A rotatividade de funcionários é um dos aspectos que as empresas precisam tomar bastante cuidado e gerenciar de maneira assertiva. O seu capital humano é um dos seus principais ativos e, no fim das contas, é a sua equipe que toca o negócio. Por isso, neste texto vamos falar sobre como diminuir a alta rotatividade de funcionários dentro da sua agência.
Se a sua empresa passa pelo problema da alta rotatividade, este texto foi feito para você. Acompanhe nosso post até o fim!
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Alta rotatividade: sintoma de problemas que são anteriores
A alta rotatividade não é exatamente o problema da sua empresa. Na verdade, ela é a consequência de diversos outros fatores que fazem com que os funcionários não se sintam estimulados a permanecer na empresa, ou ainda não tenham a performance esperada, o que acaba levando a sua agência a ter que desligá-los.
A alta rotatividade de funcionários dentro da agência torna-se um problema relevante uma vez que contratar e demitir custam muito caro, não apenas em recursos financeiros, mas também em tempo e esforços da empresa.
Não se trata apenas do dinheiro das multas, direitos trabalhistas e outros benefícios, mas também o tempo que isso custa ao time de RH, a burocracia que desperdiça tempo dos profissionais e os processos seletivos para novos funcionários, que pode demorar e até mesmo ter dificuldades para encontrar um colaborador que valha a pena.
Isso, ainda, sem mencionar o período de treinamento e adaptação que os novos funcionários passam até conseguirem entregar seu melhor desempenho à agência.
O ideal é que os seus colaboradores permaneçam em uma longa jornada na agência, oferecendo o máximo de performance pelo maior tempo possível. Assim, a agência consegue reter talentos e prestar serviços de qualidade a seus clientes, ganhar entrosamento da equipe, criar um portfólio atraente e fazer melhores negócios.
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Os principais motivos da alta rotatividade na sua agência
Vamos entender quais são as principais circunstâncias que levam a sua empresa a ter um alto nível de rotatividade e quais as principais soluções para cada um destes problemas. Depois, traremos uma fórmula bem simples de como calcular o índice de rotatividade do seu empreendimento.
Salários insatisfatórios
Mesmo com uma economia em recessão e grande número de trabalhadores desempregados (mesmo com boa qualificação), se a sua empresa oferece um salário insatisfatório, o funcionário tende a perder o interesse no trabalho ou buscar melhores oportunidades na concorrência.
É preciso haver um equilíbrio interno e externo na remuneração de seus colaboradores. Internamente, os salários, comissões e bonificações devem atender a graus lógicos de hierarquia que incentiva o crescimento e a meritocracia. Externamente, os salários de seus colaboradores devem estar em sintonia com o que o mercado têm pago a profissionais do mesmo nível.
Ausência de um plano de carreira
Agências de marketing são empresas nas quais a maioria dos profissionais têm a ambição de crescer, tanto profissional como financeiramente. Isso significa que eles visam um plano de carreira dentro do mesmo empreendimento, ganhando status profissional e recebendo melhores remunerações de acordo com seu desempenho.
Toda agência de sucesso no mercado hoje possui um plano de carreira. Ele pode ser baseado em tempo de serviço e ser combinado a benchmarks de performance que permitem ao colaborador escalar na cadeia organizacional do empreendimento. Em alguns casos, um colaborador de destaque pode até se tornar sócio da agência.
Sem um plano de carreira, os seus melhores profissionais podem se sentir estagnados dentro da empresa, perdendo a vontade de trabalhar e olhando “com mais carinho” para as vagas que a concorrência possa oferecer. Fazer plano de carreira ajuda a segurar as suas melhores cabeças.
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Benefícios trabalhistas de qualidade
Muitas empresas veem benefícios trabalhistas como um gasto desnecessário. Entretanto, se planejados e executados com estratégia, os benefícios trabalhistas podem ser um investimento de grande sucesso para manter seus colaboradores motivados, reduzir a rotatividade e proporcionar maior performance ao time.
