Podemos perceber o quanto a tecnologia tem acelerado o processo de transformação digital na atualidade. O mercado está mudando, e em consequência disso, a forma de consumo também.
No entanto, agora, com a acessibilidade de internet e de aparelhos cada vez mais modernos e práticos, empresas e marcas podem atuar de maneira online, dispondo de estratégias para conquistar novos públicos.
Em se tratando de estratégias online, podemos perceber a devida importância do marketing digital. Afinal de contas, na internet, também existem concorrentes, e dessa forma, precisamos buscar novas informações e meios de atrair clientes de maneira estratégica.
Nesse ponto, percebemos e eficiência do funil de marketing— ou funil de vendas — que tende a conduzir o usuário por uma estratégia de conversão altamente eficaz.
No entanto, muitos empreendedores que estão migrando para o digital ou já atuam na internet há algum tempo, ainda não sabem o que significa o funil de vendas e por que ele é tão importante para a conquista de novos clientes.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o funil de vendas.
Funil de marketing: o que é?
O funil de vendas — também conhecido como pipeline — nada mais é do que um modelo estratégico que visa mostrar a jornada do cliente.
Esse processo acontece desde o primeiro contato que o cliente teve com uma marca até a efetiva concretização da sua venda, no carrinho de compras ou por outro meio.
Em determinadas situações, o funil de vendas pode ir muito além da concretização, trazendo o pós-venda como um processo importante para algumas marcas.
Em outras palavras, podemos dizer que o funil, de maneira geral, faz a representação do caminho que o cliente é conduzido, até que a compra seja fechada por ele.
Portanto, o funil de vendas irá acompanhar ou conduzir o seu possível cliente, começando pelo primeiro momento em que ele entende a oferta da sua empresa, até o momento em que ele resolve comprar de você.
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Principais etapas do funil de marketing
Entendendo o conceito e a importância do funil de marketing, está na hora de conhecer a estrutura dessa estratégia, pois, conforme vimos, ela é muito importante para todas as atividades de marketing de uma empresa! Vamos conferir quais são elas:
1. Topo de Funil — Descoberta e Aprendizado
Em geral, o topo de funil (também conhecido como ToFu) é bastante conhecido justamente por ser a fase de descoberta de uma pessoa, ou seja, a etapa onde é gerada a consciência.
Isso porque, até o momento, sabe-se que a pessoa ainda continua sendo totalmente indiferente em relação à sua necessidade ou problema.
Em outras palavras, podemos dizer que essa a pessoa, nesse estágio do funil, ela ainda não busca nenhum serviço ou produto porque ainda desconhece que tem um problema.
Entretanto, quando ele tiver o primeiro contato com a sua marca, ela terá uma compreensão acerca desse “gap” e, assim, irá estudar sobre o assunto.
2. Meio de Funil — Reconhecimento e Consideração da Solução
Para sair da primeira etapa do funil e entrar na segunda etapa, a primeira característica dessa atividade é o reconhecimento do problema.
Nesse momento, o visitante já estudou/leu bastante sobre o assunto e já consegue entender que possui um problema, e logo, precisa resolvê-lo.
Desse modo, agora ele vai buscar maneiras de resolver essa demanda, e por esse motivo, é fundamental apresentar técnicas e dicas que possam ajudar essa pessoa a avançar o funil de marketing.
Além disso, no meio de funil, já podemos lidar de maneira eficiente com os leads, que basicamente são pessoas que interagiram com a sua marca, se mostraram interessadas, e deixaram algum contato para que a empresa retorne em um futuro próximo.
Esse contato pode ser um e-mail ou até mesmo um telefone para contato.
3. Fundo de Funil — Decisão
No fundo de funil, também conhecido como BoFu, já estamos lidando com os famosos MQLs (Marketing Qualified Leads).
Eles basicamente são leads que acabaram passando por um processo de educação, onde a equipe de marketing classificou-os como prontas para receberem o contato de um vendedor.
Além disso, uma MQL, de maneira prática, sabe que tem um problema, e assim, não irá conseguir resolver sozinho. Dessa forma, ele já percebeu que vai precisar realizar contratação de um serviço.
No entanto, ainda podemos lembrar que algumas empresas acabam indo muito além do último funil de marketing: eles vão para o pós-venda.
Como você já deve saber, essa etapa costuma ser inteiramente focada em fidelizar um novo cliente, transformando-o, por fim, em um cliente — e um verdadeiro promotor da sua marca.
Entretanto, a questão de colocar o pós-venda como uma quarta etapa do funil de marketing é opcional, e portanto, varia de acordo com as estratégias de marketing internas do negócio.
Por que é importante investir em funil de marketing?
Embora as estratégias de inbound marketing visam unicamente o aumento de leads por meio do oferecimento de materiais ricos, usar essa única forma para captar clientes, pode acabar virando um erro, seja a curto, médio ou a longo prazo.
Isso se dá porque notamos que os consumidores estão cada vez mais educados, ou seja, mais conhecedores dos produtos, serviços e marcas que desejam se relacionar.
Então para conquistar esses clientes, é necessário montar um funil de marketing bem estruturado e que já acompanha tendências.
Assim, o usuário é convertido em um lead com conteúdos mais embasados, atuais e que ofereçam confiança e estímulo o seu interesse em comprar da empresa.
Conclusão
Conforme vimos, o funil de marketing é de suma importância para a competitividade de uma empresa. Afinal de contas, nos dias atuais, precisamos de estratégias mais eficientes para acompanhar as tendências de consumo, e assim, ter mais facilidade para conquistar clientes.
Por esse motivo, atente-se ao conceito e as fases do funil de marketing nos tópicos acima para garantir ainda mais sucesso em suas conversões, e assim, ter ainda mais oportunidades de escalar sua marca diante da concorrência.
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