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Segundo o ranking realizado pela Resultados Digitais, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para WhatsApp e Youtube.

Em 2022, o Instagram contou com 122 milhões de usuários e ainda é a rede com maior índice de engajamento.

Tornando-se item essencial para a definição de compras, reconhecimento da marca, estilo de vida etc.

Por conta disso, é indispensável que as empresas que desejam se destacar no mercado tenham perfis mais atrativos. Afinal, só é lembrado quem é visto.

Quer saber algumas dicas para tornar seu Instagram empresarial muito mais atrativo? Então, continue lendo este post e tome nota das informações a seguir. Vamos lá!


1. Planeje e organize seu feed

Uma das primeiras dicas que você deve seguir no seu Instagram é planejar suas postagens, para que elas atendam diretamente seu público.

Não se esqueça de utilizar técnicas de neuromarketing para atrair ainda mais seus clientes.

Outro ponto importante é que você deve manter seu feed organizado, já que o Instagram é uma rede visual.

Tome um cuidado especial com as paletas de cores e a postagem de fotos similares, para evitar a sensação de fotos repetitivas.

2. Fique por dentro das regras de postagem

Para manter o seu público engajado, é importante que você poste pelo menos uma vez ao dia. Mas, saiba que o ideal são duas vezes.

Além disso, analise quais são os horários em que seu público mais interage e poste nestes horários-chave, essa é uma das principais dicas para o seu Instagram.

3. Invista em um bom conteúdo

Outro ponto que deve ser considerado no seu Instagram pessoal é o desenvolvimento do conteúdo.

No Instagram, uma imagem vale mais que mil palavras. E, por isso, você deve se preocupar mais com as fotos postadas do que a legenda.

Não utilize legendas muito grandes, deixe as imagens ou vídeos venderem o seu produto ou serviço.

Uma técnica muito interessante para engajar o seu público é através do Storytelling.

4. Faça conteúdos em listas

Outro bom conteúdo para você desenvolver no Instagram é a criação de listas com dicas, recomendações de produtos ou qualquer outro conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Podendo, inclusive, interagir com seu público para que eles indiquem outros itens para as listas.

Outra lista divertida para interagir com seu público é o Top 10, onde você desenvolve um ranking de produtos/serviços de acordo com o perfil de sua empresa.

As listas podem ser feitas tanto no feed como nos stories.

5. Mostre seu produto ou serviço

As redes sociais são ideais para investir em marketing para ampliar o alcance dos seus produtos e serviços.

Assim, utilize seu feed para demonstrar os seus produtos ou serviços diretamente aos seus clientes em potencial.

No caso de já existir uma loja no Facebook, você poderá vincular o produto ao Instagram e já mostrar o preço aos seus seguidores, inclusive direcioná-los para a sua loja virtual.

Você também pode disponibilizar o catálogo de produtos e serviços nos destaques. Assim, quando o cliente ou potencial cliente tiver alguma dúvida, basta ir até o destaque e resolvê-la. É uma estratégia que pode facilitar a vida do seu negócio.

6. Fique de olho nas novidades e tutoriais

Além de criar um conteúdo fazendo propaganda dos seus produtos ou serviços, é possível utilizar as postagens para gerar hype de seus lançamentos.

Quanto mais as pessoas ficarem interessadas e mais falarem sobre o seu novo produto, mais clientes serão atraídos. E isso significa mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Nesse sentido, cabe destacar que você pode utilizar tanto o feed como os stories para demonstrar o uso dos seus produtos ou ainda ensinar as pessoas a fazerem, como nos casos de mulheres que ensinam tutoriais sobre como se maquiar. Inclusive, vale salientar que esse tipo de conteúdo virou febre na internet.

7. Use hashtags

As hashtags são fundamentais no desenvolvimento do seu conteúdo, pois são utilizadas para que os seguidores interessados em seu conteúdo te encontrem.

Além disso, elas devem ter relação com o seu público-alvo e conteúdo. Evite utilizar hashtags famosas apenas para atrair seguidores, isso pode gerar um efeito contrário e afastar seus potenciais clientes.

