experiência do cliente mais completa.
Além disso, saber se o atendimento foi adequado, se o produto satisfez as expectativas do cliente, bem como se o produto foi recebido em boas condições, vai fazer com que você tenha um feedback essencial. Ademais, vai transmitir preocupação com o cliente e ajudar na criação de laços mais duradouros.
Assim, as chances de você conseguir fidelizar um número maior de clientes, são maiores. E essa é a intenção das estratégias de marketing que utilizam o WhatsApp, afinal, o cliente já está em sua carteira, mas precisa ser mantido.
Isso porque, é muito mais fácil e econômico investir na fidelização de clientes do que na captação, pois as estratégias podem ser melhor direcionadas quando você já conhece o perfil e as necessidades do cliente.
11. Segmentação inteligente de listas de contatos
Dividir sua lista de contatos em segmentos específicos pode fazer maravilhas pela eficácia das suas mensagens. Cada grupo de clientes pode ter diferentes interesses, necessidades e comportamentos de compra. Ao segmentar suas mensagens de acordo com essas características, você garante que seu conteúdo seja relevante e atraente para cada grupo.
Por exemplo, se você vende roupas masculinas e femininas, criar segmentos separados permitirá que você envie promoções específicas para cada grupo, maximizando a probabilidade de conversão. A segmentação inteligente também facilita o monitoramento e a análise do desempenho das suas mensagens, pois você pode identificar quais segmentos estão respondendo melhor às suas campanhas.
12. Utilize os status a seu favor
Os Status do WhatsApp, embora muitas vezes subestimados, podem ser um canal valioso para a divulgação de informações importantes e conteúdo efêmero. Use essa funcionalidade para criar um senso de urgência e exclusividade.
Compartilhe teasers de novos produtos, bastidores de eventos ou até mesmo ofertas relâmpago que estejam disponíveis apenas por um período limitado.
Essa abordagem não apenas atrai a atenção dos seus contatos, mas também incentiva o engajamento imediato. O conteúdo nos Status desaparece após 24 horas, o que pode levar os usuários a acompanharem ativamente suas atualizações e a agirem rapidamente para aproveitar as oportunidades oferecidas.
13. Enquetes e pesquisas interativas
Engajar seu público é essencial para construir relacionamentos sólidos e coletar insights valiosos. Enquetes e pesquisas interativas são maneiras excelentes de alcançar esses objetivos. Crie enquetes relacionadas aos interesses da sua audiência ou pergunte sobre preferências de produtos. Isso não apenas envolve seus contatos, mas também fornece informações úteis para aprimorar suas ofertas e estratégias.
As pesquisas também podem ser usadas para medir a satisfação do cliente e identificar áreas que precisam de melhorias. Permitindo que os clientes expressem suas opiniões de maneira fácil e rápida, você demonstra que valoriza a voz deles e está comprometido em atender às suas necessidades.
14. Conteúdo exclusivo e acesso antecipado
As pessoas adoram sentir que fazem parte de algo especial e exclusivo. Use essa tendência a seu favor, oferecendo conteúdo exclusivo para os membros da sua lista de contatos do WhatsApp. Considere incluir artigos detalhados, vídeos informativos ou até mesmo descontos exclusivos. Essa abordagem cria uma sensação de pertencimento e recompensa os seguidores fiéis.
O acesso antecipado a lançamentos de produtos é outra maneira poderosa de usar o conteúdo exclusivo. Ao permitir que seus contatos vejam e comprem produtos antes do lançamento oficial, você os faz se sentirem privilegiados e valorizados, o que pode gerar empolgação e buzz em torno dos seus produtos.
15. Use emojis para adicionar personalidade
Os emojis se tornaram uma parte essencial da comunicação digital, pois adicionam emoção e personalidade às mensagens. No WhatsApp, eles podem ser usados para tornar suas mensagens mais amigáveis e envolventes. Incorporar emojis relevantes ao conteúdo das mensagens pode tornar a leitura mais agradável e transmitir sentimentos de maneira rápida e eficaz.
No entanto, use os emojis com parcimônia e considere o contexto. Certifique-se de que os emojis estejam alinhados com a voz e a imagem da sua marca. Um uso excessivo de emojis pode parecer pouco profissional e prejudicar a mensagem que você deseja transmitir.
16. Histórias de sucesso e depoimentos
Contar histórias de sucesso de clientes anteriores ou compartilhar depoimentos autênticos é uma abordagem eficaz para construir confiança e credibilidade. As pessoas tendem a confiar nas opiniões de outras pessoas, especialmente quando podem se relacionar com as experiências compartilhadas.
Use o WhatsApp para compartilhar histórias inspiradoras de clientes que alcançaram resultados positivos com seus produtos ou serviços.
Inclua detalhes específicos sobre os desafios enfrentados pelos clientes e como suas soluções ajudaram a superá-los. Os depoimentos genuínos criam um impacto emocional e fornecem prova social, que é uma das formas mais poderosas de influenciar a decisão de compra.
17. Integre o WhatsApp ao seu site
Integrar o WhatsApp ao seu site é uma maneira inteligente de facilitar o contato direto com os visitantes interessados. Adicione um botão de chat do WhatsApp em páginas relevantes do seu site, como a página de contato ou as páginas de produtos. Fazendo isso, você oferece aos visitantes uma maneira rápida e conveniente de fazer perguntas ou obter informações adicionais em tempo real.
Ademais, você pode usar os códigos QR do WhatsApp para possibilitar que os visitantes do site escaneiem o código e iniciem automaticamente uma conversa com você no WhatsApp, eliminando a necessidade de digitar manualmente o número, tornando a interação mais eficiente e agradável.
