Criatividade é o combustível de todo mundo que trabalha no ramo publicitário. E para continuar criando campanhas incríveis, adquirir repertório é essencial, composto por uma boa bagagem de conhecimento, referência e experiências de vida. Neste post, selecionamos 10 documentários para publicitários que buscam mais conhecimento e inspiração. E além disso, entretenimento de qualidade.
Quem trabalha com criatividade precisa buscar sempre novas referências, se manter informado sobre as últimas tendências e também ir atrás de mais conhecimento. Uma das formas mais legais de conseguir isso é assistindo a documentários.
Por isso, neste post, selecionamos cinco documentários que abordam temas como marketing, design, publicidade e redes sociais, para que você possa se aprofundar ainda mais nesses assuntos e se divertir ao mesmo tempo.
Todos os documentários que vamos apresentar neste artigo podem ser facilmente encontrados na Netflix ou no YouTube. Se você está buscando mais inspiração e conhecimento, confira a lista a seguir e bom filme!
Documentário para publicitários: O Dilema das Redes
Esse documentário da Netflix fala sobre como as plataformas das Big Techs (Google e Facebook, por exemplo) foram planejadas para prender a atenção do usuário e fazê-lo passar o máximo de tempo possível nelas.
Além disso, o dilema das redes também fala sobre como essas empresas coletam os dados dos seus usuários. Todos os comportamentos do usuário dentro da plataforma são catalogados, desde as páginas que ele segue até o tempo que ele passou olhando para determinada imagem.
Essas informações são usadas para exibir para cada usuário anúncios mais voltados para o perfil dele. No entanto, esses dados também podem ser usados para fins políticos, como ocorreu em 2018, quando o Facebook permitiu que a empresa americana Cambridge Analytics usasse as informações de mais de 50 milhões de usuários para fazer propaganda política.
O documentário ainda alerta para o risco do usuário se viciar nas redes sociais e de ficar fechado em uma bolha, já que não vai ter contato com as opiniões contrárias às dele, pois as pessoas tendem a seguir somente aqueles que pensam como elas.
Como hoje todos os publicitários precisam trabalhar com as redes sociais para conseguirem atingir o público-alvo dos seus clientes, é necessário saber como essas empresas funcionam e qual o impacto elas têm na sociedade. Por isso, vale muito a pena assistir O dilema das redes.
Documentário para designers: Abstract The Art of Design
Esse documentário é ótimo para quem está em busca de novas inspirações ou quer entender mais sobre design e processo criativo. Abstract the art of design pode ser visto como uma série documental, pois é dividido em duas temporadas, sendo que a primeira tem oito episódios e a segunda seis.
Cada episódio mostra a visão de mundo, o trabalho e o processo criativo de um designer ou de algum profissional que faça algum tipo de trabalho criativo, como arquitetos, fotógrafos e cenógrafos.
Alguns nomes de peso que foram entrevistados para alguns episódios dessa série documental são: Tinker Hatfield, que é designer da Nike e Ian Spalter, que é um designer de produtos digitais que criou projetos para a Nike e para o Instagram.
Esse documentário está disponível na Netflix.
Documentário para publicitários: Império dos Memes
Publicitários estão tendo que trabalhar cada vez mais com os influenciadores digitais, já que essa categoria vem ganhando muita relevância. Para entender melhor esses influenciadores, vale a pena assistir Império dos Memes da Netflix.
Esse documentário retrata o surgimento e a trajetória de alguns influenciadores digitais mundialmente famosos, como a Paris Hilton, Brittany Furlan e Krill Bichtsky.
O império dos memes também mostra o que esses influenciadores fazem para se manterem relevantes. Porém, esse documentário ainda retrata a solidão e as dificuldades que essas pessoas passaram e passam para conquistar e manter seus seguidores.
Como as agências de publicidade precisam trabalhar cada vez mais com os influenciadores digitais, é importante que os publicitários entendam como essas pessoas ficaram famosas e o que elas fazem para continuarem relevantes.
Apesar de o Império dos memes focar em um grupo de influenciadores específicos, é possível traçar paralelos com os influenciadores digitais brasileiros.
Documentário para publicitários: The Naked Brand
Esse documentário aborda como as empresas precisam ser genuínas e transparentes na era digital. Não basta vender uma boa imagem, as organizações precisam provar que respeitam as leis, a sociedade e o meio ambiente.
