Aplicar um conjunto de práticas e metodologias com o objetivo de administrar o comportamento dos seus colaboradores, a fim de melhorar os resultados da sua empresa, isso é gestão de pessoas.
Um processo de gestão eficiente garante que a organização tenha condições de garantir aos seus clientes um atendimento de qualidade. Como? Mantendo os colaboradores engajados e vestindo a camisa em nome da empresa, todos comprometidos por um bem maior, em uma busca constante por resultados.
Afinal de contas, a implementação de boas práticas na gestão de sua equipe, garante a satisfação de seus funcionários e a otimização da produtividade.
Pois assim, todos sentem a mesma vontade de estar produzindo e entregando resultados para crescerem junto com a empresa.
Parece ótimo na teoria, não é mesmo? Mas e como aplicar na prática do dia a dia?
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas e estratégias empregadas para aumentar a motivação dos colaboradores, reter talentos e melhorar os processos da empresa.
Assim, a gestão de pessoas envolve diversos aspectos e etapas que envolvem o capital humano de uma agência, como o recrutamento, treinamento, desenvolvimento e orientações específicas que visam a retenção de talentos.
Dessa forma, a contratação e a capacitação são as duas primeiras etapas para gerenciar pessoas com mais estratégia.
Já na etapa de recrutamento é fundamental que os responsáveis pela gestão de pessoas identifiquem perfis adequados à empresa, ou seja, aqueles que estão alinhados com a missão, visão e valores do negócio.
Essa etapa é crucial para que os talentos sejam compatíveis com a empresa, o que facilita o treinamento e retenção de pessoas.
Após a contratação, a gestão de pessoas também é responsável por desenvolver ações de engajamento do capital humano da empresa, desenvolvendo estratégias para o treinamento e motivação da equipe.
Vale lembrar que todas as ações devem estar alinhadas com os propósitos do negócio, neste caso, de uma agência de comunicação.
Qual o objetivo da gestão de pessoas em uma agência de comunicação?
Os objetivos da gestão de pessoas em uma agência de comunicação podem ser vários, sempre de acordo com as demandas da empresa no momento. No geral, esses objetivos podem ser o seguintes:
- Garantir que as pessoas contratadas estejam alinhadas com a missão, visão e valores da agência e de acordo com o perfil de cliente atendido;
- Construir e alinhar uma cultura que visa a produtividade e alto desempenho da equipe;
- Desenvolver uma relação de trabalho positiva entre colaboradores e gestores, fazendo com que a agência tenha um clima de alta confiabilidade entre as partes;
- Criar e aplicar técnicas para gerenciar o capital humano com ética e empatia;
- Integrar colaboradores à organização, para que a empresa alcance seus objetivos, sempre alinhado às estratégias do negócio;
- Garantir a satisfação dos clientes atendidos, por meio do atendimento e serviços prestados ao consumidor.
Qual a importância de investir em gestão de pessoas em agências?
A gestão de pessoas é importante por um motivo bem simples: é o capital humano que move qualquer agência de comunicação.
Mais do que qualquer outro setor, o criativo depende de um time sempre motivado, para que o ambiente de trabalho seja propício ao surgimento de ideias e soluções.
Além disso, é fundamental que a equipe esteja completamente integrada à empresa, para que conheça o ritmo de trabalho adequado e o perfil de cliente atendido pela agência.
Com isso, a equipe se torna capaz de atender as demandas da agência com excelência, senso de pertencimento e criatividade.
Entenda os pilares da gestão de pessoas
Agora que já compreendemos o que é a gestão de pessoas e qual a sua importância para as agências de comunicação, confira e entenda os pilares da gestão de pessoas.
1. Motivação
Essa é a base central da gestão de pessoas. Afinal, é a partir da motivação que os colaboradores passam a ser mais produtivos, passam a ser capazes de aprender com maior facilidade por estarem curiosos, além, é claro, de manter o clima da agência amigável.
Não raramente, colaboradores relatam a falta de motivação no ambiente de trabalho. Isso pode acontecer pela falta de propósito na agência, já que essa pessoa pode sentir que não possui uma função bem definida no trabalho.
Além disso, gerências excessivamente rígidas, salários incompatíveis com o mercado e uma cultura organizacional falha podem gerar insatisfação.
