Com a crescente exigência do público-alvo em aceitação às campanhas publicitárias geradas no mercado competitivo, estabelecer um planejamento adequado tem exigido estudo, foco, dedicação e muita criatividade. Atualmente, para que um planejamento de mídia seja eficiente, é necessário ter uma estratégia bem definida para prender a atenção do seu público-alvo.
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O que é um planejamento de mídia?
Chamamos de planejamento de mídia o documento que detalha o trabalho estratégico que vai definir como será a atuação da campanha. O planejamento deve ser construído após uma análise criteriosa do público-alvo.
Antes de iniciar é preciso ter claro detalhes, como a faixa etária que é preciso atingir, gênero, geolocalização, hábitos do público, gostos e como o público-alvo costuma consumir conteúdo.
Por meio de uma pesquisa é possível entrevistar os clientes e entender quais canais eles usam para se informar, quais influenciadores são referência para este público e como estas pessoas se comunicam.
Outro ponto importante é ter claro qual o discurso será adotado na campanha, de acordo com as características da marca. Tudo depende da impressão que é preciso passar. A marca pode ter uma abordagem descontraída, com linguagem solta ou pode ser séria, voltada para um público mais exigente.
Após o estudo de persona é possível iniciar o planejamento de mídia com mais foco. O ambiente digital traz uma infinidade de possibilidades. Ao fazer um planejamento preciso a assertividade será maior e poderá trazer experiências para as mídias tradicionais também.
As possibilidades são enormes, inclusive de uma campanha multiplataforma, unindo mídia digital e mídia offline. Por exemplo, uma arte feita para um outdoor pode ser adaptada para um post em redes sociais. Isso reduz tempo de trabalho e dinamiza custos.
Com base nisso inicia o processo de listagem dos melhores meios para veiculação e o melhor momento de chegar ao público. É importante ter claro quais são as possibilidades de veiculação e quão vantajosas são.
O documento ainda estipula qual montante será investido e os melhores formatos para apresentar este conteúdo, seja nos meios digitais ou tradicionais, como TV, outdoor e impressos.
Escolha das mídias ideais
Selecionar a mídia ideal para o seu planejamento publicitário compreende o entendimento do seu perfil de público, o seu comportamento nos meios digitais e em qual tipo de plataformas é mais certo o seu acesso.
É a partir desse estudo de mídias que se estabelecem as melhores organizações para a aplicação de planos de ações efetivos para cada perfil de público. A capacidade de engajamento pelos canais midiáticos é positiva e satisfatória quando a agência de comunicação trabalha de forma organizada, com disciplina e foco.
Leia mais: Mídia online e offline | Conheça mais sobre os tipos de mídia utilizados no mercado da publicidade.
Importância para o plano de mídia
Agências que são responsáveis pelo marketing de grandes empreendimentos utilizam plataformas automatizadas e promovem a veiculação de campanhas em canais midiáticos com resultados significativos para esses empreendimentos.
Isso significa que o uso da tecnologia digital é um grande influenciador nos processos de posicionamento e aumento da visibilidade de empresas em todos os segmentos.
O plano de mídia é importante para definir quais os melhores canais midiáticos a serem utilizados para determinado segmento, definindo as principais plataformas para a divulgação de campanhas.
Leia mais: Como o uso de um sistema pode impactar na produtividade da agência.
O planejamento de mídias pontua fatores de relevância como:
- O melhor horário para veiculação de campanhas nos canais determinados;
- O tipo de mídia que possui maior potencial para a captação do público-alvo;
- Qual dos canais apresentará maior fluxo de divulgação;
- Os custos-benefícios dos meios midiáticos em relação ao posicionamento das campanhas nesses canais.
Além desses, muitos outros fatores são considerados para que uma campanha se desenvolva com bons resultados e com a capacidade de captação de público cada vez mais intensificada.
Dicas para ter sucesso no planejamento de mídia
Para ter sucesso com a criação de um planejamento midiático, é necessário compreender todas as possibilidades e oportunidades do empreendimento no mercado em que atende.
Para isso, é necessário estabelecer estratégias efetivas para um posicionamento adequado capaz de promover o engajamento do seu público nesses canais. A seguir, algumas dicas para um planejamento midiático de sucesso:
Objetivo
Estabeleça os objetivos da campanha, ou seja, quais resultados deseja obter com as ações midiáticas. Acompanhe os objetivos da mídia que são:
- Criar uma percepção de marca para determinado público;
- Mudar uma ideia ou imagem de marca;
- Reforçar e reafirmar uma ideologia de marca, gerando impacto com ações inteligentes e mais certeiras.
Com esses objetivos definidos, é possível elaborar a construção de conteúdos relevantes para uma campanha impactante e de posicionamento conceituado.
