fbpx

A landing page é um dos elementos do marketing digital voltada para a conversão de clientes. O objetivo dessa página é ofertar o produto ou serviço e converter o internauta em um comprador.

Para que a ferramenta atinja o seu foco, o site deve ser envolvente e manter o cliente o mais tempo possível navegando entre as abas e consumindo o conteúdo que é divulgado. É necessário que o texto envolva e converta seus visitantes mais valiosos desde o primeiro clique.

Como usar

A intenção da landing page é ótima, mas deve ser muito bem utilizada pelos profissionais envolvidos. A ferramenta ajuda os visitantes da página a seguirem até o final do funil de vendas e se converterem em clientes no final do processo.

O formulário solicita algumas informações básicas que devem ser preenchidas pelo internauta e, em seguida, a pessoa “ganha” uma recompensa por ter fornecido aquelas informações.

A estratégia de landing page muitas vezes é utilizada em conteúdos informativos sobre determinado tema. Se o visitante realmente quer chegar ao fundo daquele material, vai preencher os dados e receber o que procura.

A ferramenta também pode oferecer uma oferta especial. O texto incentiva o público a preencher o formulário e, no final do processo, recebe algo em troca, como um desconto em alguma compra ou algum item promocional.

Conteúdo relevante e chamativo

Para quem está começando ou se informando a respeito do tema, pode parecer uma ferramenta complexa, mas não é tudo isso. Muitos softwares são voltados para a produção de landing pages e muitas empresas de comunicação se capacitam para oferecer esse serviço.

A landing page ideal deve ser chamativa, mas não de maneira grotesca, e ser incluída no momento certo. Para que entenda melhor, imagine que a sua empresa seja uma marca de roupas, a página pode ser inserida assim que a pessoa acessa o site, solicitando um e-mail e dando um desconto na primeira conta.

Outro exemplo são as empresas que oferecem conteúdos especializados sobre determinados temas. Se um internauta está em busca de algum material específico, ao começar a ler sobre o tema, a landing page pode surgir conforme o visitante faz a sua leitura e, ao preencher o formulário, a pessoa recebe o material completo que vai auxiliá-lo na sua pesquisa.

Essas sugestões podem ajudar a identificar como a ferramenta pode ser utilizada dentro da estratégia de marketing. Mas, além de saber onde incluí-la, é importante ter noção de como montar essa página.

Importância da conversão

Alguns empresários ou até mesmo quem está começando agora neste mercado, se depara com essa estratégia e se pergunta qual a necessidade da implantação da landing page.

Além de gerar visitas à sua página, é importante fidelizar essas pessoas que acessam os conteúdos ou até mesmo os produtos do site. Cada landing page é personalizada, sendo assim, cada contato que conquistar terá o assunto pelo qual ele se interessou no site.

Por meio da landing page, além da conversão, a empresa pode conseguir:

  • Construir um relacionamento com a pessoa. A empresa poderá investir em conteúdos que aproximem a companhia ao visitante, oferecendo a ele conteúdos que são interessantes, gerando um aumento de confiança;
  • Perfil do cliente. Por meio das landing pages e das informações fornecidas quando são preenchidas, a empresa pode montar um perfil do público que acessa o site e analisar se as pessoas alcançadas são as mesmas que estavam no planejamento de marketing quando a estratégia começou a ser colocada em prática;
  • Auxílio a equipe de vendas. Os formulários também podem ser ótimas oportunidades da empresa se conectar com possíveis compradores;

Além da conversão, as páginas de destino podem ter mil e uma utilidades, se tornando um dos pilares ideias do marketing digital.

Por que é tão fundamental?

Por meio da landing page, quando a empresa possui mais de um produto, é possível distinguir um cliente do outro e monitorar o seu comportamento e personalidade pelas informações oferecidas no formulário.

Assim, é possível criar conteúdos ou promoções que se alinhem mais a cada tipo de cliente, tornando a empresa mais próxima a pessoa.

Outra vantagem é a ampla aquisição de clientes. Em estratégias do começo dos tempos, eram necessárias milhares de ligações e contatos com possíveis clientes para ter um resultado definitivo e, em muitos casos, os retornos não eram positivos.

Com a adoção da landing page e uma boa estratégia de divulgação, a página pode atingir milhares de pessoas e conquistar pessoas que realmente estejam interessadas no produto ou serviço que a sua empresa está oferecendo.

O formulário age de maneira muito mais assertiva e economiza mais tempo das equipes de captação e de vendas. Com os contatos das pessoas interessadas, a conversa se torna muito mais fluída e os gastos com essa aquisição são muito menores.

O que deve ter em uma boa landing page?

Para se ter uma boa landing page, além de ser chamativo e relevante, deve carregar elementos que tornem o conteúdo interessante. Mas como saber quais elementos são esses?

Em formulários utilizados em diversas estratégias, alguns itens são mais fáceis de serem destacados e de extrema importância na hora de serem aplicados. Entre eles, é importante incluir:

Ofertas

As pessoas não irão simplesmente oferecer as informações sem mais nem menos. Elas precisam ser incentivadas a fazerem isso. Oferecer promoções, descontos ou prêmios é uma aposta para chamar atenção do visitante.

Conteúdo

Claro que esse é um dos elementos mais relevantes nessa estratégia. Uma landing page ideal deve ter um título sucinto que, de cara, apresente o tema principal daquele formulário, uma descrição, que explique de maneira clara e rápida do que se trata aquela promoção e algum conteúdo visual, que represente o que está sendo falado naquela página.

Elementos visuais também são muito mais chamativos e ajudam na compreensão do texto sem que haja uma leitura muito aprofundada da descrição da página. Landing pages com conteúdos visuais tem 80% mais chances de serem convertidas do que outras páginas.

CTA e informações do formulário

O CTA (Call to Action), são “botões” ou textos que convidam o visitante a realizar alguma ação dentro do site. Na maior parte dos casos, são palavras ou expressões que impõem esse desejo a pessoa, incentivando-a a seguir o caminho traçado pela estratégia.

Mas, para que esse caminho seja trilhado, a empresa também deve saber quais informações devem ser solicitadas e deixar os campos claros para o cliente. Peça por dados realmente relevantes, que vão ajudar a compor o perfil da persona e sinalize como é importante preencher cada lacuna solicitada.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!