Plano de saúde e plano odontológico atuam para que seus funcionários estejam sempre íntegros fisicamente, enquanto o vale-transporte e o vale-alimentação tornam a experiência de trabalho da sua equipe mais simples e satisfatória. Lembre-se que benefícios também costumam ser um fator de decisão para que bons profissionais fiquem em sua agência ou migram para outra empresa.
Ademais, estes benefícios podem não custar tão caro. Com acordos de pagamento parcial entre funcionário e empresa, a sua agência pode tornar a folha de pagamento menos custosa.
Motivação, seleção, capacitação e treinamento
Uma agência de sucesso não apenas precisa ter bons profissionais, como precisa agir diretamente para ajudá-los a desenvolver o seu melhor potencial. Para isso, o setor de RH precisa agir não apenas como um agente burocrático, mas como uma equipe de desenvolvimento de pessoas.
Neste sentido, oficinas, workshops, palestras, dinâmicas e capacitações podem ser uma boa forma de modernizar e atualizar os conhecimentos de sua equipe. Com um processo bem feito de Onboarding, os seus novos funcionários também já entram na empresa aptos a entregar o melhor de si e trabalhar da melhor maneira possível.
Cabe ao RH também a dura responsabilidade de escolher os melhores candidatos dos processos seletivos. Ao fazê-lo, o ideal é não apenas considerar habilidades profissionais e o currículo do candidato, mas também fazer uma profunda avaliação comportamental para ver se aquele profissional está, de fato, sintonizado com os valores e características da sua agência.
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Condições dignas de trabalho
Sem um ambiente decente, equipamentos de qualidade, direitos trabalhistas e uma boa relação entre pessoas, fica muito difícil para equipe entregar um bom resultado do trabalho. Neste sentido, para evitar a rotatividade de funcionários, faça com que a sua empresa ofereça aos funcionários as melhores condições de trabalho possíveis (de acordo com o orçamento disponível).
Consultas internas de satisfação podem ajudar a sua agência a entender melhor os anseios dos colaboradores, ouvindo suas queixas e elogios. Mesmo de um profissional com baixo nível hierárquico podem surgir ótimas ideias que o seu empreendimento pode aproveitar. Mantenha um bom diálogo com a equipe sempre.
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Fórmula para calcular o índice de rotatividade da empresa
O índice de rotatividade (também chamado de Turnover) pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:
[ (AM + DM)/2 ] / TF = TO
em que:
AM = admissões mensais
DM = demissões mensais
TF = total de funcionários
TO = índice de Turnover geral
O que fazer para reduzir a rotatividade das agências?
Agora que você já sabe o que pode afastar seus colaboradores da empresa, vamos encontrar formas de fazer com que permaneçam por mais tempo.
Entenda o que tem motivado as saídas
Se as saídas estão sendo recorrentes e em grande volume, é preciso entender a causa, para solucionar o problema o quanto antes. Para fazer isso, as empresas têm criado um tipo de reunião de desligamento onde o RH conversa diretamente com o colaborador para entender melhor suas motivações.
Isso dá à empresa uma oportunidade de melhoria muito importante. Afinal, isso pode evitar a saída de outros colaboradores. Mesmo que você tenha uma agência pequena, é muito importante buscar entender o motivo de cada desligamento.
Para isso, tenha uma conversa amigável e clara. Se o ambiente criado não for amistoso, isso pode assustar o colaborador e fazer com que ele omita o verdadeiro motivo de sua saída.
Busque por pessoas alinhadas ao negócio
Nem sempre o problema da alta rotatividade está na empresa. Há casos em que ele ocorre por conta do desalinhamento de expectativas entre colaborador e empresa. O que é um erro no processo seletivo.
Por isso, é muito importante que no momento do recrutamento o RH avalie não só o currículo e as experiências, mas também os objetivos de vida dessa pessoa, os valores que ela carrega. Pois, caso exista um choque nesse quesito, dificilmente ela permanecerá na empresa.
