Em geral, podemos perceber claramente o quanto o comportamento das pessoas mudou, especialmente em um contexto de intensa transformação digital.
Agora, com aplicativos, sistemas e dispositivos cada vez mais otimizados e práticos, como é o caso de celulares, notebooks e smartphones, por exemplo, podemos consultar conteúdos para tirar dúvidas, comprar produtos, contratar serviços, se relacionar nas redes sociais, e muito mais.
Todo esse contexto nos mostra o quão conectados os usuários estão, especialmente os consumidores. Dessa forma, investir em marketing digital é fundamental para atrair pessoas para a nossa marca, ou até mesmo para os eventos que a nossa marca produz.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do marketing digital, que dispõe de estratégias e ferramentas capazes de alcançar as pessoas certas no meio digital, ou seja, usuários com perfil e potencial para se interessar em seu evento.
No entanto, apesar do marketing digital ser um termo bastante falado nos contextos atuais, diversos empreendedores e profissionais ainda não sabem como usá-lo para divulgar seus eventos de maneira eficiente e estratégica.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 6 dicas e marketing digital para eventos.
Afinal, o que é marketing digital?
Marketing digital é uma estratégia de marketing que utiliza canais e plataformas digitais para promover produtos ou serviços e alcançar potenciais clientes.
Algumas das táticas comuns utilizadas no marketing digital incluem SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), publicidade paga online, marketing de conteúdo, marketing de redes sociais e e-mail marketing.
A ideia é promover a marca e atrair novos clientes através de canais online, ao invés de métodos tradicionais como anúncios em jornais ou rádio.
O marketing digital também pode ser usado para acompanhar o desempenho de campanhas e avaliar o retorno sobre o investimento, o que o torna uma opção atraente para as empresas.
Além disso, o marketing digital permite que as empresas sejam mais precisas e segmentadas em suas campanhas, atingindo o público-alvo específico de maneira mais eficiente.
Como funciona o marketing digital para eventos?
O marketing digital para eventos é a estratégia de marketing que utiliza canais digitais para promover eventos — sejam eles online ou presenciais — como conferências, congressos, feiras, shows e outros tipos de eventos.
De maneira prática, esse processo pode incluir ações, como o uso de redes sociais, e-mail marketing, anúncios em plataformas online, entre outros.
O objetivo é atrair participantes e promover o evento de maneira eficaz e eficiente, alcançando o público-alvo de forma mais ampla e segmentada.
Sem contar que o marketing digital para eventos também pode ser utilizado para manter o engajamento dos participantes durante o evento, através de ações como a criação de hashtags e a realização de sorteios e brincadeiras online. Tudo irá depender do modelo e do objetivo do evento a ser realizado pela marca.
Contudo, independente do modelo e do objetivo, é crucial investir em marketing digital para qualificar e otimizar ainda mais e melhor o seu evento.
Na prática: como fazer marketing digital para eventos?
Entendendo o conceito e a funcionalidade do marketing digital para eventos, está na hora de colocar a mão na massa. Veja abaixo algumas dicas práticas e eficientes de marketing digital para implementar no seu evento, e assim, obter ainda mais sucesso em sua estratégia!
1. Crie um site ou página de destino
A primeira dica para ter sucesso em sua estratégia de marketing digital para o seu evento é criar um site institucional com informações básicas sobre o evento, ou até mesmo uma página de destino — a depender do funil de vendas — e já direcionar os interessados para a página de compra do ticket ou para processos de e-mail marketing.
2. Use o marketing digital nas redes sociais para promover eventos
Como bem sabemos, milhões de pessoas acessam as redes sociais atualmente, seja para se informar de notícias ou até mesmo para conversar com seus conhecidos e postar atualizações.
Além disso, os usuários de redes sociais tendem a seguir páginas de marcas que lhes agradam.
Por isso, garantir uma presença digital nas redes sociais é crucial para atrair pessoas — especialmente o Facebook ou Instagram.
Dentro dessas páginas, você pode inserir informações, promoções, ofertas e entre outros atrativos para os usuários ficarem de olho no seu evento, e assim, não perderem a data.
3. Invista em e-mail marketing
Para otimizar ainda mais suas estratégias de captação, pode ser crucial investir em e-mail marketing. Através da metodologia inbound, você pode criar cupons de desconto, e-books e demais materiais ricos para disponibilizar às pessoas em troca de troca de algum contato pessoal — como e-mail, número de telefone, etc.
Coletando esses dados, você pode trabalhar a consciência de compra dos clientes, conduzindo-os pelo funil de vendas através da nutrição de leads, e assim, levá-los ao fechamento.
4. Crie uma página de depoimentos
Crie uma página de depoimentos em sua página de destino do evento com comentários de participantes anteriores. Isso pode ajudar a aumentar a confiança das pessoas na qualidade do evento e incentivá-las a se inscreverem.
5. Utilize SEO
Otimize sua página de destino e outros conteúdos relacionados ao evento para os mecanismos de busca, como o Google, usando palavras-chave relevantes. Isso pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico para o site e aumentar a visibilidade do evento.
6. Faça parcerias
Considere fazer parcerias com empresas ou organizações relacionadas ao tema do seu evento. Isso pode ajudar a atrair um público maior e fornecer mais visibilidade para o seu evento.
Conclusão
Gostou das dicas? Conforme vimos, o marketing digital é fundamental para qualificar seus eventos. Afinal de contas, estamos vivendo em uma era de intensa transformação digital.
Dessa forma, o meio online é fundamental para gerar resultados mais expressivos, e assim, qualificar ainda mais o seu evento.
Portanto, invista nas dicas citadas acima para obter melhores resultados, e assim, direcionar o seu evento para as pessoas certas e que possuem todo o potencial para comprar de você.
Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas.
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