Para que uma empresa consiga bater suas metas , ou seja, para que ela consiga vender o seu produto ou serviço na quantidade e qualidade desejadas, existe um importante trabalho de vários setores desta empresa, o que no caso de uma agência de publicidade, por exemplo, inclui os times de marketing e de vendas, essenciais a todo o processo e que devem falar a mesma língua. Sabe por quê?
Imagine se um cliente se depara com uma promoção criada pela equipe de marketing, porém o profissional que está atuando na venda não foi informado sobre essa ação? Cria-se uma saia justa e uma imagem nada positiva a respeito da marca. Por esse e por muitos outros motivos, a integração entre os times deve fazer parte de toda gestão agência publicidade pra ontem.
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Como fazer essa tão sonhada integração?
Quem trabalha em uma agência voltada para a comunicação, seja ela publicitária, de relações públicas, digital, de branding ou conteúdo, sabe que em todos os jobs, seja um texto, uma peça, uma ação ou qualquer outro projeto envolve várias pessoas e setores.
Como fazer a integração entre as equipes, especialmente entre os times de marketing e vendas? Confira algumas ferramentas e estratégias que serão uma mão na roda:
Aposte na tecnologia – Hoje em dia é praticamente impensável trabalhar com atendimento agência de publicidade sem utilizar um software de gestão. Pense em um problema que sua agência tem, seja ele na comunicação, na organização dos processos, no controle financeiro… certamente existe um software gerenciamento para ele;
Comunicação é o lema – Sabe aquele ditado “em casa de ferreiro o espeto é de pau”? Ele pode descrever uma empresa que trabalha com comunicação, mas que não se comunica internamente. Portanto, ter um bom workflow agência de publicidade, ou seja, ter uma ferramenta em que todos possam acompanhar o fluxo de trabalho é vital. A comunicação interna é tão importante quanto a externa;
Organização e gestão do tempo – Ter controle sobre o tempo é um dos principais desafios das agências, seja no trabalho interno ou externo. Por isso, contar com ferramentas timesheet, controle de tarefas, gerenciador de projetos, entre outros, é uma escolha que irá impactar diretamente no rendimento das equipes de marketing, de vendas e nos demais times.
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E agora, como escolher o software certo?
Cada agência possui um estilo de trabalho e uma demanda diferente, por isso, é importante procurar por empresas que oferecem esse tipo de serviço e explicar quais são as dificuldades da sua agência. Certamente, uma boa empresa de software terá mais de uma opção de sistema integrado de gestão. Tudo vai depender das necessidades da sua agência.
Acredite, para praticamente todas as demandas há uma ferramenta de solução. Não existe só A ou B, há um alfabeto inteiro à disposição e muita flexibilidade para resolver problemas. Há serviços avulsos, para demandas pontuais e pacotes mais robustos, que visam à modernização e a integração de toda a agência.
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Gestão menos trabalhosa e mais eficiente, isso existe?
Integrar as equipes de marketing e vendas pode parecer algo óbvio, mas é um dos problemas mais comuns nas agências. Nem sempre uma reunião mensal com os times é o suficiente. Para que as duas equipes falem a mesma língua, é importante aliar essas reuniões a outras iniciativas, ações mais práticas, por exemplo, implementar o uso de ferramentas que facilitem a vida de ambos os lados.
Fazer a gestão de uma agência é punk. É importante estar por dentro de cada passo de todos os jobs. Já imaginou ser gestor em uma agência e ter que ir de mesa em mesa ou fazer dezenas de ligações todos os dias para falar de cada projeto com o atendimento, com o financeiro, com a criação, com o marketing, com vendas e com os demais setores? E a quantidade de e-mails? Já cansa só de pensar.
Por isso, apostar em um bom sistema integrado de gestão, uma ferramenta que seja responsiva e que esteja sempre atualizada, integrando todos os departamentos, é o céu de brigadeiro de todo gestor de agência. É economia de tempo e de dinheiro, afinal, quanto mais assertivo for o trabalho e o tempo dedicado, mais rentável ele será para a agência.
Em tempos de home office, quem tem um gerenciador de projetos é rei
Com as bruscas mudanças na rotina de trabalho ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, contar com um bom método de gerenciamento a distância se tornou questão de sobrevivência. Quem não contava com um bom gerenciador de projetos foi pego de calças curtas. Isso porque, ao trabalhar de casa, todas as equipes continuaram com suas demandas de trabalho, de comunicação e de organização entre si.
E mesmo em um cenário sem pandemia, o conceito de trabalho remoto, de uma equipe com membros espalhados por diferentes cidades, por exemplo, é algo que vem se tornando cada vez mais comum. E para que essa tendência de trabalho funcione cada vez mais e melhor, não há como não contar com bons sistemas de trabalho.
Por isso, quem já contava com um sistema integrado, que ofereça controle e otimização dos processos, não teve problemas em se adaptar ao home office. Ainda não possui um sistema de gestão na sua empresa? Conheça o Publi!
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Equipes de marketing e vendas integradas daqui para frente
Já se sabe que os times de vendas e marketing devem estar integrados o quanto antes, pois esse desalinhamento entre as equipes impacta direta e indiretamente nas vendas e nas metas da sua agência. Lembra da promoção criada pelo marketing e desconhecida pelo vendedor? Não dá, né?
Assim como essa, outras situações deixam de gerar um lead, de fazer um potencial cliente avançar no funil ou, no pior dos casos, pode aniquilar uma venda e gerar uma má publicidade. Portanto, desconexão entre esses setores nunca mais.
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