Remuneração e benefícios competitivos
Muitas agências acabam perdendo funcionários para outras que oferecem salários melhores ou benefícios mais competitivos. Por isso, esse deve ser um ponto de atenção contínuo.
O time de RH precisa estar sempre atento ao mercado local para saber quanto tem sido pago em cada função e quais são os benefícios oferecidos pela concorrência.
Dificilmente o colaborador irá negar uma proposta que pague mais e garanta mais benefícios. Por isso, garanta que o salário oferecido está de acordo com o mercado e busque também por benefícios diferenciados!
Crie a cultura de feedback
Pode parecer que esse ponto em específico não tem nada a ver com o restante da lista, mas na verdade, ele é um dos mais importantes dela.
Quando o colaborador se sente seguro e encorajado a dar seu feedback é possível se antever a diversas situações, inclusive aos pedidos de demissão.
É muito importante estabelecer esse diálogo, pois, caso algo não esteja o agradando, ele poderá falar previamente. Assim é possível resolver a situação antes que seja tarde demais.
Ofereça qualidade de vida
Essa é uma das pautas mais importantes do momento e é muito valorizada não só no mercado como um todo, mas também pelos colaboradores. As agências tem uma péssima fama de nem sempre oferecer o melhor ambiente de trabalho e isso é um dos grande motivos para a alta rotatividade.
A pressão, os prazos, o desrespeito e o excesso de trabalho são comuns em algumas agências e isso impacta de diversas formas na qualidade de vida dos colaboradores. Assim como na rotatividade da empresa. Por isso, é extremamente importante que a qualidade de vida seja uma pauta presente no RH das agências.
Hoje em dia, vários empreendimentos tem oferecido benefícios focados justamente nisso, na melhora da qualidade de vida de seus colaboradores e esse é o diferencial de algumas empresas.
Um bom ambiente de trabalho
É muito importante que os colaboradores se sintam à vontade e confortáveis em seu ambiente de trabalho. Afinal, isso pode interferir diretamente em sua produtividade. Por isso, busque sempre manter um bom clima organizacional.
Uma forma de checar se está tudo correndo bem é com a pesquisa de clima que pode ser realizada periodicamente.
Assim, ao menor sinal de alerta, a empresa poderá intervir para solucionar a situação o mais rápido possível. E é muito importante ter agilidade!
Quanto antes o problema for encontrado e solucionado, melhor para o negócio, pois menos colaboradores serão afetados.
O que você viu até aqui?
Existem diversos fatores que podem causar a alta rotatividade de colaboradores em uma agência. O salário, a falta de um plano de carreira e de benefícios são alguns dos motivadores da baixa em diversas empresas. Por isso, é muito importante estar atento a esses pontos.
Felizmente, existem algumas formas de contornar a situação e evitar essa alta no turnover. Para isso é importante estar atento na jornada do colaborador. Desde o recrutamento até sua adaptação na empresa.
É preciso oferecer bons salários, oportunidade de desenvolvimento, benefícios competitivos, etc. Assim, você conseguirá manter a boa experiência dos colaboradores e com certeza vai reduzir a alta rotatividade de funcionários.
Nós também explicamos como você pode fazer o cálculo para encontrar a taxa de turnover. É importante refazer esse cálculo periodicamente, para checar se o número está dentro do adequado e esperado. Esse é um dado que o RH não pode deixar de lado.
Como nós mencionamos, todo o processo de contratação de desligamento implica em custos significativos para o negócio. Por isso, é extremamente importante manter a taxa de turnover controlada.
Se a situação não estiver como esperada, tente negociar com os colaboradores, se for possível, e ofereça uma contraproposta para que ele permaneça na empresa. Nem sempre essa é a melhor estratégia, mas há casos em que pode ser muito útil!
E aí, gostou do post? Esperamos que as nossas dicas o ajude a diminuir o nível de rotatividade de funcionários dentro da sua agência.
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