18. Webinars e workshops
Organizar webinars ou workshops exclusivos para seus contatos do WhatsApp pode criar um envolvimento mais profundo e educativo. Use chamadas de áudio ou vídeo para compartilhar conhecimento valioso, dicas práticas e insights do setor. Isso demonstra sua expertise e oferece valor real aos seus seguidores.
A vantagem do WhatsApp é a capacidade de realizar sessões interativas, onde os participantes podem fazer perguntas e compartilhar suas opiniões em tempo real, o que cria um ambiente de aprendizado dinâmico e permite que você se conecte diretamente com seu público.
19. Utilize códigos QR
Os códigos QR podem ser uma maneira criativa de conectar o mundo offline ao online. Crie códigos QR que, quando escaneados, direcionam os usuários diretamente para uma oferta especial, uma página de inscrição para um evento ou até mesmo uma mensagem de boas-vindas personalizada.
Coloque esses códigos em seus materiais de marketing, como cartões de visita, panfletos ou embalagens de produtos, criando uma experiência interativa para seus clientes e incentiva ações imediatas.
20. Parcerias e cooperação com influenciadores
Colaborar com influenciadores é uma estratégia poderosa que pode ser amplamente explorada no WhatsApp. Identifique influenciadores que estejam alinhados com sua marca e que tenham um público semelhante ao seu. Eles podem compartilhar informações sobre seus produtos, oferecer análises honestas ou até mesmo realizar sessões de perguntas e respostas com seus seguidores.
A parceria com influenciadores não apenas aumenta a visibilidade da sua marca, mas também cria um senso de autenticidade, pois a recomendação vem de uma fonte confiável. Certifique-se de estabelecer diretrizes claras e alinhar as expectativas com os influenciadores para garantir uma colaboração bem-sucedida.
À medida que você implementa essas dicas em sua estratégia de marketing, estará abrindo portas para uma comunicação mais envolvente e direcionada com seu público-alvo.
Quais as vantagens do uso do WhatsApp
As principais dicas para poder montar sua estratégia você já tem, mas também é bom entender mais sobre as vantagens que o uso do WhatsApp oferecem.
Tendo essa compreensão você vai conseguir ter um olhar mais direcionado e vai entender porque realmente vale a pena investir parte do marketing nessa ferramenta. Acompanhe logo abaixo!
Praticidade
Uma das vantagens mais presentes do WhatsApp, principalmente a versão business para a finalidade que você deseja, é a praticidade. A forma de comunicação acontece muito mais facilmente, o que auxilia para que você consiga transmitir a mensagem necessária ao cliente.
É uma forma muito objetiva de comunicação, sem distrações e que chega diretamente no celular do cliente. Com isso, as chances de que ele de fato irá abrir e ler o conteúdo da sua ação, é praticamente de 100%.
Sendo assim, é uma praticidade que poucos meios proporcionam, ainda mais porque não existe a necessidade de destaque em relação a concorrentes. Quando você possui uma ação de marketing em outro ambiente, por exemplo, pode haver algum concorrente no mesmo local e o cliente ser atraído pela ação que conseguir prender mais a atenção.
No caso do WhatsApp isso não acontece, pois é um canal de comunicação direto, não passa por distrações ou outras atividades que podem dividir a atenção.
Agilidade
Outra vantagem muito grande que você obtém é a agilidade, porque a entrega da mensagem é instantânea, desde que o destinatário também esteja conectado na internet.
Com isso, o envio é ágil, ainda mais quando utilizada a versão web, em que você tem mais chances de concluir o envio para diferentes clientes em pouco tempo. Assim, não existe a necessidade de demandar uma enorme quantidade de tempo em cada execução, pois a plataforma é fluida.
Alcance
Mais um benefício muito relevante do uso do WhatsApp para envio de suas estratégias de marketing é o alcance que a plataforma possui.
Como você viu no começo do texto, a grande maioria dos brasileiros utiliza esse mecanismo para comunicação. Isso quer dizer que as chances de você poder se comunicar com seus clientes através dessa plataforma, são muitas.
Dependendo da faixa etária do seu público é que pode haver uma queda no uso desse aplicativo, como no caso do público um pouco mais velho. Porém, mesmo entre esse público está ocorrendo o crescimento do uso, de modo que com o passar do tempo não haverá mais essa diferenciação etária.
Acesse este outro artigo e conheça algumas dicas essenciais para melhorar a retenção de clientes em sua agência. Não perca!
Conheça o PubliDesk
Com o PubliDesk, você centraliza todas as interações – e-mail, telefone, WhatsApp, Telegram, Messenger e Instagram – em um único lugar, organizando contatos e potencializando conexões de forma inteligente.
Ofereça mais do que respostas rápidas: entregue experiências que encantam e fidelizam seus clientes.
Eleve seu atendimento com o PubliDesk.
Considerações finais
Todas as dicas trazidas poderão servir para que você consiga formular campanhas e ações adequadas ao meio em que elas serão veiculadas. E isso é uma das coisas mais importantes do marketing digital, entender que a comunicação precisa ser diferente de acordo com a plataforma utilizada.
As ações de marketing realizadas no Instagram, por exemplo, são muito diferentes das ações que você pode montar para o WhatsApp, assim como são diferentes das estratégias usadas no Facebook ou no E-mail Marketing.
Isso quer dizer que é fundamental sempre localizar não só o público, como o meio utilizado para realizar o contato.
Dentro disso, observe todas as dicas, orientações e informações que o artigo abordou até aqui para que você consiga ter um processo criativo mais rico e elaborado com foco realmente no que é importante para você.
Assim, a criação de sua estratégia de marketing no WhatsApp ocorrerá com mais facilidade e com mais chances de sucesso!
E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!
Trackbacks/Pingbacks