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Certamente, o objetivo de qualquer negócio no mercado é gerar competitividade. Conquistar diversos clientes para aumentar o número de receita da marca é crucial para a escalabilidade. Entretanto, no decorrer desse caminho, podemos encontrar inúmeros desafios, como é o caso com clientes inadimplentes.

Neste quesito, devemos elaborar meios práticos para garantir a continuidade do pagamento, uma vez que a relação com nossos clientes não termina depois do fechamento de contrato. Ela está apenas começando!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post e veja 7 dicas para lidar com clientes inadimplentes de sua agência.

1. Atente-se ao perfil do seu cliente antes de realizar a cobrança

Antes de tudo, a primeira dica que iremos ressaltar para ajudar a resolver questões de inadimplência em sua agência, é entender, em um primeiro momento, o tipo de perfil do seu cliente. Em outras palavras, devemos descobrir quem são esses clientes, o motivo pelo qual estão inadimplentes e por quanto tempo permanecem nesse status.

Isso porque o cliente pode apresentar um perfil de bom pagador, e dessa forma, não precisa ser abordado imediatamente para a cobrança. Caso o histórico de pagamento dessa pessoa seja positivo, tente esperar mais alguns dias para conferir a possibilidade de pagamento. Em diversas situações, esse processo funciona muito bem!

Portanto, analise o perfil do cliente e vá abrindo pequenas exceções, contanto que isso não cause nenhum tipo de prejuízo financeiro para a sua empresa.

2. Deixe o cliente ciente da pendência

Em geral, é bastante comum que clientes fiquem inadimplentes sem ao menos saberem disso. Esquecer de pagar alguma dívida na data prevista é bastante comum, e caso o negócio não adote uma estratégia de conscientização, a tendência é que esse atraso ocorra. Por esse motivo, busque criar um cronograma de notificação ao cliente, seja por SMS ou até mesmo por e-mail.

Alerte o cliente que sua dívida vencerá nos próximos dias, a fim de que ele já se prepare para efetuar o pagamento. Tenha uma comunicação mais amigável e gentil, a fim de que eles entendam que a sua agência não está cobrando-os de forma antecipada, e sim conscientizando-os para evitar quaisquer tipos de problemas relacionados.

Leia mais: 5 motivos para sua agência ficar de olho na retenção de clientes.

3. Ofereça mais alternativas de pagamento

Uma das principais formas de evitar possíveis inadimplências, é oferecer mais opções de pagamento aos clientes. Caso a inadimplência já tenha sido confirmada, sua agência pode elaborar descontos para pagamentos à vista, ou dependendo do valor da dívida e do perfil do cliente, meios de pagamentos parcelados.

Além disso, existe uma tática bastante eficiente, que é mostrar ao cliente a retirada dos juros gerados pelo atraso e incentivar o pagamento imediato! Com isso, você perceberá que diversos clientes em situações financeiras pendentes com sua agência irão se mobilizar para estar em dia com a marca.

No entanto, lembre-se que esse processo deve acontecer em momentos estratégicos, e por isso, é crucial respeitar o fluxo financeiro e entender qual é a melhor saída antes de oferecer um parcelamento ou desconto especial.

4. Ressalte os benefícios que são perdidos na quebra de contrato

Se um consumidor virou cliente, essa mudança se deve pelo interesse dos serviços que sua agência oferece, certo? Para incentivar o pagamento de valores atrasados, tente mostrar aos seus clientes inadimplentes o que eles estão perdendo ao não quitarem suas dívidas com a marca.

Esse movimento pode ser feito através de e-mail marketing, onde o cliente recebe um e-mail de notificação em sua caixa de entrada com os serviços que foram cancelados devido à inadimplência.

Além de ser uma forma de “apressar” o cliente a quitar suas dívidas, esse processo também pode atuar em conjunto com o tópico anterior. Mostrando os benefícios perdidos, já ofereça modelos de pagamentos atrativos, a fim de que já possam entrar em contato e negociar com sua agência.

5. Crie e mantenha uma régua de cobrança

Não menos importante do que os tópicos citados acima, é ter a estratégia certa para criar e manter ativa uma régua de cobrança. Cada negócio possui sua forma e processos para realizar cobranças aos clientes inadimplentes. Se tratando de agências de publicidade, não é diferente. Busque entender o comportamento de seus clientes, para que esse processo seja criado de forma mais estratégica e direcionada.

Dessa forma, os colaboradores da sua agência terão um norte ainda mais eficiente de como proceder com os clientes inadimplentes, tornando a rotina de trabalho mais estratégica, otimizada e leve.

6. Não se esqueça dos meios legais de cobrança

Certamente, devemos considerar o que foi previsto no contrato de relação entre a sua agência e o cliente. Por esse motivo, os meios legais também precisam ser considerados, especialmente para os clientes inadimplentes conscientes de suas dúvidas, mas que oferecem alguma resistência no pagamento.

Nesses casos, é preferível abordá-lo mostrando os critérios legais, que foram mostrados nas cláusulas do contrato e acionando os processos legais que foram previstos. Portanto, não hesite em direcionar a cobrança para o lado jurídico em casos de resistência.

7. Disponha da tecnologia para otimizar os pagamentos

Na prática, sabemos que fazer a recuperação de crédito pode não ser uma tarefa fácil. Por esse motivo, é crucial otimizar a régua de cobrança para que a agência não tenha prejuízos maiores. E nada mais estratégico do que usar a tecnologia nesses momentos.

Chatbots de cobrança, disparos automáticos de e-mails, envio programado de SMS e entre outras tecnologias de automação podem ser eficientes para acelerar o processo produtivo do setor de cobrança.

Portanto, use e abuse da tecnologia para promover estratégias de cobranças mais orgânicas, diminuindo os serviços excessivamente manuais e focando em atividades mais importantes — ou ganho de tempo para pensar em estratégias de cobrança ainda melhores.

Gostou deste artigo? Conforme vimos, a inadimplência tem crescido cada vez mais no Brasil, especialmente no período pós-pandemia.

No entanto, é crucial encontrar meios mais práticos para lidar com esses clientes, incentivando-os a pagarem suas dívidas de uma maneira leve, tranquila e que beneficie ambos os lados.

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