Vale lembrar que é fundamental que a agência e a equipe tenham expectativas alinhadas e isso se inicia já no processo seletivo. Depois de selecionar as pessoas certas, ter processos bem definidos e metas claras são algumas das estratégias que trabalham a motivação.
2. Liderança
Também é papel da gestão de pessoas treinar e desenvolver os coordenadores de uma agência, para que eles sejam referência para os demais colaboradores.
Os coordenadores devem ser preparados para sanar dúvidas, delegar tarefas, além de inspirar toda a equipe. Muito além de capacidades relacionadas ao currículo, as soft skills são fundamentais.
Bons líderes sabem se comunicar com clareza, possuem empatia e olhar global da agência.
3. Comunicação
Ter uma comunicação clara e assertiva é um dos pilares da gestão de pessoas, contudo, infelizmente, muitas agências pecam nesse quesito.
É preciso estabelecer processos bem definidos, para que a equipe saiba a ordem de realização das tarefas, além de incentivar as trocas e interação de todo o time.
Agências que prezam pela comunicação se tornam mais criativas, já que um ambiente favorável ao diálogo também é um ambiente fértil para que todos possam apresentar suas ideias sem medo de errar.
4. Cooperação
A competição vai contra a ideia da construção de uma gestão de pessoas. Por isso, apostar na cooperação, novamente, é uma estratégia que as agências podem e devem adotar para que o ambiente seja de fato mais criativo e saudável.
Em um ambiente que preza pela cooperação, todos os profissionais colaboram para o crescimento uns dos outros.
Incentivar a cooperação também é uma excelente maneira de integrar todo o time, quebrando barreiras entre líderes e demais integrantes da equipe.
5. Capacitação
Capacitar é uma das melhores maneiras de valorizar o capital humano da agência. É a partir de práticas como treinamento e desenvolvimento (T&D), que as pessoas se sentem valorizadas e se tornam aptas a entregar com alta qualidade.
Em um cenário cada vez mais competitivo, agências que desejam se destacar sabem que devem ter um time valioso e capacitado.
Mais do que oferecer uma capacitação esporádica, investir de verdade significa ouvir sobre a experiência dos colaboradores e procurar gargalos relacionados à falta de capacitação.
Portanto, cursos, palestras, workshops e outros devem ser realmente úteis para o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe.
6. Cultura da participação
Permitir que cada colaborador atue ativamente nas decisões da empresa é uma grande estratégia para garantir que a equipe seja proativa.
Afinal, não dá para esperar grandes soluções de um time que não é incentivado a opinar e agir, certo?
Incluir a cultura da participação é um dos pilares da gestão de pessoas que deve estar na sua agência, justamente para despertar o desejo de “fazer parte” nos seus colaboradores.
Aplicando as práticas na sua agência
Estabeleça uma boa comunicação entre todos os colaboradores
Comunicação ativa e eficiente entre todos os setores permite que a organização mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos da empresa, novidades e decisões. Já pensou trabalhar em um ambiente em que ninguém sabe o que está acontecendo?
Quem entrou no time, quem saiu, quais os projetos que estão acontecendo, quais os clientes novos que estão entrando… Para manter as pessoas engajadas, é preciso fazer com que todos sintam-se incluídos como uma parte importante da empresa.
E além disso, sintam-se com voz ativa nesse ambiente, para dar ideias, sugestões ou até fazer uma crítica construtiva. Mantenha esse canal aberto com as pessoas que fazem parte do seu time.
Esteja aberto para ouvir a sua equipe
Fortalecendo o que já citamos anteriormente, mantenha-se disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer, e reconhecer essas pessoas como uma peça importante do todo.
Qualquer estratégia de gestão começa ouvindo os colaboradores, afinal de contas, são eles a peça principal de todo o processo. Através de uma comunicação eficiente e transparente, fica mais fácil de encontrar soluções para os problemas do dia a dia.
Assim, é importante estar disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer, reconhecer essas pessoas como uma peça importante do todo. Este processo de escuta também tem um importante papel na motivação dos seus profissionais.
Dados obtidos pela Gallup revelam que 70% do engajamento e da motivação da equipe são fruto do trabalho dos líderes da empresa.
Por isso, para que a sua agência possa implementar um modelo de gestão de pessoas eficiente, capaz de aumentar a sua performance no mercado, é importante que o time de gestão acompanhe de perto não só as ações, mas as ideias de todos os membros do time.