Você deve escolher suas palavras-chave e usar pelo menos uma como hashtag em sua legenda.

Outro detalhe importante é que se a sua legenda ficar muito poluída devido ao tamanho do conteúdo, o ideal é que você as utilize nos comentários, para evitar dificuldades de compreensão.

Busque também criar uma hashtag para seu negócio. Assim, toda vez que um cliente quiser achar os conteúdos que sua marca produziu no Instagram, basta inserir sua hashtag no campo de pesquisa desta rede social.

8. Observe seus concorrentes

Se está com dúvidas de qual conteúdo e hashtags usar para seu negócio, basta observar sua concorrência e avaliar qual é o conteúdo que eles estão desenvolvendo.

Contudo, cumpre destacar que você não deve copiar os conteúdos ali produzidos, pois é antiético, além de poder ser visto com desconfiança pelo seu público-alvo.

Ao analisar o comportamento de sua concorrência, sem dúvida, você terá acesso a dados incríveis e dicas que podem orientar sua empresa não apenas a gerir de forma eficiente seu perfil no Instagram, mas a organização como um todo. Por isso, olhos bem abertos, certo?

9. Interaja com seu público

A interação é uma das melhores ferramentas para fazer com que seu público-alvo permaneça em seu Instagram profissional.

Assim, criar enquetes nos Stories, por exemplo, pode ser bem legal para que sua marca interaja com seu público.

Além disso, se pensar bem, essa é uma ótima forma de divertir seu público e conhecê-lo melhor. Afinal, você pode fazer perguntas objetivando conhecer quais são as necessidades do seu potencial cliente e como a empresa pode atendê-las. Fica a dica!

10. Use e abuse dos stories

Milhões de stories são postados todos os dias, e eles são excelentes para melhorar o seu engajamento.

Desse modo, que tal usar essa ferramenta para compartilhar o dia a dia do seu negócio? É uma ótima forma de aproximar sua marca do seu público, e assim garantir a construção de um bom e afetivo relacionamento.

Usando essa solução, é possível criar conteúdo interativo utilizando vídeos, enquetes, emojis e mostrar situações engraçadas, emitir opiniões e compartilhar stories de terceiros que tenham relação com sua marca, produtos ou serviços.

Um último lembrete é que cada stories tem um tempo limitado de duração, por isso, é importante que seus conteúdos sejam produzidos considerando essa questão.

11. Invista na transmissões ao vivo

Para conteúdos mais elaborados e que demandam um tempo maior de explicação, as transmissões ao vivo são ótimas opções.

Mesmo que muitas pessoas não estejam assistindo as suas primeiras lives, é importante que você não tenha vergonha e entre ao vivo para explicar sobre temas específicos.

Primeiro, porque o conteúdo fica gravado em seu perfil por 24 horas, depois de um tempo, a sua audiência vai aumentar.

Por exemplo, se você tem um restaurante, é muito interessante mostrar ao vivo o preparo de um prato ou o desenvolvimento da cozinha em um dia de casa cheia.

Outro exemplo é se você é um profissional liberal como médico, advogado, psicólogo etc. Nesse caso, dar dicas de sua área para seus pacientes é uma boa estratégia para o Instagram.

12. Convide influenciadores

No caso das transmissões ao vivo, convidar um influenciador ou até mesmo algum dos seus seguidores para participar sempre causa uma boa resposta ao seu público-alvo.

A participação pode ser feita por meio de entrevista ou ação conjunta, em que você pode convidar o influenciador para entrar em sua live ao vivo.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados ao convidar um influenciador para participar de uma ação de marketing de sua empresa, como é o caso da transmissão ao vivo.

Por exemplo, só convide influenciadores que tenham relação com sua marca. Afinal, não faz o menor sentido convidar alguém que não tenha relação com o público que sua marca quer alcançar.

13. Defina a persona do seu negócio

Antes tarde que nunca, defina a persona do seu negócio ou as personas, afinal, uma empresa pode ter mais de uma.

A persona é o cliente ideal de uma empresa. Ela é criada de forma fictícia para orientar uma organização a elaborar estratégias de marketing eficientes e produtivas, que tragam bons resultados para o negócio.

