O propósito básico de qualquer marca no mercado é conquistar uma excelente posição. Afinal de contas, o desejo de gerar competitividade é um dos principais objetivos de qualquer empresa atuante em seus setores de atuação. No entanto, para conquistar esse objetivo, precisamos otimizar o planejamento estratégico, de maneira que ele seja mais eficiente e passível de ser cumprido, seja a curto, médio e a longo prazo. E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do mapa estratégico e suas metodologias para otimizar processos que servirão para alavancar ainda mais a empresa no mercado.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final, entenda o seu conceito e confira 5 passos para implementá-lo em seu negócio. Boa leitura!
Afinal, o que é o Mapa Estratégico?
Antes de tudo, podemos definir que o mapa estratégico nada mais é do que um documento que visa explicitar, de maneira resumida, as principais medidas importantes com relação ao desempenho de uma empresa.
Em outras palavras, ele é como se fosse um tipo de representação mais enxuta acerca do planejamento estratégico de uma corporação.
Caso você não saiba, o mapa estratégico faz parte da metodologia criada em 1992, pelos docentes de Harvard Business School — o Balanced Scorecard.
Isso aconteceu quando os docentes acabaram percebendo que deveriam planejar mais de um modelo inovador para avaliar a performance de uma empresa em questão na época.
Logo, o principal objetivo do mapa estratégico é basicamente realizar a ilustração da maneira em que cada área da empresa é responsável por conseguir alcançar as demandas da marca. Assim, fazendo com que que as equipes consigam visualizar a importância do seu papel para oferecer competitividade à organização.
Como podemos perceber, essa ferramenta é de suma importância, uma vez que consegue reunir três dos pontos elementares para uma excelente gestão: controle, sinergia e foco.
Além disso, também percebemos que é justamente por meio do mapa estratégico onde grandes nomes do mercado — como o SENAI e Volkswagen — conseguiram atingir excelentes resultados em processos de gestão.
Como criar um Mapa Estratégico para minha empresa?
Agora que você já sabe o conceito e a importância desse tipo de documento para bons resultados internos, bem como organização, estratégia e competitividade. Confira abaixo 5 passos fundamentais para você criar um mapa estratégico em sua empresa:
1. Defina seu principal objetivo com o Mapa Estratégico
O primeiro passo a ser dado para implementar o mapa estratégico em sua empresa é buscar uma definição mais sólida acerca do objetivo principal da marca. Aqui, entramos na questão estrutural da empresa, bem como no seus valores e missão da marca.
Na cultura organizacional de uma empresa, esses pontos são cruciais para guiar equipes de maneira a resolver as demandas mais rapidamente. Além disso, em novas construções de ações e propostas.
No tópico “objetivo principal” do seu mapa estratégico precisa conter a meta principal que deverá ser alcançada, e em quanto tempo esse processo deve ocorrer.
2. Defina as propostas de valor
Caso você não saiba, as propostas de valor são extremamente importantes, pois elas fazem parte do conjunto de processos que vão atingir o objetivo demandado.
A empresa precisa escolher entre esses três processos: fidelizar clientes, melhorar o custo total ou liderar em produtos.
3. Determina as estratégias financeiras no documento
Dessa forma, sabemos que não existe uma empresa 100% sustentável, caso ela não tenha um bom planejamento em relação às suas finanças.
Em relação ao mapa estratégico, nesse ponto, ele é crucial que o responsável pela elaboração desse documento preste bastante atenção na proposta de valor — que já foi determinada nos tópicos anteriores — uma vez que essa questão irá afetar de maneira direta nas escolhas de qual estratégia financeira utilizar.
Aqui, podemos listar algumas ações, como por exemplo: crescimento de produtividade, de receita ou até mesmo a utilização de recursos.
4. Defina as principais estratégias para os clientes
Essa etapa também está relacionada a proposta de anterior. Em outras palavras, esse processo irá ditar como andam as estratégias com relação aos clientes — se estão desempenhando bem.
De maneira geral, elas basicamente se resumem a três categorias: retenção e aquisição de clientes, redução do custo do cliente e aumento da receita por cliente.
5. Busque adotar estratégias internas
Se você não investir em boas estratégias internas, é bem possível que não consiga alcançar seus principais objetivos financeiros, especialmente aqueles relacionados aos clientes de modo eficiente.
Portanto, uma ação que você pode implementar nesse sentido é tirar atividades e processos que não trazem resultados ou valor — sendo que eles possivelmente tendem a engessar ou a retardar o desenvolvimento da sua empresa.
Para concluir essa etapa com eficiência, é necessário que você adote e qualifique uma característica fundamental: saber liderar com estratégia.
Depois que você estabelecer e consolidar todos os pontos citados até o momento, agora vai ficar muito mais fácil de toda a sua equipe obter um entendimento ainda melhor sobre as deficiências e lacunas relacionadas à sua empresa.
Nesse momento, pode ser crucial estabelecer maneiras de transformar todas essas deficiências e lacunas em crescimento e aprendizado.
Em geral, essas estratégias costumam ser definidas a partir de três áreas distintas e principais: capital organizacional, capital humano, e capital de informação.
Conclusão
Conforme vimos, o mapa estratégico é de suma importância para empresas que desejam sair da fase do planejamento e efetivamente partir para o momento da execução de projetos estratégicos.
Quando conseguimos implementá-lo da maneira correta, você dará um grande passo para colher excelentes frutos.
Implemente esse documento no seu planejamento estratégico e confira os resultados em curto, médio e em longo prazo que as suas equipes serão capazes de entregar.
Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto e já sabe o passo a passo para implementar essa estratégia em sua empresa, não deixe de acessar o nosso blog e conferir outros temas relacionados ao empreendedorismo, marketing e produção.
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