Clima organizacional
O clima organizacional é um dos fatores determinantes para manter os colaboradores motivados e produtivos.
O ambiente de trabalho deve ser um lugar leve e amigável, focado em promover o trabalho em equipe. Além disso, é importante quebrar as barreiras entre os gestores e membros das equipes.
Mas, para conquistar um excelente clima dentro da sua agência, não basta esperar que todos se deem bem e curtam a experiência de trabalho juntos. Em casos nos quais as tarefas requerem um conjunto de pessoas atuando em sincronia para serem realizadas (cenário típico de uma agência de publicidade), é comum que surjam desentendimentos e frustrações. Assim, é importante trabalhar ativamente na criação de um clima organizacional positivo.
Para isso, você pode investir em atividades e dinâmicas de construção das habilidades de trabalho em equipe e de boas relações entre as pessoas de diferentes setores e níveis hierárquicos. Uma boa ideia para tornar a atmosfera destes momentos menos organizacional e mais amistosa é tirá-los de dentro do ambiente da agência e aproveitar os interesses dos colaboradores.
Uma atividade de lazer que está em alta e com certeza vai motivar o trabalho de equipe e aprimorar o clima organizacional é uma competição em escape room. No jogo, os participantes podem ser divididos em duas equipes, que serão isoladas em um ambiente fechado do qual precisam conseguir escapar resolvendo charadas e quebra-cabeças juntos.
A equipe que conseguir escapar mais rápido ganha, e você pode elaborar prêmios para os vencedores. Nestes momentos, é importante incluir dos gestores aos membros juniores, para criar pontes entre todos.
Fit Cultural
O Fit Cultural é uma ferramenta essencial para garantir que os colaboradores se encaixem perfeitamente na cultura e nos valores da sua agência. Uma cultura organizacional sólida é fundamental para o sucesso a longo prazo, e é por meio do teste de Fit Cultural que você pode identificar candidatos que não apenas possuem as habilidades técnicas necessárias, mas também compartilham a visão e os princípios da sua agência.
Se você deseja simplificar o processo de identificação de candidatos alinhados com a cultura da sua empresa, a JobConvo tem a solução ideal. Com a JobConvo, você terá acesso a uma plataforma de recrutamento que inclui o teste de Fit Cultural, ajudando a construir uma equipe verdadeiramente engajada e alinhada com a missão da sua agência. Clique aqui e saiba mais!
Invista em treinamentos
A gestão de pessoas trata principalmente da valorização do colaborador que está na sua empresa. A sensação de valorização e realização no local de trabalho, auxilia na qualidade de vida do funcionário.
Oferecer treinamentos, cursos e workshops aos seus funcionários é mostrar que a empresa valoriza seus profissionais. Além disso, o investimento neste setor oferece excelentes retornos para o desempenho da agência, visto que o colaborador estará cada vez mais capacitado e confiante para exercer bem as suas funções dentro da organização.
Para selecionar os melhores cursos e workshops, lembre-se de aplicar uma das dicas que demos anteriormente e ouvir seu time. É importante saber o que as pessoas que desempenham cada função sentem que falta em seu skill set para desenvolver seu trabalho com maior eficiência e segurança.
Acredite no poder do feedback bem dado
A cultura de feedback demonstra a preocupação e o interesse da empresa com o desenvolvimento do colaborador, e assim, acaba mantendo o clima organizacional saudável e melhorando os resultados como um todo. Mas é importante ter em mente que existem formas ideais de comunicar este feedback.
Por exemplo, evite utilizar formatos como elogiar para em seguida chamar atenção a algum problema: “O último job do cliente X ficou excelente, mas a revisão dos textos precisa ser mais cuidadosa…”. Isso deixa a sensação de que o elogio foi apenas para tirar o peso da crítica.
É muito mais eficiente marcar reuniões de feedback periódicas e explorar separadamente pontos positivos e negativos. Também é muito importante evitar comentários genéricos e ser bastante assertivo ao elencar pontos que precisam melhorar e que são excelentes.
Está pronto para alinhar os seus colaboradores em prol da sua agência? As práticas e metodologias da gestão de pessoas podem gerar os resultados que a sua agência está precisando.
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