A melhor forma para criar a persona do seu negócio é realizar uma pesquisa ou uma entrevista diretamente com o público do seu negócio.

Na entrevista, você pode abordar perguntas que revelem as principais características da persona, como faixa etária, ocupação profissional, escolaridade, ambições, sonhos, desejos e o que mais for necessário.

É com base na persona que é possível elaborar ações eficientes no Instagram, por exemplo, criar legendas bem alinhadas.

14. Responda a seus seguidores

É fato que muitas empresas estão presentes no Instagram e utilizam essa rede social para divulgar suas ações, produtos e serviços.

O problema é que muitas delas não se preparam bem para lidar com as demandas dessa plataforma, e isso pode ser visto de forma negativa pelos consumidores.

Por isso, uma dica que você deve aplicar hoje mesmo na gestão do perfil de sua empresa no Instagram é monitorar os comentários dos seus seguidores e respondê-los.

Ao fazer isso, além de sua marca mostrar respeito pelos seguidores, você promove o engajamento do seu perfil, o que pode ampliar seu alcance e conquistar mais potenciais seguidores e oportunidades de negócios.

15. Crie parcerias para divulgação dos seus produtos e marca

A internet é uma terra cheia de oportunidades, mas somente para quem as enxerga bem e sabe aproveitá-las.

Por exemplo, você sabia que é possível fechar parcerias com outros perfis do Instagram para divulgar sua marca, produtos e/ou serviços?

Se você perceber, existem vários perfis no Instagram que trabalham com divulgação e essa possibilidade pode ser explorada pela sua empresa para ampliar o alcance do seu perfil nessa rede social e aumentar suas vendas.

Um bônus: há perfis locais sobre a cidade que podem divulgar seus serviços e produtos.

16. Promova campanhas (anúncios pagos)

Se você é usuário do Instagram, com certeza, já se deparou com alguma campanha sendo veiculada. Então, por que não investir nessa estratégia para garantir o alcance dos objetivos do seu negócio?

Você pode criar um anúncio pago, que é uma estratégia bem eficaz para garantir o alcance do público certo para seu negócio.

No entanto, não basta apenas alcançar o público, é preciso montar uma campanha que seja de fato atrativa, ou seja, capaz de conquistar os potenciais clientes que você almeja. Assim, aqui vão algumas orientações:

  • Dê desconto, se possível na campanha. Afinal, são os descontos que costumam atrair consumidores, já que se trata de uma estratégia que os farão economizar, mas manter seu poder de compra;
  • Responda adequadamente às dúvidas de quem se interessou pela campanha. Do contrário, a imagem de sua marca poderá ser prejudicada;
  • Estabeleça formas de fidelizar o público que se interessou pela campanha. Por exemplo, fornecer um cartão de pontos que permita ao consumidor ter desconto ou grandes brindes.

17. Desenvolva uma ação específica para o Instagram (venda)

Uma das dicas é desenvolver uma ação específica para o Instagram. Como assim? Hoje, é fato que a maioria das empresas estão presentes em mais de uma rede social, por exemplo, Facebook, YouTube etc.

A ideia de fazer uma ação específica para o Instagram é permitir que a marca alcance mais pessoas nesta rede social.

Uma sugestão é promover uma campanha de venda de produtos ou serviços com um bom desconto, mas somente para quem efetuar a compra pelo Instagram, utilizando para isso, se for o caso, o direct.

Assim, os potenciais clientes que ainda não conhecem o perfil da empresa no Instagram agora conhecerão. Com isso, ela pode ganhar mais seguidores e engajamento.

Como vimos, existem várias ações que podem ser implementadas pela sua equipe de marketing para fazer o Instagram de sua empresa se tornar uma arma poderosa de vendas.

Aliás, mais que isso: pode tornar essa rede social em um espaço perfeito para melhorar o relacionamento de sua marca com seus clientes e potenciais clientes.

E aí, gostou das dicas de Instagram? Então, compartilhe em suas redes sociais, para que assim outras pessoas também possam ter acesso a elas!