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Fazer campanhas publicitárias é essencial para garantir o sucesso dos negócios, independente da área de atuação. Quando uma empresa coloca em prática uma campanha publicitária, pode fazer ações tanto no meio online quanto no off-line.

Essas ações podem ser integradas, conversando entre si para levar uma mensagem para o público.

Com certeza você já foi impactado com alguns anúncios que foram criados tanto no ambiente online quanto fora dele, chamando a sua atenção para a empresa, para um produto, serviço ou marca.

Mas, além de apenas fazer campanhas publicitárias criativas e irreverentes, é importante pensar em ações para conectar os clientes às marcas, para que as vendas e o engajamento aumentem também.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre os tipos de campanhas publicitárias que você precisa conhecer e pode colocar em prática na sua marca.

Confira!

5 campanhas publicitárias que você deve conhecer

Em meio a tantos modelos, tamanhos e áreas de atuação dos negócios, as campanhas publicitárias podem ser colocadas em prática em diferentes setores, pois são flexíveis o suficiente para trazer bons resultados para a marca.

Por meio dessas campanhas, é possível destacar serviços, produtos, vender ideias, aumentar o desejo de compra dos clientes e influenciar pessoas a se conectar com a sua marca, chamando a atenção do público.

Existem diversos fatores que podem influenciar no tipo de campanha publicitária a ser escolhida pela empresa, como o nicho, o segmento e a concorrência. A partir disso, é possível definir onde a divulgação será feita e quais os veículos de comunicação serão utilizados.

Como existem diferentes tipos de campanhas publicitárias, veja algumas das principais que você precisa conhecer:

Campanhas institucionais

Nesse tipo de campanha publicitária, o objetivo principal das empresas é construir uma boa imagem para o público através da comunicação com as pessoas.

Nesse tipo de campanha, as empresas podem apoiar algumas causas sociais, por exemplo, que possuem o mesmo objetivo e missão da empresa.

As campanhas publicitárias institucionais também podem ser caracterizadas por propagandas onde as empresas podem comunicar para a imprensa, sobre uma determinada mudança que a marca passou, ou sobre o patrocínio em eventos sociais, por exemplo.

Campanhas de oportunidades

Nesse tipo de campanha publicitária, o principal objetivo da empresa é aproveitar de alguma coisa que já está em evidência, fazendo com que a repercussão da ação seja alta.

Seja algum tipo de fala, um evento grande, uma notícia, algo engraçado ou uma situação que aconteceu na própria instituição.

Mas, para que esse tipo de campanha publicitária dê certo, é importante agir rápido e fazer as ações no momento certo.

Um exemplo são as campanhas de sazonalidade, onde em um período ou data específica, um certo público é atraído, como na época do Natal, por exemplo.

Mas, para planejar essas campanhas é preciso se atentar ao planejamento e organização da empresa, para evitar a chance de perder a oportunidade de chamar atenção do seu público.

Campanhas promocionais

Esse tipo de campanha publicitária tem o principal objetivo de aumentar as vendas, e também é conhecida como campanha de varejo.

A intenção é chamar a atenção do público através de ações visuais ou textuais que tragam um impacto grande.

Nas campanhas promocionais, o foco é nos preços dos produtos ou serviços, além das condições de pagamento ou outros benefícios oferecidos aos clientes para que eles finalizem suas compras.

Quanto maior for a ação e as vantagens para os consumidores, maiores as chances das vendas serem convertidas.

Essas ações funcionam em anúncios no Marketplace, por exemplo, principalmente se a empresa precisa gerar rotatividade no estoque.

Leia mais: Tráfego pago | Conheça tudo sobre essa estratégia.

Campanhas de lançamentos

Como o nome sugere, esse tipo de campanha publicitária é feito com o objetivo de lançar e divulgar um produto ou serviço novo no mercado.

Nessas ações você pode utilizar os gatilhos mentais de novidade para chamar e prender a atenção do público. Essas ações podem ser mais informativas, com abordagem emocional e apresentando os diferenciais e características do produto ou serviço.

Para chamar ainda mais atenção, você pode usar influenciadores para trazer credibilidade para o produto.

Campanhas de sustentação

Esse tipo de campanha publicitária pode ser feita logo depois das ações de campanha de lançamento, com o objetivo de reter o interesse das pessoas sobre a oferta dos produtos ou serviços que foram divulgados.

O interessante é que não haja um intervalo muito grande sobre as ações de lançamento e as ações de sustentação.

O que geralmente muda nessas ações de campanhas publicitárias é o formato em que as mídias circulam nas redes, mas a oferta ainda é praticamente a mesma, para reforçar sobre o produto novo ou sobre a marca, fazendo com que o consumidor lembre da existência.

Vantagens das campanhas publicitárias

Criar campanhas publicitárias para a sua empresa pode trazer grandes vantagens, principalmente sobre um determinado produto ou serviço específico.

Mas, para que essas vantagens sejam observadas, é importante destacar os objetivos e valores da empresa, para que as campanhas realizadas alcancem os resultados que foram desejados.

Prender a atenção do público desejado

Se comunicar com o público pode ser uma tarefa um pouco complicada, e isso acontece porque existem muitas empresas que lançam ações publicitárias o tempo inteiro.

Além disso, com o avanço das tecnologias, chamar a atenção do público também se torna uma tarefa difícil, pois eles são fragmentados dentro da mídia.

Mas, com as ações de campanhas publicitárias corretas, é possível direcionar suas campanhas para o público certo, utilizando os meios de comunicação onde eles se encontram e usando estratégias para atingi-lo.

Leia mais: O que fazer quando seu público não está nas redes sociais?

Redução de custos nas campanhas publicitárias

Com as campanhas publicitárias colocadas em prática, é possível reduzir os custos comprando espaços em mídias.

Isso porque, as ações passam a ser mais bem direcionadas, gerando bons resultados em pouco tempo, quando planejadas, organizadas e lançadas da maneira correta.

Outras vantagens é que quando as campanhas publicitárias são colocadas em prática de acordo com o seu objetivo, o público passa a lembrar da sua marca de forma mais duradoura, pois as mídias utilizadas passam uma mensagem mais clara e persuasiva.

Antes mesmo de dar início a algum tipo de campanha publicitária, é interessante fazer uma análise completa sobre a situação em que a empresa se encontra, fazendo, um diagnóstico sobre o mercado, os concorrentes é o meio em que está inserida.

Assim, você consegue alcançar o público-alvo que deseja, oferecendo seus produtos e serviços como uma solução para os problemas que eles possuem.

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