Além disso, The Naked Brand também aborda o papel das organizações no mundo atual e como elas podem ajudar a melhorar o meio em que vivemos, uma das formas seria adotar políticas ambientais sérias e efetivas.
Em um mundo altamente conectado, no qual as informações são transmitidas rapidamente, e onde as pessoas têm acesso rápido e fácil sobre os produtos que usam e também sobre a forma como as organizações trabalham, as empresas precisam ser transparentes e provar que os seus consumidores podem confiar nela.
Líderes de grandes empresas como Unilever e Zappos foram entrevistados neste documentário e falaram sobre a importância de as empresas serem mais transparentes e também sobre as transformações que as redes sociais trouxeram para a relação entre a organização e seus clientes.
Esse documentário está disponível no YouTube.
Documentário para publicitários: The Persuaders
Esse documentário dirigido por Douglas Rushkoff mostra como a mídia influencia as pessoas, tanto para que elas comprem determinados produtos, como também para que elas votem em certos candidatos.
The Persuaders ainda revela como os copywriters, marketeiros, publicitários e linguistas trabalham para fazer com que as pessoas pensem de determinada forma, confiem em certas pessoas e vejam o mundo pela ótica que eles querem.
Os produtores deste documentário analisaram as eleições americanas de 2004 para entender quais técnicas de persuasão foram aplicadas para convencer os eleitores a escolherem um determinado partido ou candidato. E já naquela época as principais empresas de marketing político dos EUA possuíam informações detalhadas dos cidadãos americanos.
Mesmo que você não trabalhe com marketing político, é interessante conhecer as técnicas de persuasão usadas por esses profissionais. Além de também poder analisar como elas evoluíram ao longo do tempo.
Este documentário está disponível no YouTube.
Documentário para designers: Design the New Business
Não é de hoje que o Design está aumentando sua importância no mundo dos negócios, este documentário retrata exatamente como isso vem acontecendo, apresentando situações em que o Design chegou para oferecer soluções de problemas já existentes, e dessa forma, até mesmo para o desenvolvimento de novos modelos de negócios.
Documentário para empresários: Fome de Poder
Posso roubar um pouquinho e adicionar um filme? Fome de Poder é um filme que narra a trajetória do Mc Donalds, desde quando era apenas uma pequena lanchonete em San Bernardino, Califórnia, até tornar-se o que conhecemos hoje, um poderoso símbolo cultural e uma das maiores franquias espalhadas pelo mundo todo.
Aliás, é uma história muito interessante para quem trabalha com business.
Documentário para publicitários: Art & Copy
Este documentário de 2009, retrata a evolução criativa da publicidade, dos anos 60 até os dias atuais. O diretor, Doug Pray, conversou com grandes nomes da indústria publicitária para traçar um cenário de influência e impacto da publicidade na cultura em que vivemos.
E então, ele tem como objetivo principal influenciar os profissionais inseridos na área a criarem algo mais relevante e significativo.
Documentário para designers: Design & Thinking
Você sabe o que é Design Thinking?
O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. Para começar a pensar como um designer, precisamos entender que o design é muito além da estética de produtos ou layouts. A aplicação dessa abordagem no mundo dos negócios tem a ver com inovação.
Assim, utilizar a percepção do designer a favor da empresa, como forma de expandir os horizontes na hora de criar projetos.
Através de entrevistas com diversos profissionais da área, este documentário tem como objetivo abordar a metodologia de design thinking como criador de soluções inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento.
Documentário para publicitários: Briefly
“Todo job começa com um briefing. Mas, apenas poucos têm resultados excepcionais. Por quê?”
Essa é a pergunta chave que dá início ao documentário Briefly, onde foram entrevistados diversos profissionais da área criativa para saber como eles definem – e usam – o briefing para alcançar os melhores e mais criativos resultados.
Os documentários listados neste artigo apresentam temas relevantes para todos os publicitários, pois abordam assuntos atuais e que fazem parte do dia a dia de quem faz trabalhos criativos, como redes sociais, influenciadores digitais, processo criativo, design, branding (gestão de marcas) e técnicas de persuasão.
Você acrescentaria mais algum a esta lista?
Gostou das dicas de documentários para publicitários? Então, compartilhe em suas redes sociais!