fbpx

O BeReal tem uma proposta totalmente diferente das redes sociais que conhecemos e utilizamos atualmente. A ideia, como o próprio nome diz, é ser mais real. Por isso, a rede não aceita edições ou o uso de filtros. O que é totalmente diferente do que ocorre no Instagram e no Tik Tok, as redes mais famosas do momento.

Apesar de parecer algo inovador e que está super em alta, a rede social já existe há dois anos. Foi criada em 2020 por Alexis Barreyat e Kevin Perreau, na França e só agora tem se tornado popular.

Como a nova rede social funciona?

A nova rede social não permite que os usuários postem a qualquer momento, como todas as outras. Na verdade, existe um tempo pré-determinado para que a postagem seja feita, apenas uma vez no dia. Além de ter o prazo de 2 minutos para registrar a foto do local em que está e da selfie, o horário em que isso ocorre é determinado pela app.

Funciona assim, em algum momento do dia todos os usuários da plataforma recebem uma notificação, ao mesmo tempo. Ao receber a notificação são dados 2 minutos para tirar a foto. Isso tem o intuito de estimular a espontaneidade, sem tempo para posar, nem nada do tipo.

Quem não consegue registrar o momento naquela hora, pode fazer depois. No entanto, fica proibido de ver as fotos dos usuários que postaram no horário correto, elas aparecem borradas.

A única foto que o usuário pode escolher entre as de sua galeria para publicar é a foto do perfil. Aliás, esse é outro ponto que é totalmente diferente das redes populares do momento, não existe um feed para cada usuário.

Quando você entra no perfil de outra pessoa, só consegue ver sua foto de perfil, não é possível ver os demais momentos registrados pela pessoa quando ela recebe a notificação.

Esse histórico de imagens só fica disponível para o dono da conta e aqui há outra diferença. Apenas os registros dos últimos 14 dias ficam disponíveis.

Ao fim desse prazo, o registro se perde. Além disso, caso o usuário decida por apagar a foto, não há como voltar atrás.

Não existe a possibilidade de “arquivar” a imagem. Se você a apagar, ela não ficará disponível novamente.

Diferenças do BeReal

Todos nós estamos habituados com a ideia de ter um perfil público ou privado. Ou seja, nós podemos escolher se apenas nossos amigos podem ver nossos registros ou se todos que utilizarem a rede o veem. Mas, no BeReal não é bem assim. Você só consegue ver os registros de amigos que o aceitarem em sua rede.

Até existe uma aba para explorar e ver o registro de outros usuários, mas são pessoas de outros países, não daquelas que estão próximas de você. A ideia é que o BeReal imite a vida real e que você veja aquilo que as pessoas de sua rede de contato postam.

Apesar de poder adicionar amigos e ver suas fotos, não existe um número de seguidores no BeReal. O perfil do usuário mostra apenas sua foto de perfil, absolutamente nada mais, nem se quer a biografia que o usuário pode colocar, aparece nessa página. Quem gosta de stalkear, provavelmente vai passar muito nervoso com essa nova rede.

Como funcionam as interações?

Sobre curtidas e comentários, é possível fazer isso, mas há algumas limitações. É possível curtir os registros de pessoas que não são seus amigos, que ficam ali na aba “discovery”.

No entanto, isso só é possível com o “RealMoji” que é uma foto sua que representa o emoji. Já os comentários só são possíveis na publicação de quem te aceitou como amigo e vice-versa.

De maneira geral, o BeReal é a uma rede que tem uma proposta totalmente diferente das demais. Não é possível acompanhar famosos ou a vida de influenciadores, a não ser que algum deles seja seu amigo próximo.

Não é possível montar cenários, a iluminação perfeita, nem vivenciar várias das situações absolutamente comuns nas redes sociais que mais utilizamos hoje em dia.

Para muitos, o BeReal tem uma proposta mais saudável quanto ao uso das redes. Não favorece a distorção de imagem, a disseminação de ódio ou quaisquer outras ofensas a pessoas desconhecidas e é acima de tudo muito mais real que as demais.

Popularidade cresceu nos últimos meses

Como nós mencionamos, a rede social já existe há dois anos. No entanto, só agora tem ganhado popularidade. Entre dezembro de 2021 e março desde ano, o número de usuários cresceu 315%. O BeReal foi de 480 mil usuários para 2 milhões em março, há meses atrás.

Agora, o número é ainda maior, pois a rede está se tornando cada vez mais popular. A ferramenta que mostra o número de buscas no Google mostrou alguns picos em busca do termo neste ano. A cada novo pico, mais algumas centenas passam a conhecer o app e a utilizá-lo.

Quem pode utilizar o BeReal?

A rede está disponível tanto para usuários de Android, quanto para usuários da Apple. E todos que tem mais de 13 podem se cadastrar e começar a publicar suas imagens sendo reais. Qualquer um consegue baixar o app, ao contrário da última rede que virou febre, a entrada no BeReal é livre para todos.

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos usuários da plataforma é essa espontaneidade que ela proporciona. Muitos mencionam que não é uma rede onde se passa horas e horas rolando o feed.

Ao contrários do que as demais redes estimulam, normalmente os usuários entram 2 ou 3 vezes durante o dia e já se sentem “por dentro” de tudo.

Tanto o Instagram, quanto o TikTok já receberam várias críticas por conta do uso de filtros, da produção de conteúdo em massa e da própria estruturação da plataforma para estimular esse consumo desenfreado.

Talvez por isso, o BeReal esteja se tornando cada vez mais popular entre essa nova geração.

E aí, gostou da proposta dessa nova rede social? Esperamos que o artigo tenha te ajudado a compreender melhor como ela funciona e tenha tirado suas dúvidas.