Melhorar a comunicação entre o freelancer e a agência é de suma importância para o pleno desenvolvimento e evolução dos projetos. Para quem ainda não conhece a modalidade, vale a pena compreender melhor seu conceito.
O profissional freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como “freela”, é o agente autônomo que se autoemprega em diferentes empresas, e que, orienta seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente, sem vínculo empregatício.
Para as agências, a atuação do profissional freelancer é muito benéfica, pois, além da empresa se poupar dos altos custos para manter um funcionário, pode contar com profissionais de alto escalão para trabalhos especiais. Isso se deve ao fato de que, normalmente, os profissionais freelancer mais experientes possuem grandes trabalhos no portfólio e vasto conhecimento dos mais variados mercados.
O freelancer pode trabalhar quando e onde quiser, tendo horários de trabalho flexíveis. Também apresenta engajamento maior em projetos que demandam dedicação e eficiência. A demanda por profissionais que atuam nessa modalidade não para de crescer, mas nem tudo são benesses. É necessário estar em constante adaptação e cultivar um bom relacionamento com todas as parcerias através de uma comunicação eficaz e construtiva.
A atuação como freelancer, assim como em outras atividades, tem seus prós e contras, mas sem sombra de dúvida, o bom relacionamento com as agências pelas quais atua deve ser levado em conta. Uma comunicação eficiente é fundamental para que os projetos transcorram de maneira produtiva e benéfica para ambas as partes.
Como melhorar a comunicação entre o freelancer e a agência?
Diversas estratégias podem ser implantadas para melhorar a comunicação e, consequentemente, a produtividade e a satisfação na prestação do serviço entre o freelancer e a agência.
Confira algumas dicas de grande valor para incorporar no seu plano de ações desde já:
Construa um ambiente positivo
Favoreça o diálogo, o bom relacionamento e abra espaço para feedbacks. Em todos os relacionamentos, demonstrar atenção, faz com que as pessoas se sintam apreciadas, respeitadas e mais motivadas.
Formalize tudo
Como o trabalho é executado de maneira online, todos os processos devem ser formalizados via e-mail ou plataformas de gestão.
Num primeiro momento, a formalização dos processos pode parecer um entrave no andamento das tarefas, porém, são fundamentais para mensurar o desempenho e os caminhos da relação.
Utilize os meios digitais para se comunicar
A newsletter, por exemplo, pode ajudar com que o profissional freelancer sinta-se incluído na rotina da agência. Abuse das redes sociais e aposte nelas como uma maneira de facilitar a comunicação da agência com o freelancer.
Marque reuniões rápidas, mas periódicas
A reunião é uma ação de extrema relevância para manter o relacionamento entre agência e freelancer aquecido. Discuta os objetivos da parceria e aproveite para definir as metas e prazos dos projetos que devem ser executados. Em um nível mais profundo, a realização de reuniões aproxima e gera grande valor.
Adote um tom de voz acolhedor
O freelancer é um profissional liberal, mas que, quando considerado como um “colaborador”, pode favorecer muito o desenvolvimento de projetos das agências. Tal reconhecimento é fundamental para o bom aproveitamento do tempo disposto e acordado pelas partes.
Valorize os melhores
Reconheça os melhores profissionais. A concorrência não para de aumentar e para lidar com ela, pense em prêmios e maneiras de manter os profissionais mais qualificados trabalhando com você.
A agência também deve ajudar o freelancer
Seja qual for o segmento do projeto solicitado ao freelancer, a agência deve se perguntar: como posso ajudar para que o projeto seja 100% assertivo? Quando os profissionais da agência se colocam no lugar do freelancer e passam as informações necessárias para execução do projeto, mais chances ele tem de ser aprovado com sucesso.
O papel da agência também está em analisar o desempenho, perceber as dificuldades existentes e propor soluções. Apesar do crescimento do número de profissionais liberais, ainda é raro encontrar talentos. Mais difícil ainda é retê-los.
Invista na educação do freelancer
Nada melhor para melhorar a comunicação entre empresas parceiras que salientar a importância da educação. Oferecer cursos, bolsas de estudo e meios de ajudar o freelancer a compreender a realidade de mercado da agência, sem dúvida, é uma estratégia de valor no curto, médio e longo prazo.
Além do freelancer se sentir reconhecido, mais fácil e produtiva a execução de projetos se tornará.
Viagem de campo
Quando as barreiras geográficas podem ser rompidas, muito pode nascer da parceria. Se possível, convide o profissional freelancer para passar alguns dias conhecendo a rotina da sua empresa (se houver sede física). Caso não haja, um encontro presencial para um almoço ou café pode render bons resultados.
Peça sugestões
Mantenha as portas sempre abertas. Assim como as empresas podem escutar seus clientes por meio das caixas de sugestões, tanto a agência quanto o freelancer também podem se colocar à disposição para melhorar suas performances. Estar sempre aberto ao diálogo é fundamental para o bom relacionamento e comunicação entre ambos.
Combata o estresse gerado nos projetos
Muitos profissionais sofrem com a ansiedade e o estresse. Grandes empresas sabem como altos níveis de estresse podem ser tóxicos e provocar sérios problemas de saúde.
Diagnosticar fatores de estresse no ambiente de trabalho (ainda que digital) pode ajudar e muito a melhorar essa questão, colaborando inclusive com melhorias na comunicação entre a empresa e o freelancer.
Ter senso de humor e saber dosar a quantidade de projetos no prazo adequado para cada profissional é crucial.
O futuro do trabalho já começou
Com a pandemia do coronavírus, o freelancer deixou seu lugar no horizonte e tomou espaço no mercado de trabalho atual. Se adaptar é uma realidade necessária no presente. Para ter uma equipe funcional e próspera, não deixe de considerar aprender sobre como melhorar a comunicação na empresa. Não só a comunicação no tom certo é fundamental para o sucesso do negócio, mas a falta dela também pode prejudicar.
Lembre-se: um profissional bem informado é mais engajado, comprometido, produtivo e honra os prazos. Eles são os principais porta-vozes do seu negócio. Quando a comunicação acontece dentro da empresa de forma transparente e rápida, você aumenta a empatia, o entendimento e a aceitação, além de evitar problemas e preocupações desnecessárias.
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