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Estamos vivendo na Era da Informação. De acordo com Bernard Marr, especialista em Big Data, apenas entre os anos de 2013 e 2015, a humanidade produziu maior quantidade de informações do que em toda a sua história prévia.

Isso significa que estamos sendo expostos a um volume de informações sem precedentes. E podemos atribuir este aumento exponencial da criação e do consumo de dados, em grande parte, às evoluções das Tecnologias da Informação.

Agora, também estamos continuamente recebendo informações pelos meios digitalizados, além das mídias e fontes tradicionais, como:

– Livros;

– Catálogos;

– Televisão;

– Jornais;

– Panfletos;

– Etc.

Nesses ambientes virtuais, não apenas nos expomos por longos períodos de tempo, como temos acesso a sistemas que podem registrar e armazenar quantidades incríveis de dados diariamente, além de difundir conteúdo de todos os lugares do mundo.

E qual a importância deste fenômeno para o mercado da publicidade e do marketing? Esta revolução informacional tem duas implicações básicas para o segmento: aumento das oportunidades de divulgação e aumento da concorrência na conquista da atenção do público-alvo.

Dentro deste contexto, é preciso contar com estratégias que permitam usufruir dos benefícios e, ao mesmo tempo, contornar os reveses da multiplicidade de pontos de contato com o cliente. E é aí que entra o marketing multicanal.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue conosco na leitura deste post para conhecer esta estratégia de marketing!

O que é o Marketing Multicanal?

O marketing multicanal é uma estratégia que se baseia na interação do público-alvo com a marca e seus produtos, em diversos canais simultaneamente. Esta metodologia oferece uma série de vantagens e, em última análise, aprimora a experiência do consumidor, por dar a ele o poder de escolha, ou seja, cabe ao cliente optar pelo canal onde se sente mais confortável em comprar.

Portanto, quando for pensar na elaboração de uma estratégia de marketing multicanal para um cliente da sua agência, imagine em quais canais de venda a marca pode disponibilizar o acesso às suas soluções:

– Site;

– Redes sociais;

– Televendas;

– Marketplace;

– Catálogos;

– Loja física;

– Negócios parceiros;

Afiliados;

– Aplicativo;

– E-mails.

As opções são quase infinitas, por isso, conheça mais sobre as muitas mídias on e offline. Com bons conhecimentos das ferramentas disponíveis, cabe à sua agência indicar ao cliente quais as melhores para a sua abordagem personalizada.

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Por que apostar no Marketing Multicanal?

Você já sabe que uma estratégia de marketing multicanal valoriza a marca, por aprimorar a experiência de compra do consumidor, permitindo que adquira os produtos ou soluções no canal onde se sente mais à vontade. Mas não é apenas por isso que vale a pena investir nesta técnica.

A competição pela atenção do público nunca foi tão grande. Por isso, aproveitar cada chance de exposição pode ajudar a marca a capturar os olhos e ouvidos do cliente.

Sendo assim, isso contribui para o posicionamento da marca e para o aumento das vendas. Com maior exposição ao nome, aos valores e aos produtos da empresa, o consumidor vai lembrar dela quando surgir a necessidade de comprar.

Pense em Top Of Mind. E esta própria lembrança, resultado da frequente exposição à marca, pode fazer com que o consumidor lhe atribua credibilidade.

Além disso, estar no mesmo local que o público quando ele quer comprar aumenta as chances de o produto do seu cliente ser escolhido entre milhares de outros. Assim, estar presente nos lugares, sejam reais ou virtuais, que o consumidor em potencial frequenta é imprescindível para transformá-lo em uma venda convertida.


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Como colocar em prática uma estratégia de Marketing Multicanal

Antes de começar a elaboração de uma estratégia de marketing multicanal, cabe avaliar os principais desafios neste processo. Com base neles, é possível montar campanhas consistentes e eficazes. Veja quais são:

1. Direcionamento da mensagem:

É extremamente importante que as mensagens enviadas pela marca não apenas atinjam os clientes certos nos canais certos, devem ser significativas e capturar sua atenção.

2. Escolha dos canais:

Atirar para todos os lados não é o lema do marketing multicanal. Sendo assim, para otimizar o uso do orçamento de marketing e obter o melhor ROI, estude o comportamento do ICP e selecione os canais preferidos por ele.


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3. Rastreamento dos resultados:

Desenvolver sistemas que possibilitem identificar quais estímulos culminaram com que tipo de resposta do público é um processo complexo, mas fundamental para a compreensão dos melhores canais e formatos de campanha.

Sendo assim, agora que você já está atento para os principais obstáculos entre a sua agência e sólidas estratégias de marketing multicanal, já pode colocar as mãos na massa e começar o trabalho em si.

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Conheça o seu público

Ter uma compreensão profunda do seu público, muito além dos dados demográficos, mas passando também pelo consumo cultural e informacional, suas expectativas e valores, é imprescindível.

Isso porque cada potencial cliente pode receber informações sobre a empresa em diversos pontos de contato, de modo quase imprevisível.

Assim, o seu time de criação poderá elaborar campanhas e mensagens coerentes com os anseios deste público e adequados para cada canal onde ele será estimulado, sem perder a coesão de linguagem, narrativa e identidade de marca.


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Adote um sistema de integração multicanal

Dispor de uma plataforma que permita visualizar, de forma global ou específica, os esforços de marketing investidos em cada ponto de contato é imprescindível para ganhar eficiência e coesão nas campanhas.

Este tipo de ferramenta também pode ser fonte de valiosos insights, a partir de dados obtidos das campanhas, direcionando modificações para melhoria dos resultados, dessa forma, além de auxiliar a equipe de gestão da campanha, aumentando sua produtividade.

Assim, unir os dados de todas as ações em um só local é a chave para uma estratégia sólida e eficiente. Este tipo de recurso também permite que se crie uma base de conhecimentos que pode servir para fundamentar futuras campanhas em multicanal.


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Consistência na transmissão da mensagem

Cada canal oferece diferentes ferramentas e possibilidades para a empresa comercializar seus produtos e soluções. Mas a imagem da marca em todos deve ser sempre a mesma. Por isso, é fundamental que os recursos midiáticos e comerciais de cada ponto de contato sejam explorados mantendo sempre uma linha criativa constante, e a identidade da marca.

Sem estes pré-requisitos, a capacidade de captura da atenção e de permanência na memória do público diminuem, bem como a percepção da credibilidade do negócio.

Que tal começar agora mesmo a trabalhar na criação de presença multicanal online para alguns dos seus clientes? Veja 5 estratégias de Marketing Digital que podem auxiliar neste processo!

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