Estratégias
Trabalhe um planejamento estratégico de campanhas relevantes e atrativas ao perfil do seu público.
Esta estratégia é o que definirá a impressão que a sua campanha transmitirá ao seu público. Portanto, deve ser bem elaborada e ter coerência com as reais necessidades dos usuários nos canais onde será divulgada.
Essas estratégias podem ser utilizadas de forma básica para definir a parte principal de comunicação da campanha, ou de complemento, que define a importância e as qualidades dos produtos ou serviços e de apoio. E assim, tem a capacidade de reforçar a marca da empresa nos canais onde é divulgada.
Locais para veiculação
Ao compreender onde o seu público-alvo se encontra, é possível determinar quais as praças de veiculação das campanhas.
O importante é que as suas ações de mídias alcancem o perfil estabelecido e tenham acesso nos locais de relevância para os empreendimentos, ou seja, onde os clientes terão real acesso aos seus produtos e serviços.
Como funciona a criação de um planejamento de mídia
Após levantamento dos dados básicos de persona e possibilidades de mídias podemos iniciar a construção do planejamento.
Entenda bem os canais
Antes de tudo é importante entender se o conteúdo produzido tem coerência com os canais de comunicação listados. Para isso, é importante entender quais as formas de abordagem são ideias para os veículos escolhidos.
O briefing precisa ser bem estruturado
As reuniões prévias são importantes para a elaboração assertiva do briefing. Nele deve ser listado todas as características da marca, personas, objetivos com a campanha, situação atual do mercado e estudo da concorrência.
Quais canais de mídia serão usados
Em seguida é preciso relacionar quais canais de mídia serão usados. É importante fazer uma boa relação entre objetivo, custo, verba, possíveis resultados e período que a campanha será veiculada. É importante que seja levado em consideração a experiência do profissional de mídia.
Calendário de execução
Ao organizar todo o andamento da campanha em um calendário fica mais fácil observar como a campanha ocorrerá. Nesta parte deve constar quais horários e dias a campanha estará no ar.
Acompanhe o andamento
Um erro comum é não acompanhar o desenrolar da campanha, seja para entender se o que foi planejado está sendo cumprido ou para analisar os custos. Assim é possível corrigir formatos e estratégias para garantir o sucesso da campanha.
Sistema inovador para as suas campanhas publicitárias
A tecnologia promove grandes possibilidades de crescimento em qualquer segmento corporativo. Assim, atender os seus clientes de forma intuitiva e com maior agilidade é um diferencial promovido pelas plataformas digitais desenvolvidas no mercado tecnológico.
A inovação da tecnologia nas elaborações de campanhas publicitárias tem tornado os setores da agência mais abrangentes e gerado maiores capacidades de produtividade.
Isso significa que o processo de elaboração de planejamento de mídia é colocado em prática com muito mais simplicidade e sem perder a qualidade do fluxo de informações.
Comunicação com maiores resultados
Sendo assim, estabelecer uma comunicação de marketing de sucesso com o seu público-alvo implica em ter compromisso com a produtividade, prazos e a capacidade de desenvolvimento de ações eficientes para os processos de veiculação das campanhas mídia.
Essa organização promove maior engajamento com os seus clientes e uma comunicação mais ativa com o seu público-alvo. Assim, atuando de forma a proporcionar resultados cada vez mais satisfatórios e com campanhas de impacto nos diferentes canais de comunicação.
ERP para agências de publicidade
O controle de gestão em agências de publicidade é cada vez mais necessário para a elaboração e execução de campanhas relevantes e com resultados reais. Com isso, os sistemas de ERP para agências promovem a melhoria dos processos organizacionais da agência e um maior controle de Jobs. Portanto, permitindo um sistema de publicidade mais eficiente e com maiores possibilidades de sucesso.
Os sistemas ERP oferecem aos usuários uma plataforma dinâmica e automatizada que pode ser utilizada como gerenciador de pautas, calendário de tarefas e gerenciador de projetos.
Com a utilização dessas plataformas, as oportunidades de desenvolvimento de campanhas com um maior posicionamento acontecem de forma mais precisa, detalhada e com resultados satisfatórios para a visibilidade das suas ações nos canais de divulgação.
Por meio dos sistemas de gestão para as agências de publicidade, acontece um processo de integração entre os serviços da empresa que vão desde o atendimento até um controle financeiro de maior qualidade para a agência.
Dessa forma, é possível estabelecer um melhor controle dos processos de comunicação publicitária, organizar seus veículos de divulgação, integrar os canais midiáticos com a possibilidade de acompanhar e fazer o monitoramento dos indicadores de desempenho das divulgações dos canais.
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