Conhecido por Covid-19, o novo Coronavírus, classificado como “pandemia” pela OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao seu alto potencial de propagação, é um problema e preocupação global que afeta todas as classes sociais.
Quando falamos em organizações e empresas, o desafio é ainda muito mais complexo. Apesar do Governo se esforçar para minimizar os efeitos provocados pela pandemia, líderes tentarem, ao máximo, proteger suas equipes, o panorama é de muito medo, insegurança e, obviamente, incerto para muitos.
Diante deste cenário, conseguir manter uma equipe engajada e motivada, disposta a vestir a camisa da empresa e enfrentar a crise de peito aberto, não é uma tarefa nada fácil e isso é até justificável. Os efeitos do coronavírus são incontáveis e os líderes devem estar dispostos a enfrentar todos eles.
Pensando na melhor maneira de seguir em frente, e manter a motivação dos colaboradores mesmo durante a pandemia, preparamos algumas dicas para ajudar os empreendedores e líderes nesta tarefa. Continue a leitura e seja otimista, acredite que dias melhores, certamente, virão.
Antes de iniciarmos, porém, vale a pena lembrar e ressaltar a importância dos colaboradores para qualquer que seja a organização, independente do serviço que realiza, se operacional ou não.
É fundamental que os empresários entendam seus funcionários como o seu primeiro público e primeiros embaixadores da sua marca.
Confira: Home Office | 8 dicas para produzir mais trabalhando de casa
Crie um ambiente mais seguro para os colaboradores
Principalmente para aqueles que não tiveram a opção de home office, voltar ao trabalho ou permanecer na rotina, durante a pandemia pode não ser uma tarefa muito simples.
Com o psicológico abalado pelo medo de contrair a doença, ou mesmo pela dúvida em relação ao futuro, muitos funcionários tendem a ficar mais dispersos e até a diminuir seu rendimento.
Neste momento, o papel da empresa é garantir que a saúde do colaborador, tanto física quanto psicológica, seja preservada e para isso é importante tornar o ambiente mais acolhedor e seguro.
Para que isto aconteça algumas medidas são fundamentais, tais como:
– Estimular hábitos de higiene e prevenção e disponibilizar recursos para isso;
– Promover distanciamento entre os colaboradores;
– Afastar quem seja do grupo de risco, conversar e entender como se sentem;
– Seguir todas as outras medidas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde.
O funcionário precisa entender a importância do papel que desempenha e as organizações devem demonstrar isso oferecendo segurança e dignidade para a manutenção das atividades, e assim, mantendo a sua motivação durante esse período de pandemia.
Boa comunicação e transparência
A falta de comunicação é um problema que pode provocar sérios danos a qualquer empresa, ainda mais, diante à nossa nova realidade enfrentando uma pandemia.
Ter uma boa comunicação entre a equipe é uma habilidade necessária para qualquer gestor que almeja se destacar e manter a produtividade dos funcionários. Quando não há comunicação eficiente, a fofoca e os conflitos aumentam, o que atrapalha o rendimento e o bom funcionamento da empresa.
Por mais que não se tenha todas as respostas e soluções para oferecer neste momento, o empreendedor deve agir com responsabilidade e transparência. O colaborador tem o direito de saber quais riscos corre e como a empresa enfrentará esse período de crise. Apenas assim, confiará na empresa e a união prevalecerá.
Crie um relacionamento honesto e próximo
Sempre que notar diferenças de comportamento no colaborador, chame-o para uma conversa. Muitas vezes, ele precisa ser ouvido e tem medo de se aproximar.
Demonstre ser e seja um líder compreensivo e afetivo. Todos estamos no mesmo mar, passando por infinitas tribulações.
Caso sinta seu colaborar desmotivado, pergunte-o, de forma afável, se você ou a empresa podem fazer algo por ele. Muitos problemas são solucionados com este simples gesto.
Manter um relacionamento honesto com os funcionários é uma das grandes necessidades do líder e um grande incentivo para que a equipe mantenha a motivação mesmo durante essa pandemia.
Acredite, somente com um bom relacionamento é possível travar discussões sérias e respeitosas baseadas na verdade e lidar com os problemas da melhor maneira possível.
Clique aqui e leia o nosso post sobre Gestão de Pessoas.
Dê feedback e incentive mais
Atitudes negativas ou mudanças de comportamento podem ser alterados com um bom diálogo e troca de feedbacks. O gestor deve, além se expor seus pontos, se mostrar aberto para ouvir e entender a dor do colaborador.
Este ato tende a ser muito positivo em qualquer que seja a relação. Talvez, o colaborador nem tenha se dado conta de suas atitudes e com um feedback, sem o intuito de cobrar ou julgar, ele certamente irá repensar.
Outra ação positiva é o ato de elogiar e incentivar. Muitos funcionários reclamam que seus gestores só se importam em cobrar, mas nunca são capazes de tecer um mero elogio. Vale a pena lembrar que o fato de reconhecer do trabalho de alguém eleva o nível de motivação do indivíduo e a vontade de oferecer sempre mais.
Todos os trabalhadores almejam receber um bom salário, mas não deixam de valorizar elogios, prêmios e gratificações. Adote esta prática. Se a recompensa em dinheiro não é possível no momento, envie brindes ou mensagens de agradecimento, isso cria bem-estar e sensação de pertencimento.
Recompense e valorize seu funcionário
Novamente falando em recompensas, porque esta é, realmente, uma excelente estratégia para manter colaboradores motivados e engajados. O colaborador que se enxerga como parte de um processo, que entende sua função e é valorizado por ela, tende a querer dar sempre seu melhor.
Além de atrair e reter clientes, o gestor deve procurar atrair e reter seus colaboradores também. O Endomarketing é fundamental para manter o engajamento e motivação do time mesmo durante a pandemia.
É dever do gestor promover ações de reconhecimento e recompensar sua equipe por um bom trabalho realizado. O efeito é dominó e, mesmo neste período de crise, tende a aumentar a produtividade e a fortalecer os laços entre a equipe.
O uso de um sistema de gestão integrada
Para acompanhar e orientar a sua equipe à distância, existem diversas opções de ferramentas online que apoiam o planejamento, execução e monitoramento do trabalho, além de potencializar a comunicação com colegas e clientes.
Com um sistema integrado de gestão, é possível organizar as tarefas, notificar os responsáveis e até mesmo fazer todo o faturamento dentro da mesma ferramenta. Automatizando os processos, assim, fazendo sobrar tempo para criar e concentrar-se nas demandas que realmente importam. O Publi, oferece tudo isso e garante a total segurança de todos os dados da sua empresa, com um sistema online e fácil de usar.
O sistema de gestão Publi atende agências de comunicação, empresas de eventos e departamentos de marketing. Conheça as funcionalidades do Publi e como elas podem contribuir para a gestão do seu tempo durante este período de home office. Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Gostou das nossas ideias? Tem mais alguma dica de motivação para aplicarmos durante essa pandemia? Então, comente aqui embaixo! E, compartilhe esse post com a sua equipe!