O e-mail marketing é uma das melhores estratégicas para comunicação entre sua empresa e o público-alvo. Mas para que isso seja eficiente e surta os efeitos que você espera, é necessário ter boas práticas.
Conheça, agora mesmo, quais são as principais boas práticas que você deve aplicar na sua estratégia de e-mail marketing e entenda como melhorar seus resultados.
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O que é e-mail marketing?
Antes de começar a falar sobre as boas práticas que você deve incluir na sua estratégia de e-mail marketing, é essencial esclarecer o que é e como funciona esse tipo de marketing.
Primeiramente, o e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação entre as empresas e os clientes. Ele é como se fosse um e-mail comum, porém com a intenção de divulgar sua marca, serviço ou produto.
Conforme o Sebrae, o e-mail marketing é uma forma de manter contato com clientes e criar campanhas, fazer pesquisas de satisfação, ofertar promoções e buscar clientes novos para sua empresa.
Dito isso, você pode notar o tamanho do potencial e da importância que esse tipo de estratégia possui. Por isso, dedicar conhecimento para realizar campanhas produtivas através de e-mail marketing, é mais do que essencial.
É uma das maneiras mais fáceis, rápidas e que consegue abarcar todo seu público com custo reduzido e com força de informação.
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Conheça as boas práticas para usar no e-mail marketing
Como visto acima, o e-mail marketing pode produzir grande impacto em uma campanha, porém você deve ter cuidados especiais para que consiga obter os resultados desejados ao invés de apenas ser mais um e-mail na caixa de entrada do seu cliente.
Dentro disso é que estão as boas práticas que você deve conhecer para poder utilizar nas suas estratégias e conseguir obter melhores resultados.
O relacionamento com o público deve ser pautado por algumas questões, entre elas relevância no assunto, comunicação personalizada e qualidade visual. Tudo isso é importante para a efetivação da comunicação e está dentro das boas práticas.
Veja, logo abaixo, algumas das principais boas práticas que você pode adotar para ter maior retorno com o e-mail marketing e ter a proximidade necessária com seu público.
Você vai ver as seguintes práticas:
- Segmentação de público;
- Personalização dos e-mails;
- Cuidado para não ser chato;
- Compatibilidade de design.
Segmentação do público-alvo
Uma das principais boas práticas que você deve prestar atenção nas suas estratégias é a segmentação do seu público-alvo. Acima você viu que é preciso ter relevância no assunto do e-mail e para isso é preciso que o público esteja certo.
Não adianta você mirar a estratégia no público errado, pois por melhor que seja o conteúdo do e-mail, não vai surtir efeitos. E isso era muito comum de acontecer até um tempo atrás, pois os e-mails não eram direcionados dessa forma, mas sim enviados em massa.
No entanto, segmentar seu público e entender qual é o foco, é fundamental. Para isso, você pode se valer de aplicativos e softwares de automação e ferramentas que conseguem estudar e segmentar seu público. A partir disso, envie seu e-mail marketing de forma estratégica.
Se essa prática não for observada, as chances de sua estratégia ser inadequada e inconveniente para quem recebe, é alta. E não é esse seu foco.
Personalização dos e-mails
Em complementação ao tópico anterior, você deve adotar a prática de personalizar os e-mails. Quando você segmenta o público alvo e entende qual é o seu foco, sabe como se comunicar com essa parcela do público.
Com isso, deve personalizar o conteúdo para definir seu tema de forma adequada e que corresponda às expectativas dos clientes.
Dentro dessa prática se encaixa também questões de dia e horário para envio do seu e-mail marketing. Se você personalizada o e-mail, quer dizer que está mais próximo do seu público-alvo e precisa conhecer como ele se comporta.
Assim, você vai saber quando esse público está mais aberto para receber o e-mail e dar a atenção necessária para converter o lead.
Cuide para não ser chato
Outra boa prática necessária em sua estratégia é o cuidado para não deixar o conteúdo chato. E isso não tem nada a ver com o tamanho do e-mail. Você pode enviar um conteúdo relativamente longo, mas que seja envolvente e personalizado a ponto de ser do interesse do cliente a leitura até o final.
Em geral, incluir boa quantidade de informações é importante, pois ajuda o cliente a tomar a decisão se seu produto ou serviço vale a pena. Porém, é importante filtrar essas informações para que não sejam redundantes ou superficiais.
Compatibilidade de design
Além do que já foi abordado, outra boa prática que você deve adotar é cuidar a compatibilidade do design do seu e-mail.
Em geral, as estratégias se preocupam com o visual do e-mail, se vai ser algo atrativo e se vai chamar atenção do público-alvo. E isso está certo, é preciso usar o design correto e o mais adequado possível.
No entanto, o cuidado precisa ir um pouco mais além nesse aspecto, pois existe mais de uma plataforma para abertura de e-mail.
Você não sabe se o cliente irá abrir o e-mail em um notebook ou em um smartphone ou tablet, por exemplo.
Inclusive, dependendo de qual é seu público-alvo isso é ainda mais relevante, pois o público jovem está cada vez mais ligado em dispositivos móveis, assim como públicos de outra faixa etária também estão migrando cada vez mais e utilizando mais de um tipo de dispositivo.
Levando isso em consideração, se você não moldar o design para que seja compatível com mais dispositivos, corre o risco de perder sua estratégica pela impossibilidade de entrega do material conforme ele foi projetado.
Dessa forma, você pode notar que existem diversas boas práticas que podem ser adotadas em uma estratégica para que você tenha maiores chances de ter sucesso. Pensar em todas essas questões é essencial para conseguir montar um e-mail marketing de qualidade e que tenha o retorno que sua empresa espera.
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