Uma agência que adota um sistema como o ERP para gerenciar as suas operações está investindo em otimização e em melhorar a sua performance como um todo. Como ter tanta certeza nisso? É uma conclusão bem simples.
Costuma-se dizer que um ERP comporta toda uma empresa em sua programação, visto que nesse sistema é possível integrar as operações de todos os setores da agência, além de possibilitar a automação de tarefas rotineiras, tornando o seu desempenho altamente ágil e eficiente.
95% das empresas que adotaram ERP dizem ter aprimorado os seus processos, segundo a Panorama Consulting 2018 ERP Report.
Vamos conhecer como um sistema ERP pode melhorar a performance da sua agência? Acompanhe!
O que é um ERP?
Enterprise Resource Planning (ERP) ou, na tradução, Planejamento dos Recursos da Empresa é um sistema de integração que organiza todas as funções de uma empresa, automatizando tarefas e apontando dados mais precisos para tomada de decisão.
O ERP integra os dados do financeiro, marketing, mídia, produção e contabilidade, numa mesma plataforma de modo que todas as equipes consigam se comunicar melhor e tornar o trabalho mais produtivo e ágil.
Esse software também faz integração com outros aplicativos e sistemas, facilitando ainda mais os processos para alcançar melhores resultados em seu negócio.
Leia mais: Metas SMART | O que são e como usá-las no seu negócio?
Por que o ERP é importante para uma agência?
Tendo o ERP como software central de uma empresa, torna-se possível monitorar todos os processos com uma maior precisão, facilitando a compreensão acerca das necessidades de cortes de custos ou definir novas estratégias de gestão.
Imagine conseguir acessar todos os dados da sua agência de um mesmo lugar? Essa é uma maneira de controlar e gerenciar o seu negócio mais assertivamente.
O ERP te oferece as informações necessárias para identificar onde se encontram os problemas da empresa, possibilitando que seja resolvido com mais rapidez.
Também é possível analisar cada etapa dos processos, permitindo que seja feita alterações para produzir melhorias no produto final.
Vantagens do ERP
Até aqui você já consegue perceber como esse sistema é benéfico para sua agência, não é? No entanto, vamos apresentar algumas das principais vantagens desse sistema!
Automação
Sabe aquelas tarefas repetitivas e que chegam a ser cansativas em sua rotina? Com o ERP, elas se tornam automatizadas, agilizando completamente o trabalho.
Esse software é capaz de fazer de maneira automatizada o preenchimento de formulários, envio de documentos, relatórios, etc.
Tudo isso intuitivamente e com uma comunicação facilitada entre as equipes.
Leia mais: O que é Automação de Marketing? + Dicas de ferramentas.
Redução de Custos
Quanto mais a eficiência dos processos de uma empresa aumenta, mais o custo é reduzido.
O sistema ERP contribui para identificar onde estão acontecendo os gastos desnecessários, eliminando-os e tomando decisões mais assertivas para o melhor rendimento do negócio.
Com a possibilidade de monitorar e analisar o módulo financeiro no sistema, fica fácil de entender o seu funcionamento e definir as estratégias para possíveis melhorias.
Acompanhamento das vendas
Sabendo que as vendas é um fator chave para o desempenho de sua agência, é extremamente importante que o setor seja acompanhado bem de perto.
Utilizando o ERP, isso é totalmente possível.
Esse sistema já apresenta todas as informações sobre desempenho da equipe, ticket médio, pedidos, faturamento e todas as variáveis ligadas ao setor.
Ademais, o ERP ainda oferece relatórios precisos dos números para contribuir com o trabalho do setor de contabilidade e finanças.
Monitorando os processos do setor de vendas através do sistema, a equipe poderá identificar quando será preciso repor estoque e até mesmo programar alertas para determinar limites.
Leia mais: Gestão financeira para agência de publicidade.
Transparência e Segurança
Somente pelo fato de centralizar a base de dados da sua empresa, você já estará favorecendo a sua segurança, visto que o armazenamento é feito em nuvem que é uma ferramenta otimizada e confiável para proteção de dados.
Além disso, os processos se tornam mais transparentes a todos e as informações circulam com mais agilidade, favorecendo a comunicação entre os colaboradores.
Conheça: Publi Cloud | Seus dados com segurança na nuvem.
Integração
Desde o início, temos falado que o ERP integra todos os setores de uma empresa, o que significa que o trabalho entre as equipes se torna mais colaborativo e unificado.
As planilhas podem ser compartilhadas e as atividades acompanhadas por todos.
Assim, as equipes que dependem do trabalho de outra para dar seguimento ao seu, conseguem manter o fluxo em andamento, de acordo com a demanda.
Leia mais: A importância da integração de dados na sua agência.
Gestão de pessoas
Com a automação de tarefas proporcionada pelo ERP, os colaboradores adquirem tempo para definir melhores estratégias para inovar os processos.
Então, o sistema dá conta da parte burocrática do trabalho, enquanto as pessoas pensam e articulam melhorias para o negócio, gerando valor e consistência à empresa.
Leia mais: Gestão de pessoas | Pense na sua agência como um todo.
Personalização
Imagine poder personalizar a sua experiência com o software, além de todas essas outras vantagens já especificadas?
Isso gera uma maior produtividade, pois ajuda o colaborador a se sentir mais acolhido na área de execução das atividades, que realiza no cotidiano.
O sistema ERP que possui mais sofisticação também dá essa possibilidade.
Leia mais: Como o uso de um sistema pode impactar na produtividade da agência.
Como um ERP melhora a performance da sua agência?
Acredito que se você chegou até aqui é porque o ERP já está chamando a sua atenção como uma forma realmente eficaz de impulsionar o seu negócio, não é?
Por isso, vamos responder de forma prática ao questionamento inicial. Veja como um ERP melhora a performance da sua agência:
- Gerenciando as informações com mais facilidade;
- Organizando o fluxo de caixa;
- Controlando os custos;
- Otimizando as rotinas administrativas;
- Melhorando a comunicação interna;
Logo, o sistema ERP produz impactos bastante positivos em sua gestão e está claro o quanto é vantajoso utilizar esse software para melhorar a performance da sua agência, não é?
Se você ainda não pensa na importância da otimização das operações do seu negócio, aderindo a ferramentas de automação e personalização, significa que está atrasado com as novas exigências do mercado.
É exatamente por buscar adotar essas inovações que a indústria de ERP tende a faturar 47 bilhões de dólares até o ano de 2022, segundo dados da Market Research Future.
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